como fazer taioba
Crédito: Wikimedia Commons
em

Como fazer taioba: 8 receitas para uma culinária criativa

Conhecer novos ingredientes saudáveis é ótimo para criar receitas cheias de sabor e nutritivas. Conheça a taioba

Essa folha é considerada uma verdura, com folhas bem verdes e grandes, muito comum em Minas Gerais e em Goiás. Se você conhece esse vegetal, veja como fazer taioba em diferentes receitas pode fazer para colocar mais saúde na mesa, pois ele é muito saudável. Faz bem para os ossos, para os olhos e fortalece o sistema imunológico.

Como fazer taioba

Para fazer taioba, deve saber que, basicamente ela deve ser refogada, como uma couve-manteiga, ou escaldada para usar em outras receitas, como vai ver a seguir.

1. Espaguete com camarão e tomate confit

como fazer taioba receita macarronada
Crédito: Receitas da Paula

O macarrão é um prato muito simples, mas que pode ser transformado em gourmet com os ingredientes certos. Nesse caso é usado o macarrão tipo espaguete e o sabor fica por conta dos camarões e tomates confit. O prato também conta com os aromas e sabores do tomilho, alho, louro, manteiga, azeite, cebola, cheiro verde e manjericão.

2. Bolinho crocante

como fazer taioba receita bolinho
Crédito: GShow

Não há quem resista a um bolinho como petisco ou acompanhamento no almoço. Essa versão é frita, mas também pode fazer assado. Vai precisar de folhas de taioba, parmesão ralado, ovos e trigo. Bem simples para fazer quando receber amigos em casa.

3. Risoto de painço

como fazer taioba receita risoto
Crédito: Canal da Bela

Essa é uma receita com alto teor de nutrientes, ótima para qualquer tipo de dieta. Leva talos da planta, painço, que é um grão, alho, cebola, azeite e flor de sal, apenas. Quem gosta de conhecer novos sabores e texturas, com qualidade nutricional, vai adorar essa nova receita.

4. Farofa

como fazer taioba receita farofa
Crédito: Receita sem Medida

Essa é uma farofa para servir junto com a feijoada de domingo, todo mundo vai adorar. Para fazer vai precisar das folhas, alho, farinha de mandioca, sal, azeite e pimenta calabresa. Ela fica melhor se cortada bem fininha, pois assim vai deixar a farofa mais crocante.

5. Salada morna com quinoa

como fazer taioba receita salada
Crédito: Patrícia Lopes

Voltando para as opções com menos carboidratos, essa salada morna é perfeita para acompanhar um peixe ou frango grelhado em um almoço leve, também no jantar. Os ingredientes que vai precisar são quinoa de qualquer tipo, caldo de legumes caseiro, sementes de girassol, tomilho fresco, cramberries ou passas, sal, pimenta e um vinagrete de gengibre especial.

6. Arroz

como fazer taioba receita arroz
Crédito: Cyber Cook

Diferente do risoto, que no lugar do arroz leva painço, essa versão é mesmo de um arroz com taioba, que fica bem verdinho. Perfeito para variar o tipo de arroz durante a semana. Para fazer vai precisar de arroz, manteiga, queijo ralado, água e os temperos que costuma usar.

7. Sopa com carne e outros vegetais

como fazer taioba receita sopa
Crédito: Receitas da Paula

Essa é uma sopa bem tradicional e completa, com carne, feijão, macarrão e legumes picados em um caldo temperadinho. Por levar ingredientes de digestão mais lenta é melhor comer essa sopa no almoço. Os outros ingredientes são batata, tomate, feijão, chuchu, cenoura, cebola, macarrão, alho, sal e óleo.

8. Pirão

como fazer taioba receita pirao
Crédito: Come-se

Pirão pode ser feito de diferentes formas, desde que leve farinha de mandioca. Nesse pirão vai farinha, alho, azeite, sal, água e pimenta dedo de moça. É um acompanhamento perfeito para o feijão com arroz ou com um peixe frito ou assado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tirar tártaro dos dentes

Como tirar tártaro dos dentes

droga antiga pode reverter sintomas do autismo

Droga antiga pode reverter sintomas do autismo