em

5 Chás energéticos para aumentar a disposição

Com essas plantas e raízes em casa você não vai mais reclamar de fadiga e preguiça
melhores chás energéticos
Crédito: Freepik

Existem diversos alimentos que são energéticos naturais e ajudam a aumentar a disposição no dia a dia. Eles ativam o sistema nervoso central, liberam endorfinas ou aceleram o metabolismo, fazendo o corpo trabalhar em um ritmo mais engajado. Então, se ultimamente você tem se sentido fadigado por conta de uma rotina pesada, uma das formas de manter-se com boa disposição é tomando chás energéticos. Veja quais são os melhores.

Melhores chás energéticos

As plantas e especiarias que a natureza oferece são ricas fontes de todos os minerais que compõem o corpo humano. Logo, é nesses alimentos que vai encontrar toda a energia que precisa para manter o organismo em pleno funcionamento. No caso dos chás energéticos, escolhas as seguintes plantas:

1. Chá de louro

chás energéticos de louro
Crédito: Pixabay

O louro é uma planta que tem vitaminas A e C, niacina, riboflavina, ácido fólico, zinco, selênio e potássio. Quer dizer que ele ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, participa da produção de energia, protege as células da oxidação e atua na produção do sangue. Tudo isso é essencial para levar seus dias com mais disposição e saúde.

Para fazer o chá só precisa colocar 4 folhas de louro em infusão com 500 mililitros de água fervida, deixar agir por 10 minutos, coar e beber em duas porções durante o dia.

2. Ginseng

chás energéticos de ginseng
Crédito: Pixabay

O ginseng é uma raiz amplamente utilizada na medicina tradicional chinesa. Ele é facilmente encontrado nas lojas de produtos naturais em sua versão desidratada. O chá de ginseng é uma das melhores opções para dar energia, pois ele é estimulante e revitalizante.

Melhora a circulação do sangue, alivia o estresse, fortalece o sistema imunológico, é um tônico cerebral, aumentando a atenção e reduzindo a sonolência. A quantidade recomendada por dia é de 8 gramas de ginseng e deve tomar o chá apenas em momentos que sentir necessidade.

A receita é simples, só precisa ferver 100 mililitros de água, desligar e colocar 2,5 gramas de raiz de ginseng para fazer infusão. Depois de 10 minutos coe e beba, sem deixar sobrar para depois, por isso a dose é pequena.

3. Chá mate

chás energéticos tipo mate
Crédito: Dinheiro Rural

Esse é um chá muito popular e oferece efeito estimulante. Ele hidrata o organismo, ao mesmo tempo em que estimula nervos e músculos, combatendo a fadiga.

Para fazer o chá, coloque 1 litro de água para ferver e desligue o fogo assim que entrar em ebulição. Depois adicione 2 colheres de sopa de erva mate à água e deixe por 10 minutos em infusão. Depois coe e beba ao longo do dia.

4. Guaraná

chás energéticos de guaraná
Crédito: Sítio da Mata

Nativo do Brasil, o guaraná é popularmente conhecido por ser energético. Então, certamente entra na lista dos chás energéticos que pode tomar para aumentar a disposição. Ele possui em sua composição substâncias estimulantes, inclusive derivadas da cafeína. Além disso, ele oferece ferro, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, vitamina A e B para o organismo.

Então, quando chegar a hora de ir para a academia e bater aquela preguiça, você vai aquecer 200 mililitros de água e vai misturar meia colher de chá de pó de guaraná. Beba, aguarde uns minutos e vá praticar seu exercício com mais disposição.

5. Chá verde

chás energéticos tipo verde
Crédito: Pixabay

Esse é outro conhecido de todos. O chá verde contém uma boa dose de cafeína e por isso é um bom estimulante para quem não pode ingerir o ácido do café. Ele também é antioxidante, anti-inflamatório, melhora a pressão e é diurético.

Para ter um efeito ainda mais potente, pode experimentar fazer um chá verde com gengibre, que é uma raiz muito utilizada para acelerar o metabolismo, pois é termogênica.

Cuidados a ter

Ao escolher tomar chás energéticos para aumentar a disposição, é preciso ter cautela. Eles funcionam, mas nem sempre vão ser a solução. Esse cuidado é necessário, pois a sua fadiga e cansaço persistentes podem ser um sintoma de algum problema de saúde. Ao tomar os chás, você vai camuflar esse sintoma e não vai tratar o problema, que pode acabar agravando-o.

Outro ponto importante é que os chás são ideais para situações específicas ou para acompanhar uma rotina de quem se cuida, tem boa alimentação e somente deseja dar um gás no desempenho, que já é bom.

Evite tomar os chás energéticos em excesso para forçar seu organismo a funcionar melhor. Se você não estiver conseguindo dormir, por exemplo, não vai adiantar tomar chás o dia todo. A única coisa que vai resolver o seu problema é uma boa noite de sono. Então tenha esse respeito com o seu organismo. Se ele não responder bem aos chás e você continuar sentindo-se indisposto, procure um médico.

Por fim, conheça as propriedades de cada planta e especiaria utilizada nos chás para saber se o seu organismo não tem alergia ou qualquer outra reação adversa ao componente. Os chás que aceleram o metabolismo devem ser evitados à noite, pois podem atrapalhar o sono.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

carne-seca
10 Receitas deliciosas com carne-seca
sorvete de leite ninho
8 Receitas maravilhosas e fáceis de sorvete de leite Ninho