coceira na virilha
Designed by Freepik

Como acabar com a coceira na virilha? Veja por que ela acontece

Existem diversas causas para a coceira na virilha e também métodos caseiros para tratar. Veja quais são.

Publicidade

Se você sente uma coceira intensa na virilha, daquela que deixa manchas vermelhas porque chega a irritar a pele, fique de olho: pode ser um problema de pele que precisa ser tratado pelo dermatologista. Veja a seguir quais são as principais causas da coceira na virilha, como tratar e também de que forma pode prevenir.

Como tratar coceira na virilha?

O tratamento da coceira na virilha vai depender do que estiver causando esse sintoma. Se tiver apresentando algum sintoma mais preocupante, como cascas na pele, descamação ou alteração da cor, procure um médico, pois pode ser algo sério que só será eliminado com uma medicação adequada.

No caso de haver apenas manchas avermelhadas por causa do excesso de coceira, como quando você se depila, pode experimentar as seguintes opções, se não tiver alergia a nenhuma dessas substâncias:

1. Vinagre de maçã com água

O vinagre é antifúngico e bactericida, então se houver algum tipo de fungo ou bactéria não perigoso que esteja apenas incomodando, ele vai ajudar a matar. Para aplicar faça uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 200 mililitros de água e aplique na virilha com um pano limpo, gaze ou algodão.

Publicidade

Não precisa economizar na quantidade, mas faça isso quando puder ficar esperando secar sozinho sem colocar roupa em cima.

2. Aplique gelo

Alergia ao gelo ninguém tem, então essa é uma boa opção para qualquer caso. Mas o gelo não serve para tratar nenhum problema de pele, apenas serve para aliviar a coceira por vai anestesiar a pele.

Coloque algumas pedras de gelo dentro de um paninho fino e deixe sobre a virilha por alguns minutos. Logo sentirá o alívio. Não coloque o gelo sem proteção porque ele pode grudar ou queimar a pele.

3. Óleo de coco

Se tiver óleo de coco líquido em casa, aplique um pouco sobre a coceira para aliviar o sintoma, da mesma forma que passaria um óleo corporal comum. Deixe secar naturalmente antes de colocar roupa em cima.

Publicidade

4. Pomada contra assadura

As pomadas contra assadura ou cicatrizantes são uma boa opção para o caso de a coceira já ter machucado a pele, o que vai fazer coçar cada vez mais. Então aplique um pouco de pomada, dessas de bebê, e massageie para que a pele absorva. Deixe secar antes de colocar alguma roupa, como calça ou shorts.

Quais são as causas?

Os problemas de pele são a causa mais comum para a coceira na virilha, mas também há outras. Confira.

1. Tinea cruris

Esse problema é causado por fungos e deixa lesões avermelhadas, podendo haver descamação da pele e bolinhas de pus, daquelas que aparecem quando faz depilação com lâmina e o pelo encrava. Pode acontecer em um ou nos dois lados da virilha e causa bastante coceira.

Publicidade

2. Dermatite seborreica

A dermatite seborreica também deixa lesões avermelhadas, mas costuma aparecer em conjunto em outras partes do corpo. A descamação que ocorre é mais intensa e grossa e tende a coçar bastante.

3. Dermatite eczematosa

No início, esse problema também deixa a pele afetada com manchas avermelhadas e úmidas. Se não for tratada pode causar um engrossamento da pele, deixando acinzentada e enrugada. Pode acontecer por causa de alguma alergia.

4. Depilação

Ao depilar a virilha, a pele dessa região fica ainda mais sensível do que já é. Então pode causar muita coceira como uma reação aos pelos terem sido arrancados. Além disso, a coceira também é comum depois de alguns dias da depilação, especialmente se for feita com lâmina, quando os pelos começam a crescer.

Publicidade

No caso da coceira surgir logo após depilar, evite ficar coçando muito ou usar roupas apertadas em cima, pois os poros estão abertos e facilita a entrada de fungos e bactérias.

5. Candidíase

A candidíase é muito comum e é causada por um fungo e pode causar coceira na virilha quando atinge a região genital das mulheres, embora também ocorra nos homens e em outras partes do corpo.

Como prevenir?

Como existem muitas causas, a prevenção da coceira na virilha começa por manter uma boa higiene corporal, lavando e secando bem, inclusive a virilha. Preste atenção dos produtos que usa nessa região, como sabonetes hidratantes, esfoliantes ou cremes, pois eles podem causar alergia. Se a sua pele for sensível, prefira os produtos neutros.

Publicidade

Além disso, evite usar roupas muito apertadas, especialmente jeans, pois o contato desse tecido com a pele por muito tempo pode machucar, deixando a região esfolada, úmida e quente, ou seja, propícia para o desenvolvimento de fungos causadores da micose.

PODE GOSTAR TAMBÉM