Benefícios gengibre para o cabelo
em ,

4 Benefícios do gengibre para o cabelo

Efeitos anti-inflamatório e vasodilatador ajudam a melhorar a qualidade dos fios

Publicidade

Ao primeiro sinal de dor de garganta ou má digestão, qual remédio natural vem à sua mente? Se pensou em gengibre, concorda com a gente! Cheio de propriedades incríveis, essa raizinha mágica tem vários benefícios – e, com tanta qualidade, não poderíamos deixar de aproveitá-las para cuidar da beleza, né?

O gengibre para o cabelo tem propriedades anticoagulante, vasodilatadora, anti-inflamatória, analgésica, adstringente, antioxidante e bactericida. Ou seja: a composição do produto capilar perfeito! Se você nunca usou a planta para esse propósito, aprenda o que cada um desses elementos pode fazer pela saúde dos seus fios.

Acaba com a caspa e outras dermatites: se seu couro cabeludo sofre com o excesso de caspa seca, ou se produz aquela “massinha” oleosa que sai na unha quando coça a cabeça, é sinal de inflamação. O gengibre é ótimo para combater esses sintomas chatos, pelo seu poder bactericida, adstringente e anti-inflamatório. Veja a receita:

  • Ingredientes:
    1 raiz de gengibre;
    1 colher de sopa de azeite;
    1 colher de sopa de mel.
  • Modo de preparo:
    Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura consistente.
  • Modo de usar:
    Uma vez por semana, aplique nos cabelos úmidos e deixe agir durante cerca de 40 minutos, abafando com uma toca. Lave seus cabelos como de costume.

Acelera o crescimento do cabelo: sua função vasodilatadora aumenta a circulação sanguínea, proporcionando mais vitalidade ao couro cabeludo e, consequentemente, mais força aos fios. Você pode usar o gengibre para fazer um tônico capilar e alcançar o cabelão de Rapunzel dos sonhos.

Publicidade
  • Adicione duas colheres de gengibre fresco picado e uma colher de glicerina em 400ml de água. Deixe a mistura ferver durante um minuto. Depois de esfriar, coe e armazene em um borrifador. Aplique à noite e deixe agir durante o sono. Lave pela manhã, pois a glicerina pode deixar com aspecto oleoso. Com paciência, você verá os resultados!

Desintoxica: aposto que você já viu várias receitas de suco detox usando gengibre no Dicas Online. Se essa limpeza profunda contribui para o bom funcionamento do organismo, o mesmo vale para a saúde do couro cabeludo. Se liga nessa receita:

  • Ingredientes:
    250 ml de água;
    1 rodela de gengibre;
    2 galhos de alecrim;
    Suco de 1 limão.
  • Modo de preparo:
    Em uma panela, ferva a água, o gengibre e o alecrim. Depois, acrescente o suco do limão e deixe esfriar.
  • Modo de usar:
    Aplique no couro cabeludo, deixando agir durante 30 minutos. Lave normalmente.

Hidrata profundamente: essa dica é especialmente para as cacheadas e crespas! Potencializar a hidratação com gengibre ajuda a deixar os cabelos mais macios e brilhantes.

  • Para fazer a umectação, basta adicionar a raiz ralada a qualquer óleo vegetal de sua preferência (argan, rícino, de coco, etc.) e massagear nos cabelos secos, do couro cabeludo às pontas. Para um resultado mais eficaz, deixe agir de um dia para o outro e lave pela manhã.

Gengibre para o cabelo, você esperava por mais essa? Com tantos benefícios, a raiz poderia custar uma fortuna! O melhor é que é bastante acessível e pode ajudar demais nos nossos cuidados diários.

Publicidade

Veja também: Como fazer geleia de gengibre: 5 receitas simples e aromáticas

 

Etarismo: você conhece esse tipo de discriminação?

Como manter o vínculo com filho mais velho depois da chegada do caçula?