em

Como cortar picanha para churrasco

Com o corte certo, a picanha fica mais macia e saborosa. Veja como fazer

cortar picanha
Crédito: Pixabay

Quando chega sexta-feira, é dia de começar a planejar o churrasco do fim de semana. Comprar carne, carvão, sal e o que mais for servir de acompanhamento. Você sabe cortar picanha para fazer diferentes tipos de churrasco? Tudo bem que é possível comprar a carne já cortada, mas é bom saber como se faz, caso precise.

3 Formas de cortar picanha para cada churrasco

formas de cortar picanha
Crédito: Wikimedia Commons

Você pode comprar a picanha inteira e assá-la desse jeito mesmo, ou pode deixá-la em partes para facilitar o preparo e também na hora de servir. Veja alguns cortes feitos pelos profissionais.

1. Contra a fibra para bife

Esse tipo de corte é para fazer bifes de picanha bem macios. A carne possui fibras, que são veios, todos em linhas paralelas indo na mesma direção. Fazer o corte contra a fibra é cortar os bifes de forma transversal às fibras. A carne vai ficar muito mais mole.

2. Corte meia lua

Esse é o corte daquela picanha no espeto de churrascaria, fatiada com formato arredondado. Para fazer, precisa medir quatro dedos e cortar em forma de um bife grosso, começando pelo lado da gordura. Nesse corte também é bom observar o sentido das fibras para evitá-lo.

3. Corte em tiras

A picanha, por ser uma carne mais nobre, costuma ser servida na refeição principal, mas nada impede de servir-la como aperitivo, cortando em pequenas tiras, porém com certa grossura. Para que as tiras fiquem bem macias, faça um corte perpendicular, em cruz, para que toda a carne seja cortada no sentido contra as fibras.

Dicas úteis

Uma dica essencial para cortar picanha com perfeição é investir em uma boa faca para carne. Ela deve ser própria para essa finalidade e estar com a lâmina bem afiada.

Prefira também usar uma superfície que não seja porosa, como uma tábua de vidro, para evitar que a umidade da carne penetre na tábua, resultando em fungos. Por isso é que não se recomenda usar tábua de madeira para carne.

Outra dica muito boa é que, para fazer bifes bem-passados, sem que a carne passe muito tempo na churrasqueira, faça esses bifes com corte de um dedo de espessura. Se for para servir ao ponto, faça os bifes com dois dedos de espessura. Para quem prefere mal passado, são três dedos de espessura que o bife deve ter. Assim, o tempo de churrasqueira para todos os bifes será o mesmo.

Se quiser comer uma picanha no dia a dia e não for usar a churrasqueira, veja como fazer uma picanha na frigideira:

11 Comments

Leave a Reply
  1. Picanha cortada é picanha estragada. A picanha é uma parte do lombo com corte específico como se faz no Brasil e é assada para ficar como roast beef. Quem quiser beef grelhado ou frito use vazia ou lombo com corte para beef.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

caruru

Caruru: conheça os benefícios da planta

grávida pode comer carne de porco não

Grávida pode comer carne de porco: sim ou não?