Como ferver leite sem transbordar
Crédito: Freepik
em

Como ferver leite sem transbordar: já conhecia esses truques?

Nunca mais se incomode com a sujeira que fica quando o leite derrama por cima da panela

Publicidade

Já deve ter acontecido com você de colocar leite na panela, levar ao fogão e, de repente, ver quase todo o leite transbordando. Que desperdício e que sujeira! Depois disso, você aprendeu alguns truques ou simplesmente deixou de ferver o leite? Se foi a segunda opção, saiba que tem solução! Aprenda como ferver leite sem transbordar, usando três truques simples dos tempos da vovó. Veja só!

Como ferver leite sem transbordar usando uma colher de pau

Essa é a dica mais comum, mas nem todo mundo conhece. Se você não conhecia, vai mudar sua vida! Ou, pelo menos, o momento da sua vida na hora de ferver leite! Então, é bem simples: quando o leite começar a ferver, apoie uma colher de pau na boca da panela, de ponta a ponta. A colher vai “segurar” o leite que está subindo, impedindo que ele ultrapasse aquela linha e transborde.

Como ferver leite sem transbordar usando um pires

Essa dica é um pouco diferente, pois o pires vai no fundo da sua panelinha. Precisa ser um pires de porcelana que encaixe no fundo da sua panela de aquecer leite. Coloque o pires virado para baixo no fundo da panela e, por cima, o leite. A porcelana vai ajudar a regular o ponto de fervura do leite, evitando que transborde.

Evitando que o leite transborde com uma colher de inox

Esse truque é tão simples quanto os anteriores, mas cuidado para não se queimar. Você só precisa colocar uma colher de inox dentro da panela junto com o leite. Ela vai ficar apoiada na parede da panela, então, cuidado na hora de pegá-la, pois vai estar muito quente. É só deixar a colher ali para o leite não transbordar.

Publicidade

O que faz o leite transbordar da panela?

É a composição do leite que faz ele transbordar tão rápido depois de começar a ferver. O leite é composto por sais minerais, açúcares, gorduras, proteínas e água.

Enquanto o leite aquece, a gordura e as proteínas vão subindo para a superfície, formando uma película resistente.

Quando o leite chega ao ponto de fervura, as bolhas de vapor formadas no fundo da panela sobem e empurram a película de gordura e proteínas, gerando uma pressão que faz o líquido transbordar da panela.

Publicidade

Se você tiver tempo para ficar mexendo o leite, enquanto ele ferve, não vai transbordar pois, ao desfazer a película de espuma, ela não vai criar pressão para as bolhas de fervura do leite.

Agora que você já sabe como ferver leite sem transbordar, faça o teste na sua casa e nunca mais vai precisar esfregar a leiteira e o fogão cheios de leite derramado e espuma grudada.

Aproveite e veja: Receitas deliciosas de doce de leite de bolinha

Publicidade

Não ferva o leite pasteurizado ou UHT

Aqui vai uma dica extra. Quando for preparar alguma receita que exige ferver leite, prefira os tipos que não sejam pasteurizado nem UHT, que são esses vendidos no mercado, em caixinha, garrafa ou saquinho.

Esses leites já foram submetidos a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos, então, não precisa ferver de novo se for por esse motivo. Pode aquecer, mas evite deixar ferver, pois pode perder nutrientes.

diferença entre íngua benigna e maligna

Conheça a diferença entre íngua benigna e maligna

Mudar a ração do cachorro

Mudar a ração do cachorro: faça a transição sem causar problemas