em

Dicas para consertar unha quebrada ou lascada

Sua unha estava do tamanho perfeito e quebrou ou lascou? Veja o que pode fazer para não precisar ficar com só uma unha curta.

Você usa suas mãos o tempo todo, e principalmente quando as unhas estão compridas, o risco de engatarem em algum lugar é grande. Mas dá uma tristeza maior ainda ao ver aquele cantinho lascado ou a unha quase inteira quebrada.

As dicas que separamos para você vão ajudar a manter a unha quebrada ou lascada no lugar até que a nova cresça.

Consertar unha lascada no cantinho

Essa dica serve tanto para unhas compridas quanto curtas, já que quando lasca no cantinho, muitas vezes é bem pertinho da carne. O ideal é proteger a região para evitar que engate em uma roupa e puxe mais ainda, podendo machucar de verdade e inflamar.

Para essa dica você vai fazer um mini-curativo na unha, ao mesmo tempo em que vai ficar bem disfarçado, sem dar de perceber que tem um “remendo” ali.

Para o curativo você pode usar um pedacinho de:

  • Papel higiênico;
  • Papel toalha;
  • Filtro de café;
  • Saquinho de chá;
  • Guardanapo.

Escolha um deles, que sejam fininhos, sem folhas duplas.

Corte um pedacinho do papel que escolher, suficiente para cobrir a parte lascada da unha com uma sobrinha para o lado onde há risco de o lascado aumentar. Corte certinho para não sobrar além do comprimento da unha, nem faltar.

Depois, utilize:

  • Cola para unhas postiças;

ou

  • Base para unhas;

Atenção: Não use supercola! No caso de não ter outra alternativa, só use em pouquíssima quantidade e só se não precisar encostá-la na sua pele, pois pode queimar. Não é o produto recomendado.

Passe uma gotinha de cola para unhas postiças ou base sobre a parte lascada da unha e posicione o pedaço de papel por cima, ajeitando com cuidado com ajuda de uma pinça ou palito até que fixe por completo.

Por cima do papel passe mais uma mão fina de cola ou de base para não ficar com muito relevo. Limpe o cantinho com o palito.

Se ficar muito alto, espere secar totalmente e use uma lixa bem fina ou um polidor para acertar os cantinhos e remover a elevação. Lixe com cuidado para não forçar a unha lascada.

Por fim, passe uma mão de base na unha toda. Dependendo do papel que você usar, é melhor não usar esmalte colorido por cima ou dará para ver o remendo. Se não ligar para isso, pode pintar normalmente.

Se não tiver a base nem a cola, precisará de um remendo que já tenha cola. Para isso, pode utilizar micropore ou band-aid bem fininho, aquele com furinhos que deixam a pele respirar. Corte do tamanho desejado e cole por cima da unha, protegendo com esmalte depois.

Consertar unha quebrada

Agora a dica é para quem quebrou a parte comprida da unha e não quer ficar desfalcada. Para isso as dicas anteriores também podem ajudar, mas dependendo do tamanho do quebrado, pode não ser o suficiente, então veja estas dicas mais resistentes.

Sal e cola

Com a parte quebrada certinha no lugar, pegue a cola para unhas postiças e passe na linha quebrada a fim de unir a unha.

Por cima, passe um pouco de sal, cuidado para não ficar um alto relevo muito aparente. Deixe secar, faça de novo. Deixe secar mais uma vez e repita o processo para ficar bem firme. Quando estiver bem seco, lixe com um polidor para a unha ficar bem lisa e depois pinte.

Farinha de trigo e base

Parecido com o efeito do sal, você vai aplicar a base na parte quebrada a fim de unir a unha novamente. Coloque um pouco de farinha de trigo por cima. Passe mais uma camada de base, trigo e base. Deixe secar por completo e depois nivele com cuidado usando o polidor. Pinte e estará nova!

Atenção: Se a unha machucar e sangrar, a primeira coisa a fazer é lavar, desinfetar e deixar secar primeiro. Se a unha ficar muito solta, pode ser melhor cortar e guardar para tentar colar ela de volta depois que o machucado estiver seco.

Nestes casos é melhor tratar o ferimento sem deixar a cola ou a base em contato com a pele aberta ou poderá infeccionar. Melhor ter uma unha curta do que um dedo infeccionado!

DICA PARA O ESMALTE NÃO DESCASCAR

Outro probleminha que as mulheres enfrentam é quando acabam de pintar as unhas e logo precisa mexer com água, fazendo o esmalte descascar no dia seguinte. Para evitar essa chateação, veja o artigo O segredo para seu esmalte durar mais tempo nas unhas.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Manchas de vinho, caneta, e outras: aprenda a removê-las das roupas
Como consertar e customizar seu jeans rasgado