em

9 Tipos de facas de cozinha e para que servem

Você usa cada faca para uma função específica na hora de cozinhar? Caso não, saiba que isso facilitaria seu trabalho.
tipos de facas
Crédito: Pixabay

Você não precisa ser um chef para perceber a diferença que faz cozinhar utilizando as facas certas. Sabe quais são os principais tipos de facas e a função de cada uma para auxiliar no corte das carnes e vegetais? Continue lendo e descubra.

Tipos de facas

Existem diversos tipos de faca para que um chef possa preparar os menus mais elaborados. Mas nem todas usadas em casa, no dia a dia.

Então, aqui você encontra uma seleção de 9 tipos de facas para conhecer melhor. Isso facilitará a sua vida na cozinha e até na hora do churrasco.

Facas de cozinha

Veja quais utensílios precisa ter na sua gaveta de talheres!

1. Faca do chef

tipos de facas
Crédito: KitchenAid

Essa é a tradicional faca de cozinha, que serve para cortar carnes, frutas e legumes. Ela mede entre 15 e 30 centímetros e ter uma curvinha discreta na ponta. É a básica para ter em casa, além das usadas na refeição.

2. Cutelo

tipos de facas
Crédito: Cozinha Técnica

Essa faca grandona parece mais pesada do que é. Sua utilidade é em oferecer precisão para cortar fatias, legumes, frutas e ervas bem fininho. Basicamente ela é uma variação ou substituição à faca do chef, quando esta não estiver disponível.

3. Faca santoku

tipos de facas
Crédito: KitchenAid

Essa faca japonesa também é outra substituta da faca do chef. Ela tem três funções, assim como mostra a tradução do seu nome: santoku = três usos. Serve para cortar, picar e fatiar.

4. Faca de serra

tipos de facas
Crédito: KitchenAid

A famosa faca de pão tem essa exata função. Possui serra mais larga para fatiar a massa sem amassar o pão. Essas facas são se afia, mas elas duram bastante, quando usadas apenas para pão e corte de legumes e frutas.

5. Faca de serrilha

tipos de facas
Crédito: KitchenAid

As serras dessa faca são menores do que a de pão. É usada para cortar frutas e legumes com casca mais difícil de cortar com uma faca de lâmina lisa, como tomates e caquis.

6. Faca para legumes

tipos de facas
Crédito: KitchenAid

Se preferir uma faca própria para o corte de frutas e legumes, é esta. Também é multiuso e coringa na cozinha, mas é especialmente útil para descascar, tirar sementes, limpar camarão e fazer desenhos com os vegetais.

7. Mezzaluna

tipos de facas
Crédito: Cozinha Técnica

Essa curiosa faca é usada para cortar ervas. As de tamanho grande são destinadas ao corte de massas. Há modelos com uma ou duas lâminas.

Facas de churrasco

Em menor quantidade aqui, mas com suas variações para cada tipo específico de carne, selecionamos estas:

8. Faca para desossar

tipos de facas
Crédito: Cozinha Técnica

Usada para separar os ossos da carne, deixá-la limpa e fazer cortes menores com mais controle, devido ao seu formato mais fino e pontudo.

9. Faca de carne

tipos de facas
Crédito: KitchenAid

Para cortar a carne em pedaços menores depois de pronta, a pequena faca de serra é a conhecida de todos em casa. Mas os cortes mais macios são feitos com a nossa primeira faca: a do chef.

Dica: Como amolar as suas facas

Mesmo que tenha uma faca para cada função na sua cozinha, elas precisam estar sempre afiadas. Veja como amolar facas em casa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como amolar tesoura
5 Maneiras fáceis de amolar tesoura
importância da atividade física
A importância da atividade física para cada idade