em

Comer alho cru faz mal?

Conheça as propriedades e benefícios do alho e veja se comê-lo cru é melhor do que cozinhar.
comer alho cru
Crédito: Pixabay

O alho é um excelente alimento para a saúde. É especialmente usado como tempero de diversos pratos, mas o seu uso medicinal também é amplo, inclusive liberado pela Anvisa. Porém, o que muitas pessoas questionam é se comer alho cru faz mal, pois ele é bem forte. Então saiba a resposta a seguir e conheça os benefícios do alho.

Comer alho cru faz mal ou bem?

Comer alho cru faz bem, se você não tiver problemas de coagulação do sangue, pois o alho é anticoagulante. Ele também é uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais e contém um princípio ativo chamado alicina, que é responsável pelo odor e sabor forte do alho, e também pela maioria das suas propriedades medicinais.

Ao escolher o comer alho cru você absorve muito mais nutrientes desse vegetal, já que depois de cozido ele acaba perdendo uma parcela das propriedades. O único cuidado que deve ter é em não exagerar. A quantidade de 1 dente de alho cru ao dia é suficiente para obter os seus benefícios. Mas mesmo assim, na forma de tempero cozido ou assado, pode comer à vontade.

Aumenta a imunidade?

Sim, comer alho cru ajuda a aumentar a imunidade. Ter um sistema imunológico forte quer dizer que você tem anticorpos o suficiente para atacarem agentes invasores e impedirem que provoquem doenças. Mas para ter essa quantidade adequada de anticorpos, a sua alimentação precisa ser saudável, assim como tudo no seu estilo de vida.

No caso de comer alho cru, ele vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico de diferentes formas. Primeiro que ele aumenta a função imunológica das células. Segundo que ele ajuda as células a ficarem mais saudáveis, impedindo sua oxidação e os processos inflamatórios do corpo.

Aumenta a testosterona?

Comer o alho cru também contribui com o aumento da produção de testosterona nos homens, o que é especialmente positivo para quem pratica atividade física em busca de ter mais massa muscular. Existe um componente no alho que atua na secreção do hormônio luteinizante que estimula a produção de testosterona. Nas mulheres ele vai estimular a produção da progesterona e estimular a ovulação.

Outros benefícios de comer alho cru

Como se não bastasse ser ótimo para o sistema imunológico, mantendo as doenças afastadas, comer o alho cru também traz vários outros benefícios para a manutenção do organismo.

1. Ajuda a tratar o fígado

O alho é um poderoso desintoxicante do organismo, ajudando a eliminar os metais pesados, os parasitas e todo tipo de toxina, ajudando o fígado a funcionar melhor. Por ter ação anti-inflamatória, também ajuda a tratar o fígado gorduroso.

2. Antibiótico natural

Dependendo do tipo de doença causada por bactérias, o alho sozinho não vai conseguir combater, precisando do efeito de remédios antibióticos. Mas para problemas leves, inclusive os causados por vírus, como gripe, resfriado ou inflamações, comer o alho cru ou tomar chá de alho é uma boa opção.

3. Melhora a circulação sanguínea

O alho não é recomendado para pessoas que sofrem com problema de coagulação, justamente porque ele estimula a circulação sanguínea porque é rico e vitamina B, que diminui os níveis de um aminoácido que endurece os vasos sanguíneos. Ele é bom para quem tem pressão alta e colesterol alto também.

4. Reduz os sintomas da gripe e dor de garganta

Comer alho cru ou tomar xarope de alho cru é uma excelente escolha quando se está com gripe, resfriado ou garganta inflamada. Além de fortalecer o sistema imunológico para que a doença seja curada mas rápido, o alho também vai estimular a tosse, eliminando o catarro, e ajudar a tratar a inflamação e a congestão nasal.

5. Estimula o suco gástrico

Para melhorar a digestão, comer o alho cru é bom, pois ele estimula a produção do suco gástrico responsável por desfazer os alimentos no estômago. Porém, justamente por aumentar a acidez estomacal, deve ser consumido com bastante moderação por quem tem úlcera, gastrite, refluxo e outros problemas relacionados.

Quando e como consumir

Se você aguentar o sabor forte, pode comer um pedacinho de alho cru puro, mastigando normalmente. Mas uma forma de ingerir mais rápido é macerando um dente de alho dentro de um copo e adicionando água depois. Mexa e beba. A terceira forma é fazendo xarope de alho, nesse caso, mais recomendado para o tratamento de gripe e dor de garganta.

O alho cru pode ser comido a qualquer hora do dia e não precisa servir só como tratamento. Pelo fato de ele contribuir com o aumento da imunidade, pode comê-lo habitualmente, no dia a dia, para prevenir doenças.

Apenas deve ter em conta que o alho em excesso faz mal, então a quantidade a consumir por dia, especialmente se for comer o alho cru, deve ser pequena. Ele deve ser evitado por pessoas com problema de coagulação do sangue, por quem toma remédio para coagulação, quem tem trombose, pressão baixa e que estejam em pré ou pós operatório.

Tudo isso porque o alho estimula a circulação, então pode aumentar o risco de perda de sangue no caso de hemorragias ou ferimentos.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como tirar manchas de desodorante
Como tirar manchas de desodorante das roupas
chá de amora branca
Para que serve e como fazer chá de amora branca