desentupir o ouvido
Crédito: Freepik
em

TristeTriste

Como desentupir o ouvido

Saiba quais técnicas são as mais indicadas se você está com seus ouvidos entupidos

Desentupir o ouvido é algo simples, mas que merece receber atenção. O entupimento pode atingir pessoas de qualquer idade e por variados motivos. Geralmente há bloqueio das trompas de Eustáquio, cuja função é igualar a pressão no interior dos ouvidos ao da pressão do ar externo.

O acúmulo de cera ou de água no canal auditivo também é uma das causas. Infecções e inflamações nessa região. Da mesma forma, as mudanças na pressão do ar, causadas por aterrissagem ou decolagem de avião, são outros motivos.

Entre os sintomas recorrentes, estão a redução da audição, dores, estalos e sensação de líquido ou de vento nos ouvidos. Felizmente existem algumas maneiras simples de desentupir o ouvido.

Dicas para desentupir o ouvido

desentupir o ouvido dicas
Crédito: Freepik

Há diversas formas de desentupir o ouvido. Independentemente do método empregado, é importante procurar um médico e iniciar tratamento com a autorização dele.

Soluções caseiras são suficientes na maioria dos casos. Veja algumas maneiras de desentupir o ouvido sem maiores esforços.

1. Gotejar azeite de oliva

Escolha um azeite de qualidade e amorne levemente, o suficiente para não irritar a pele.

Use um conta-gotas e pingue uma ou duas gotinhas em seus ouvidos. Incline a cabeça por 10 a 15 segundos. Repita duas a três vezes por dia, durante cinco dias.

2. Vapor

Um banho quente pode ajudar a desentupir o ouvido, pois o vapor do banheiro pode ajudar a eliminar o que está prejudicando o ouvido.

Ferver água e fazer uma vaporização também pode ajudar, colocando uma toalha na cabeça – de forma que impeça a passagem do vapor para fora. Só cuidado para não se queimar!

3. Compressa quente

É possível também fazer uma compressa quente e colocar sobre as orelhas entupidas, por 5 a 10 minutos.

Para isso, umedeça uma toalha pequena e coloque no microondas por 10 segundos. Teste a temperatura e aqueça mais ou espere esfriar, até que fique de morna para quente.

Pode ser feito com bolsas térmicas ou toalhas molhadas na água morna, dentro de sacos plásticos.

4. Água e sal

Limpar as vias aéreas duas vezes ao dia com uma solução de água e sal pode limpar as trompas de Eustáquio.

Isso vai aliviar inchaços e inflamações no canal auditivo, eliminando o muco acumulado.

5. Água oxigenada

O princípio é o mesmo do azeite. Aqui é preciso mais cuidado, pois em excesso pode prejudicar a sua audição, então lembre-se de só fazer receitas caseiras com orientação médica.

Misture uma colher de água fervida e fria com uma de água oxigenada (aquela utilizada para ferimentos). Com o conta-gotas, coloque, no máximo, duas gotinhas em cada orelha e fique com a cabeça deitada. É normal ocorrer efervescência.

Após 10 minutos, incline a cabeça para os lados para deixar sair a solução e a cera.

6. Gargarejo

Se a causa do entupimento é gripe, resfriado ou constipação, gargarejo com água salgada é eficaz.

Adicione o sal a um copo com água quente e gargareje por 30 segundos. Repita o processo até sentir que está funcionando.

7. Vinagre de álcool

Misture uma parte de vinagre de álcool com a mesma quantidade de água fervida e fria. Aplique 2 gotas em cada ouvido e deixe por 10 minutos.

Limpe normalmente com algodão em seguida.

8. Solução nasal

Pode acontecer de a causa do entupimento seja proveniente do excesso de muco nas vias aéreas superiores, fruto de uma gripe ou resfriado.

Para melhorar, lave as narinas com uma solução nasal sem vasoconstritor, várias vezes ao dia.

9. Manobra de Valsalva

Se o seu problema é durante um voo, tente a manobra de Valsalva. Tampe bem o nariz e faça força para expirar por ele, sem soltar. Isso vai ajudar na abertura do ouvido.

Mascar chicletes ou bocejar durante as decolagens e aterrissagens ajuda bastante, também.

10. Cone chinês

Uma alternativa que tem se propagado é o uso do cone chinês, que ajuda a eliminar o muco preso nas vias aéreas superiores.

Ele deve ser utilizado por um especialista e precisa de cerca de três sessões para fazer efeito.

Como tirar água do ouvido?

Uma das causas do entupimento do ouvido é o acúmulo de água no canal auditivo. Há várias formas de se fazer a retirada do líquido acumulado.

Você pode simplesmente inclinar a cabeça para os lados ou colocar água morna em uma seringa e injetar no ouvido. Isso dilata a região e facilita a saída do líquido.

Se nada disso adiantar, pode colocar a ponta de uma toalha ou papel no ouvido, a fim de absorver a água, sem forçar.

Tirar cera do ouvido

desentupir o ouvido tirar cera
Crédito: Globoplay

Ao contrário do que você pensa, o cotonete não é o mais indicado para tirar a cera do ouvido. Isso porque ele pode causar lesões graves no canal auditivo, levando inclusive à surdez.

O corpo naturalmente expele a cera para fora e você a limpa no banho. Se houver dificuldade, procure um especialista, que fará uma lavagem interna em seus ouvidos.

Pressão no ouvido

Viajar de avião, mergulhar. caminhar, viajar a lugares muito altos ou infecções podem causar pressão no canal auditivo.

Esse incômodo infelizmente é bastante comum. O bom é que há táticas caseiras e muito simples que podem aliviar essa sensação de ouvido entupido. Veja abaixo algumas:

  • Bocejar, engolir saliva ou beber água;
  • Saltar, pular ou pisar com firmeza no chão;
  • Fazer compressa quente nos ouvidos;
  • Inalar vapor quente;
  • Mascar chiclete;
  • Gargarejar;
  • Deitar de lado;
  • Aplicar água oxigenada;
  • Assoar o nariz.

Procure sempre um especialista antes de usar qualquer método natural em seus ouvidos. O canal auditivo é uma região muito delicada, portanto tenha muito cuidado para não prejudicar sua audição.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao otorrino. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Como desentupir o ouvido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas com carne moída

30 Receitas com carne moída para todas as ocasiões

benefícios do kefir para a saúde

Benefícios do kefir para a saúde, para os cabelos e para a pele