em

Benefícios e como preparar o cogumelo shiitake

Conheça as propriedades e saiba o que esse alimento pode fazer por sua saúde.

cogumelo shiitake
Crédito: Pixabay

O cogumelo shiitake, ao lado do shimeji e do cogumelo paris, está entre os queridinhos da cozinha moderna. Ele costuma aparecer no cardápio de pessoas que mantêm dietas específicas, como as vegetarianas, as veganas e as low carb.

Ele é pouco calórico e riquíssimo em fibras e proteínas. É o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, principalmente na China, onde é utilizado na medicina há mais de seis mil anos.

Propriedades nutricionais do cogumelo shiitake

O cogumelo, que é considerado um vegetal embora seja um fungo, é rico em vitaminas do complexo B, mais especificamente a B2 (riboflavina) e B3 (niacina), que atua na produção de energia para o corpo, e B9, também chamada de ácido fólico, essencial para a saúde das gestantes.

A vitamina B5, também chamada de ácido pantaleônico, também é essencial para preservar a pele e os cabelos, tem função cicatrizante e reduz os níveis de colesterol, estresses e problemas cardíacos e respiratórios.

Entre os minerais, o selênio é encontrado em abundância e contribui tanto para manter os vasos sanguíneos saudáveis quanto para controlar os hormônios da tireoide.

O zinco, o manganês, o cálcio e o cobre também estão fortemente presentes. O consumo diário de 75 gramas de cogumelo shiitake supre 70% da necessidade do corpo por esses nutrientes. Quando exposto ao sol e consumido desidratado ele também é rico em vitamina D.

5 Benefícios do cogumelo shiitake

Estudos científicos apontam que o shiitake está entre os cogumelos que curam, junto ao reishi e miitake. O conjunto de vitaminas e minerais presentes em uma quantidade pequena fornece ao corpo inúmeros benefícios. Veja quais são.

1. Fortalece a imunidade

O shiitake possui propriedades estimulantes das defesas imunológicas do corpo, em especial a lentinana. O resultado é seu corpo mais protegido dos agentes bacterianos e virais.

2. Reduz o colesterol e os problemas cardíacos

A eritadenina, substância presente no shiitake, reduz os níveis de colesterol ruim, enquanto a niacina provoca a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso diminui os níveis de pressão arterial e combate a hipertensão e a arteriosclerose.

3. Combate o envelhecimento precoce e o câncer

O shiitake também é rico em antioxidantes, principalmente a L-ergotioneína, responsável por impedir os danos provocados pelos radicais livres às células saudáveis. Isso evita tanto o envelhecimento precoce quanto que as células sofram mutações que evoluam para câncer em longo prazo.

A lentinana, outro composto presente no cogumelo shiitake, também fortalece o sistema imunológico e desacelera o crescimento de tumores.

4. Contribui para a flora intestinal

A grande quantidade de fibras e de água presente no cogumelo contribui para a boa digestão e o bom funcionamento do intestino. Além disso, ele tem propriedades hepaprotetoras, que impedem o acumulo de gordura no fígado.

O fato de conter muitas proteínas também faz com que o shiitake possa substituir produtos de origem animal, responsáveis muitas vezes por inflamações no estômago.

5. Ajuda na perda de peso

Em 100 gramas de cogumelo shiitake há apenas 34 calorias, 2,5 gramas de fibras e muita água. Assim, o vegetal é também um diurético que dá sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Como preparar o cogumelo shiitake

O primeiro passo é nunca lavar o cogumelo, pois sua textura esponjosa enche de água e encharca. Limpe com papel toalha para tirar vestígios de terra e sujeiras.

O talo deve ser retirado, pois é muito fibroso e difícil de comer. Use-o em caldos e em sopas para dar sabor. Já a cabeça pode ser feita grelhada, salteada, no vapor ou usada em molhos e ensopados. Ela combina perfeitamente com alho, manteiga, gengibre e shoyu.

Para quem está tentando tirar a carne vermelha do prato é importante lembrar que o shiitake, além das proteínas, tem um sabor semelhante ao do alimento, que fica ainda mais intenso quando desidratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

queijo quente

6 Passos para fazer o sanduíche de queijo quente perfeito!

pudim sem leite condensado

Conheça o pudim sem leite condensado e turbine as suas dietas