coisas para não fazer com as plantas
Crédito: Freepik
em

6 Coisas para NÃO fazer com suas plantas

Com paciência e estudo, você aprende aos poucos o que deve e não deve fazer para ter plantas lindas e saudáveis

No ramo da decoração, o assunto do momento é o cultivo de plantas dentro de casa. As pessoas desejam estar perto do verde, mesmo não tendo um quintal. E isso é perfeitamente possível, mas é preciso ter paciência para aprender a cuidar direito de cada planta. Para ajudar, também é bom saber o que não fazer com suas plantas. Veja essas dicas.

Veja também: Lindas ideias para ter um jardim pequeno dentro de casa

1. Deixar as plantas em locais “escondidos”

Isso quer dizer que, se você não estiver de olho nas suas plantas, poderá se esquecer de cuidar delas. Então, evite deixá-las lá no alto, em estantes e prateleiras que você nem alcança, só porque acha bonito, ou em cômodos que você quase não entra. Mantenha suas plantas por perto, na altura dos seus olhos e em locais da casa que você costuma estar.

2. Deixar as plantas longe das janelas

Mesmo aquelas plantas que não precisam pegar sol direto, ou aquelas que vivem muito bem só com sombra, precisam de alguma luminosidade. Então, o melhor é organizar o seu jardim perto das janelas e entradas de luz natural.

3. Regar todas as plantas do mesmo jeito

Muita gente têm dúvida quanto às regas que deve fazer nas plantas. Mas a verdade é que não existe uma única receita. Cada planta tem necessidades diferentes, e a rega vai depender de vários fatores, como o tipo de vaso e terra que está usando, o clima e a idade da planta.

Então, não regue todas do mesmo jeito. Pesquise sobre a rega ideal para cada uma delas, e vá observando o comportamento delas ao longo dos dias. De modo geral, não deixe a terra ficar nem encharcada, nem totalmente seca.

4. Copiar as fotos de Instagram e Pinterest para montar seu jardim

Não se engane com as fotos maravilhosas de jardins internos que você encontra no Instagram e no Pinterest. Muitas vezes, as fotos mostram composições de plantas em ambientes que, na verdade, elas morreriam se ficassem sempre. As fotos são feitas para encher os olhos, mas depois as plantas são colocadas de volta nos seus ambientes mais adequados, como perto das janelas.

5. Escolher qualquer planta para ficar dentro de casa

Mesmo querendo muito ter aquele jardim interno dos sonhos, você precisa ter cautela. Nem todas as plantas se desenvolvem em ambientes internos, ainda que fiquem perto das janelas. Então, na hora de montar o seu jardim, pesquise bem sobre as espécies que mais gosta para não se decepcionar depois.

6. Colocar suculentas no banheiro

As suculentas viraram paixão mundial. Muita gente faz coleção delas, e para isso, é preciso conhecer as diferentes espécies dentro desse grupo, pois cada uma tem necessidades diferentes. Mas, de modo geral, a suculenta não deve ser deixada no banheiro porque é um ambiente úmido.

Essa planta já armazena água em suas folhas, pois está adaptada a ambientes áridos, com muito sol e pouca água na terra. Então, no banheiro, ela poderá morrer afogada.

canjica cremosa

Como fazer canjica cremosa doce para a sobremesa

cuidados com eletrodomésticos

22 Cuidados para não estragar os eletrodomésticos que nem todo mundo sabe