Como a poeira de casa pode fazer mal para a sua saúde
Crédito: Freepik

Como a poeira de casa pode fazer mal para a sua saúde

Saiba o que tem na sujeira doméstica que pode causar muitas doenças

Publicidade

Às vezes parece impossível deixar uma casa livre de poeira, por mais esforço que se faça. Por outro lado, aquela amada coleção de livros ou objetos decorativos nem sempre é limpa como deveria. Isso sem contar com os tapetes, cortinas, sofás e até os lençóis, juntando poeira da casa.

E isso é normal, certo? Todo mundo acaba convivendo com o pó de casa ou do local de trabalho. Cerca de 90% do tempo, as pessoas acabam ficando dentro de locais como casas ou escritórios. Então, conhecer o que há neles é também entender o que o corpo está absorvendo.

Dessa forma, pesquisadores procuraram uma forma de analisar essa sujeira fina de dentro das casas de pessoas comuns. O projeto analisa aquilo que está dentro do aspirador.

O que tem na sua poeira?

Através da análise de diversas amostras, enviadas para laboratórios na Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e China, foram descobertos alguns sedimentos na poeira doméstica. Veja quais são os que estão presentes em todas:

Publicidade
    • Pele humana;
    • Pelo, pele e microorganismos de animais de estimação;
    • Insetos em decomposição;
    • Restos de alimentos;
    • Fibras de tecido;
    • Partículas de fumaça;
    • Produtos químicos;
    • Bactérias e afins.

A poeira da sua casa é formada por elementos de dentro e de fora, que entram pela porta, janelas e buracos. Também são trazidas pelas solas do sapato, sendo essas bem preocupantes. Outro estudo analisou o material contido nelas e encontrou, em média, “421 mil unidades de bactérias do lado de fora do sapato e 2.887 no interior”.

Entre as bactérias mais comuns trazidas por sapatos, estão a “escherichia coli, conhecida por causar infecções intestinais e do trato urinário, meningite e doenças diarreicas; klebsiella pneumonia, uma fonte comum de infecções de feridas e corrente sanguínea, bem como pneumonia; e serratia ficaria, uma causa rara de infecções no trato respiratório e feridas”.

Outro grave problema encontrado na poeira de casa é a quantidade de bactérias resistentes. Isso acontece por causa do uso excessivo de produtos de limpeza antibactericidas, que não eliminam completamente esses microorganismos, criando adaptações cada vez mais fortes. Também os sabonetes com triclosam causam o mesmo efeito, sendo as bactérias espalhadas e readquiridas no pó.

Como limpar do jeito certo

Para se livrar da poeira da forma correta, fazendo com que ela não volte a se depositar nos seus móveis, existe, sim, uma forma correta de fazer a limpeza. Porém, antes disso, é importante ter alguns cuidados, para reduzir a quantidade:

Publicidade
  • Evite acumular objetos sem utilidade, mesmo que em um “quarto da bagunça”. A poeira e germes de lá, irão se espalhar por toda a casa.
  • Mantenha a sua decoração mais minimalista, sem tantos enfeites ou móveis desnecessários. Isso facilita o correto processo de limpeza.
  • Mantenha móveis como sofá, poltronas e afins com capas laváveis.
  • Evite cortinas de tecido, lavando quinzenalmente, caso não possa ficar sem.
  • Tire os sapatos antes de entrar em casa; eles são realmente muito contaminados e levam doença para sua casa.

Evitar a contaminação é o primeiro passo para uma limpeza eficiente. Em seguida, é pensar como fazer para a poeira não subir e, depois, se depositar novamente. Uma boa solução é utilizar um aspirador portátil para sofás, camas, poltronas e móveis desse tipo.

Para os lisos e sem tecidos, pode ser utilizado um pano de microfibra umedecido com água e, se possível, um pouco de vinagre branco. Finaliza-se em seguida com um tecido do mesmo tipo, só que seco. Evite usar espanadores e produtos como lustra-móveis.

Para o chão, nada mais prático e eficaz do que o velho e seguro aspirador de pó. Só tenha atenção, pois existem versões que devolvem os alérgenos no ambiente. Escolha um que seja certificado e que purifique o ar antes de eliminá-lo. Depois de passar o aspirador, que tal passar um pano que realmente funcione?

Publicidade

Esqueça os desinfetantes industriais, os germes da sua casa já estão sapateando sobre eles, isso sem contar a exposição que você e sua família acabam sofrendo. Opte pelo vinagre de álcool, que limpa, desinfeta e não fortalece as bactérias. Além disso, não irrita a mucosa nasal de pessoas que sofrem com alergia e clareia o piso, a longo prazo.

Veja também outras formas de usar o vinagre de álcool na sua limpeza em casa:

PODE GOSTAR TAMBÉM