Coceira no couro cabeludo
Crédito: Freepik

Coceira no couro cabeludo: o que pode ser e como resolver?

Quando a coceira se torna frequente e intensa é melhor prestar mais atenção ao couro cabeludo e se tem mais sintomas

Publicidade

Sentir coceira constante no couro cabeludo não é normal. As causas são bem variadas e é preciso ter atenção a outros sintomas, como vermelhidão ou feridas na cabeça, que podem dar sinais sobre a causa ou piorar a condição. Veja quais são as causas da coceira no couro cabeludo e como resolver.

Piolhos e lêndeas

Essa é a primeira coisa que se pensa quando sente coceira constante na cabeça: “estou com piolho?”. Os piolhos e lêndeas são mais comuns nas crianças em período escolar, e podem ser identificados observando o couro cabeludo, pois os bichinhos estão literalmente andando pelos cabelos.

Como resolver: a solução é ir na farmácia e comprar um produto para matar piolhos, que é aplicado em todo o couro cabeludo. Geralmente, uma aplicação já basta.

Veja opções caseiras de remédio para piolho.

Caspa

A caspa, cujo nome correto é dermatite seborreica, é bastante comum, mas não é uma condição normal e saudável. Trata-se de uma alteração na pele do couro cabeludo que provoca descamação e coceira. Ela pode surgir por fatores genéticos, alta taxa de sebo produzida pelo corpo e até mesmo o contágio por um fungo chamado Malassezia globosa.

Publicidade

Como resolver: a princípio é possível tentar acabar com a caspa usando xampu anticaspa, lavando o cabelo dia sim e dia não para dar tempo de o couro cabeludo ficar totalmente seco.

Evitar produtos oleosos no cabelo também ajuda, assim como lavar a cabeça com água morna ou fria. Mas, se nada disso surtir efeito, pode ser necessário tratar com medicamentos prescritos pelo dermatologista.

Micose do couro cabeludo

Além da caspa fúngica existe outro fungo capaz de trazer danos ao couro cabeludo. A Tinea capitis é um fungo responsável pela chamada micose do couro cabeludo, uma infecção que provoca muita coceira, caspas e crostas amareladas na cabeça, além da queda de cabelo.

Como resolver: nesse caso é necessário consultar um dermatologista para fazer um tratamento com medicamentos. Enquanto isso, não deve compartilhar objetos que tenham contato com o cabelo, e manter as mãos sempre bem lavadas, pois é uma infecção transmissível.

Publicidade

Alergias

É preciso tomar cuidado antes de aplicar qualquer produto no couro cabeludo, pois existe o risco de ter reações alérgicas, caso seja uma pessoa com essa predisposição. Casos como o da jovem que faleceu por uma intensa reação alérgica à tinta de cabelo são a prova disso.

A alergia leve causa coceira, vermelhidão e inchaço. Se for agressiva, vai causar também formigamentos nas mãos e dificuldade para respirar.

Como resolver: nesse caso, prevenir é tão essencial quanto saber resolver. Antes de aplicar qualquer produto químico ou natural no cabelo, que seja diferente do que já costuma usar, faça um teste em uma pequena área da cabeça.

Publicidade

Caso perceba alguma reação alérgica, remova imediatamente o produto e não volte a usar. Se a reação for forte, deve ir imediatamente ao hospital. O tratamento é prescrito pelo médico, junto com exames para tentar descobrir qual componente do produto causou alergia.

Sarna

Quando um inseto chamado ácaro da coceira humana penetra o couro cabeludo, ocorre a sarna. A coceira que ele causa é muito intensa e agoniante. Por conta disso, podem surgir machucados no couro cabeludo e agravar o problema se infeccionarem.

Como resolver: somente o dermatologista pode diagnosticar a sarna, e caso seja mesmo, ele irá prescrever um tratamento com medicamentos.

Publicidade

Psoríase

Essa doença de pele não afeta apenas o couro cabeludo, mas é uma das áreas afetadas. As lesões causadas pela psoríase são avermelhadas e esbranquiçadas, a pele na região fica mais grossa, descama, coça e pode arder também.

Como resolver: o dermatologista é o médico que vai diagnosticar se é mesmo psoríase e receitas os medicamentos necessários para tratar e controlar, apesar de ainda não ter cura.

PODE GOSTAR TAMBÉM