em

6 Dicas para cuidar de idosos

Veja como realizar um cuidado eficiente e responsável de um idoso.
dicas para cuidar de idosos
Crédito: Freepik

Cuidar de idosos nunca é uma tarefa simples. Dependendo do idoso, ele vai exigir cuidados muito específicos. Há quem esteja acamado, em cadeira de rodas, que possua demência ou outras doenças relacionadas à sanidade mental. O fato é que em 100% dos casos a pessoa que cuida de idosos não vai se preocupar em apenas fazer companhia a eles.

Como cuidar de idosos

Cuidar de idosos pode ser uma boa forma de pessoas aposentadas terem uma ocupação. Ou mesmo se você for jovem e gosta de ajudar os outros, é uma ideia. Você pode começar com um familiar, um vizinho ou um conhecido que precisa de companhia. Essa é uma tarefa importante e que exige responsabilidade e cuidado, portanto esteja atento a algumas dicas.

1. Escolha formas diferentes de se comunicar

Idosos exigem um trato especial. Isso significa que você precisa encontrar a melhor forma de conversar com o idoso e fazer ele entender o que você quer.

2. Seja paciente

Dizem que idosos são crianças grandes. Se isso é verdade, nessa idade eles se tornam um pouco intransigentes e teimosos. Tenha paciência e ganhe eles no carinho.

3. Crie rotinas

Quanto mais a pessoa avança na idade, mais a rotina se torna importante para ela. Dependendo do estado mental do idoso, então, sua mente pode ficar confusa facilmente. A criação de rotinas pode facilitar seu trabalho, seja para tomar remédios, se alimentar ou mesmo dar aquele passeio. Anote tudo que você e o idoso precisem saber, para não haver confusão.

4. Estimule independência

Algumas pessoas desenvolvem limitações com a idade. Sua tarefa como cuidador de um idoso é também estimular que ele desenvolva autonomia. Isso melhorará a autoestima e até a mobilidade da pessoa.

5. Evite acidentes

Cuidar significa proteger. Portanto prepare um ambiente livre de possíveis quedas, esbarrões ou quaisquer objetos que possam representar algum perigo à integridade física do idoso.

6. Proporcione momentos de diversão

Descubra o que o idoso gosta de fazer, o que lhe agrada. Faça programas que lhe tragam bem-estar. A velhice não tem que ser passada em frente à TV. Pense em jogos e atividades lúdicas que exercitem a mobilidade e a mente do idoso.

Funções do cuidador de idosos

Se você quer trabalhar profissionalmente como um cuidador de idosos, não há muito mistério. Como essa profissão exige muita responsabilidade, sua formação profissional deverá ser condizente. Ou seja: realize cursos na área que sejam aprovados pelo MEC e cursos secundários, como os de enfermagem, de primeiros-socorros e de nutrição.

A profissão de cuidador de idosos foi recentemente regulamentada no Brasil.

Dica: Ame o que você faz

Essa profissão, talvez mais do que a maioria, exige amor, vocação e muita empatia. Mesmo se você cuidar de um familiar, sem ser de forma profissional, não há como fugir disso. Afinal, a sua preocupação é a vida e o bem-estar de outra pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
receita com quiabo
4 Receitas com quiabo: surpreenda seu paladar!
suflê de legumes receita
Receita de suflê de legumes