Menu

12 Comidas típicas do Nordeste que você precisa experimentar

Gosta da culinária nordestina mas não mora na região? Então leve os sabores para sua casa.

Crédito: Pixabay

Publicidade

As comidas típicas do Nordeste são conhecidas em todo o país pelo seu tempero acentuado e pela variedade de cores e de sabores. Na sua maior parte são feitas com muitos vegetais, com peixes, com frutos do mar e com carnes bovinas e caprinas. São pratos marcantes, normalmente bastante calóricos e com o sabor da pimenta em destaque, influenciados pelas culturas africana e portuguesa.

Receitas de comidas típicas do Nordeste

Se você já experimentou comidas típicas do Nordeste e gostaria de aprender a fazer em casa, ou se nunca comeu mas tem curiosidade, não precisa ir ao Nordeste. Confira as receitas abaixo e leve os sabores dessa maravilhosa região brasileira para sua mesa.

1. Baião de dois

Crédito: Tudo Gostoso

Esse é um prato cearense, à base de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Era uma forma de aproveitar os alimentos estocados nos períodos de seca, sem desperdício e com muito sabor.

2. Acarajé

Crédito: Gastrolândia

Esse típico prato baiano leva outros preparados da região como acompanhamento, que são o vatapá, o caruru, camarão seco e vinagrete de tomate verde. Aprenda a fazer.

Publicidade

3. Moqueca

Crédito: GShow

A moqueca é um prato com influência angolana, que leva peixe, pimentão, cebola, tomate, especiarias e, em especial, o leite de coco e o azeite de dendê que não podem faltar.

4. Paçoca de carne seca

Crédito: Monta Encanta

Essa paçoca, também chamada de farofa de carne seca, é uma bela mistura entre a carne seca, a farofa de milho e as cebolas caramelizadas.

5. Sarapatel

Crédito: Esperienze di Tadini

Esse é um prato para quem gosta de vísceras de carneiro, de bode ou de porco cozidas com sangue do animal. Uma receita influenciada pela culinária portuguesa.

6. Bolinho de Iemanjá

Crédito: Gastrolândia

O vatapá é um creme que leva camarão, fubá, castanha de caju, leite de coco, pimenta, azeite de dendê e outras especiarias. É usado no acarajé e em várias outras receitas, como nesta de bolinho recheado, chamado de bolinho de Iemanjá.

Publicidade

7. Caruru

Crédito: Fleds Pirata da Cozinha

Também utilizado para compor o acarajé, o caruru é feito com quiabo, camarão, castanha de caju, amendoim, gengibre, leite de coco e outras especiarias. Pode servir como acompanhamento de diversos pratos.

8. Bobó de camarão

Crédito: Paladar Estadão

Outra das comidas típicas do nordeste que não poderia faltar nessa lista é o bobó de camarão, que é feito com um creme de aipim e outro de camarão. Juntos, formam esse delicioso prato que vale a pena experimentar.

9. Tapioca

Crédito: Tudo Gostoso

Embora esteja muito popular no Brasil e também no exterior por ser uma prato pouco calórico e nutritivo, a tapioca vem do nordeste. Veja como fazer a receita típica.

Publicidade

10. Bolo de rolo

Crédito: Nordeste Brasileiro

Essa receita também é uma herança dos portugueses e virou prato típico de Pernambuco. O bolo de rolo é como um rocambole, mas com uma massa bem fina e enrolada várias vezes, recheada com goiabada.

11. Doce de rapadura com coco

Crédito: Aqui na Cozinha

Para finalizar, mais uma opção bem nordestina para servir como sobremesa: rapadura com coco, muito fácil de fazer.

12. Carne de sol com queijo coalho

Outra receita em que o queijo coalho dá as caras, pois é um ingrediente bem tradicional nas comidas típicas do nordeste. A carne de sol é um método de conservação da carne em que ela é salgada e seca. Pode encontrar nos supermercados e feiras.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile