em

Saiba como é feita a salsicha e as respectivos etapas de fabricação

Já parou para pensar o que tem dentro da massa da salsicha do seu cachorro-quente?
como é feita a salsicha
Crédito: Pixabay

A salsicha está presente no cardápio de milhões de pessoas pelo mundo. Mas nem todos sabem como é feita a salsicha para que chegue às prateleiras do mercado como uma massa lisinha, firme e bem condimentada. Que tipo de carne é utilizada? Como é o processo? Será que a salsicha faz mal à saúde? Aproveite e veja agora.

Você sabe como é feita a salsicha?

como é feita a salsicha
Crédito: Pixabay

Para chegar ao formato que você encontra no supermercado, a salsicha passa por um processo industrial. Ela é feita como uma forma de aproveitar as aparas que sobram depois que são separados os cortes de carne bovina, suína e de frango nas fábricas.

As aparas são composta por cartilagens, gordura, carne da cabeça, pele, patas, fígado, sangue e outras miudezas. Como essas são as partes desvalorizadas das carnes, embora sejam comestíveis, a maneira encontrada para que virassem lucro ao invés de prejuízo foi de transformá-las em embutidos como salsicha, patê e mortadela.

Pré-cozimento das aparas

O primeiro passo do processo de como é feita a salsicha começa com o pré-cozimento das aparas, pois elas ficam com bactérias após o abate dos animais. Então é feito o pré-cozimento em temperatura que varia entre 65º e 90º graus. Nesse processo as bactérias são eliminadas. Ao mesmo tempo em que ocorre essa higienização, também acontece a separação das partes das aparas para facilitar o processamento.

Moagem e emulsão

O próximo passo é a moagem das aparas suína e bovina em uma máquina em que passam por uma grande peneira até que estejam bem moídas em forma de uma massa. Se tiverem aparas de frango, elas são adicionadas nesse momento e tudo é moído junto, em um processo que se chama emulsão.

Tempero e aditivos químicos

como é feita a salsicha
Crédito: Gizmodo

Depois que as aparas já estão bem misturadas, então são adicionados os temperos, como sal e especiarias, além do amido. Também é adicionado água e algum tipo de adoçante. Então a massa é misturada até que atinja a consistência ideal.

Outros químicos são adicionados, como corantes e espessantes, mas apenas nas salsichas de qualidade mais baixa. Outros tipos nobres, como Kosher e Viena, são de carne de verdade e não recebem aditivos, além do processo de fabricação ser mais seletivo e rigoroso.

O que são e quais os riscos dos alimentos embutidos

Bombeamento para os invólucros e defumação

Para ficar no formato típico, o processo de como é feita a salsicha, em formato roliço, a massa é colocada em pequenos invólucros feitos, geralmente, à base de celulose. Em seguida cada salsicha é pendurada para que todas sejam defumadas e depois ganham um banho de água fria e salgada.

Remoção dos invólucros e empacotamento

Se as salsichas são envolvidas em película de celulose, como ocorre com as de qualidade mais baixa, então nesse momento a película é removida com um descascador. Se forem feitas com tripa natural, feita de intestino limpo e processado, não precisa retirar, pois é comestível. Depois de passarem por uma última inspeção manual, as salsichas aprovadas são embaladas e ficam prontas para sair da fábrica rumo ao supermercado e aos açougues.

Conheça todo o processo de fabricação no vídeo abaixo, que apesar de estar em inglês, demonstra o processo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
importância da conversa para manter o cérebro afiado
Qual a importância da conversa para manter o cérebro afiado – Descubra
bolo sem açúcar
21 receitas de bolo sem açúcar para fazer em casa