como fazer um jardim pequeno
Crédito: Freepik
em

10 Lindas ideias para ter um jardim pequeno em casa

A sua casa pode ter um maravilhoso cantinho verde, mesmo com pouco espaço para montar o seu jardim

Quando se fala em jardim, você logo pensa em muitas flores no quintal de casa, mas aí desiste da ideia porque mora em apartamento ou não tem gramado? Não precisa desistir. Você pode ter um jardim pequeno em casa ou apartamento, mesmo sem gramado.

O seu jardim pode ser montado com um mix de vasos de piso, de mesa ou pendentes. Também pode fazer um jardim vertical, de parede. Basta separar um cantinho da casa que tenha boa luminosidade e ventilação, e depois escolher as espécies de plantas de acordo com o clima e a sua disponibilidade em cuidar delas.

Veja também: Os principais segredos de quem tem plantas lindas

1. Cantinho de lazer

Gosta de muitas plantas e bem variadas para criar um clima meio selvagem? Então monte um cantinho de lazer com seu hobby preferido, que pode ser na sala ou num quarto que esteja sem uso.

Crédito: Instagram @Saratoufali

2. Embaixo da escada

Se a sua casa tem um espaço livre embaixo da escada que vai para o piso superior, esse pode se tornar o cantinho perfeito para o seu jardim pequeno. Lembre-se de que precisa bater bastante luz do sol, mesmo que não seja direto sobre as plantas.

Crédito: Instagram @Dominika_variegata

3. Uma escada móvel

Na falta de uma escada fixa, você pode usar uma escada móvel, dessas dobráveis, para montar o seu jardim com muito estilo. É bom porque as plantas ficam bem perto umas das outras e se ajudam na manutenção da umidade.

Crédito: Instagram @indoor_plantopia

4. Uma estante simples de madeira

Não precisa ser de madeira, pois as estantes de ferro estão em alta e trazem um visual mais urban jungle para o seu jardim pequeno dentro de casa. O espaço pode ser bem pequeno para ser transformado em jardim.

Crédito: Instagram @Intotheplants

5. Floresta particular

Mais do que um jardim, você pode fazer uma mini floresta usando apenas uma parede da sua casa. Para dar esse efeito mais conceitual, fica interessante colar um papel de parede que harmonize com o mix de plantas.

Crédito: Instagram @Tinyest183

6. Vasos grandes

Para quem prefere as plantas maiores, um mix de vasos grandes no canto da sala, perto da janela, vai ficar maravilhoso e deixar a decoração bem mais leve e fresca.

Crédito: Reprodução

7. Varanda com parede viva

Faça o seu cantinho de leitura na sacada, em especial se for fechada com vidro, pois assim as plantas plantas ganham muita luminosidade. Essa ideia com uma parede de bambus e uma planta pendente ficou muito charmosa, e as plantas de piso complementam o visual.

Crédito: Reprodução

8. Jardim sobre a mesa

Se não tiver estante nem escada, mas não quiser todas as plantas no chão, pode montar o seu jardim sobre uma mesa.

Crédito: Reprodução

9. Vasos pendentes

Essa é uma ideia linda para fazer um jardim suspenso e evitar ocupar o espaço do piso. Os vasos decorados com corda ou tecido ficam ainda mais charmosos, e as plantas pendentes enchem o ambiente, mesmo em pouca quantidade.

Crédito: Reprodução

10. Jardim vertical

Para decorar qualquer cômodo da casa, que seja bem iluminado, o jardim vertical é uma ótima escolha. Nesse caso, é interessante consultar um profissional para ajudar na harmonização e instalação das plantas, já que elas são mantidas na parede e precisa de um sistema para fazer regas e adubações.

Crédito: Reprodução

azeite e sal para dor nas articulações

Azeite e sal grosso ajudam a aliviar dores nas articulações

plantas que trazem benefícios

7 Plantas que trazem benefícios à saúde e nem todo mundo sabe