em

Benefícios da chicória e sugestões de receitas

Essa erva é muito poderosa porque contém uma grande concentração de nutrientes. Confira as receitas para começar a consumir
chicória
Crédito: Pixabay

Se você costuma consumir folhas verdes nas refeições, certamente conhece a chicória. Sua aparência lembra a da alface, mas ela é uma erva, de nome científico Cichorium intybus, com origem europeia e asiática. Com ela é possível fazer diversas receitas deliciosas e seus benefícios para a saúde são ainda mais variados. Confira a seguir.

Benefícios da chicória para a saúde

Ela é muito nutritiva e realmente oferece uma combinação incrível de nutrientes para o organismo que atuam de diferentes maneiras em benefício da saúde. Veja algumas delas:

1. Contribui com o emagrecimento

Se você está fazendo uma dieta de emagrecimento, com certeza deve inclui-la no cardápio. A cada 100 gramas da erva tem apenas 23 calorias. E como se não bastasse, ao mesmo tempo em que come quase nada de calorias, ingere um mix de nutrientes essenciais que vai dar um verdadeiro banho de saúde no corpo.

2. Alivia as dores musculares pós-treino

Também para quem está na busca por uma vida saudável e um corpo com músculos fortes, ela é um ótimo anti-inflamatório. Comer uma porção antes e outra depois do treino vai ajudar a aliviar o cansaço muscular e acelerar a recuperação.

3. Melhora a saúde do sistema digestivo

Na erva contém uma substância chamada inulina, que ajuda a reduzir a acidez do estômago, atuando muito bem no alívio do refluxo. E também, por ser uma rica fonte de fibras, vai ajudar o estômago e o intestino a trabalharem melhor.

4. Contribui com a saúde do sistema cardiovascular

Os problemas de saúde que estão relacionados com o sistema cardiovascular são o colesterol alto, que causa aterosclerose, a pressão alta, infarto e também o AVC. Então, sua atuação contra esses problemas é que ela contém a inulina, já mencionada no benefício anterior, e também fenóis, que são antioxidantes.

5. Mantém as células protegidas da oxidação

Por conter uma rica quantidade de antioxidantes, essa erva vai proteger as células da oxidação causada pelo excesso de radicais livres. Com isso o corpo fica mais protegido contra todos os tipos de doenças que ocorrem quando as células estão vulneráveis.

6. Redução da ansiedade

Até com isso ela contribui. Ela possui um efeito sedativo que ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a dormir melhor. Nesse caso, pode-se fazer um chá.

7. Fortalecimento de ossos e dentes

O cálcio está presente em boa quantidade nessa erva, fazendo com que seja benéfica também para o fortalecimento dos ossos e dos dentes. Esse é um benefício para pessoas de todas as idades, já que as crianças estão em fase e formação óssea e os idosos estão perdendo a densidade óssea e precisam de reposição.

Propriedades nutricionais

Como você viu, todo o corpo é beneficiado pelo seu consumo, de preferência quando ela é de fonte orgânica. Então, tudo isso acontece no corpo por causa dos nutrientes já mencionados e também desses que você consome a cada 100 gramas da erva:

  • Valor energético: 23 calorias;
  • Gorduras totais: 0,3 grama;
  • Colesterol: 0 grama;
  • Sódio: 45 microgramas;
  • Potássio: 420 microgramas;
  • Carboidratos: 4,7 gramas;
  • Fibra: 4 gramas;
  • Açúcar: 0,7 grama;
  • Proteína: 1,7 grama;
  • Cálcio: 100 microgramas;
  • Ferro: 0,9 micrograma;
  • Magnésio: 30 microgramas;
  • Vitamina C: 24 microgramas.

Como fazer: 4 receitas

Agora que já sabe quantos benefícios essa erva oferece, é hora de se inspirar com receitas para incluir no cardápio da semana.

1. Omelete

receita omelete com chicoria
Crédito: Tudo Gostoso

Se já costuma colocar folhas verdes, como espinafres, na omelete, pode colocá-la também. Um prato rápido, gostoso e muito nutritivo, seja para o café da manhã, o almoço ou o jantar.

2. Rolinhos com carne moída

receita rolinho de chicoria
Crédito: Guia da Cozinha

Esse é um belíssimo prato, além de muito saboroso e saudável, para servir como acompanhamento na mesa do almoço. Aqui a erva serve para embrulhar a carne e fica tudo muito macio e homogêneo.

3. Torta cremosa

receita torta de chicoria
Crédito: Tudo Gostoso

Quer servir um prato especial para sair do comum? Experimente fazer essa deliciosa torta. Pode servir sozinha, com vegetais refogados, arroz ou uma carne guisada. Só precisa da chicória, cebola, trigo, vinagre, óleo, sal, ovos, leite, fermento e orégano.

4. Refogado ao vinho

receita refogado de chicoria
Crédito: GShow

Essa é uma salada quente bem interessante para servir com um arroz integral e um frango assado, grelhado ou guisado. A receita leva, além da erva, alho, azeite, azeitonas pretas, tomate, sal e vinho tinto seco.

Como fazer xarope de chicória

Para fazer o xarope, você vai precisar conseguir o suco da raiz da planta. Vai usar 500 mililitros e misturar no fogo com 500 gramas de açúcar, mexendo até ganhar consistência de xarope.

Depois deve armazenar um frasco de vidro esterilizado e tomar 1 colher de café até 3 vezes ao dia, quando estiver com os sintomas de tosse com catarro. Não dê às crianças sem a permissão do pediatra.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

receitas benefícios abobrinha
Abobrinha: receitas e benefícios para a saúde
benefícios e receita lentilha
5 Benefícios da lentilha e uma deliciosa receita de sopa