em

6 Alimentos energéticos para o seu dia a dia

Saiba quais são os efeitos dos alimentos energéticos e como eles podem ajudar na sua performance do dia a dia
alimentos energéticos
Crédito: Freepik

O organismo humano precisa de muitos nutrientes para ter um bom funcionamento e, assim, ter energia, que vem dos alimentos. Hoje você vai conhecer alguns dos alimentos energéticos que você pode consumir.

O que são?

Alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo. São bons exemplos os cereais, gorduras ou carnes. As gorduras são os alimentos que fornecem mais energia, possuindo 9 calorias por grama. Os carboidratos e proteínas fornecem 4 calorias por grama. O álcool também fornece energia, são 7 calorias por grama, mas deve ser evitado o consumo excessivo.

Alimentos energéticos e seus benefícios

Dentre os grupos dos alimentos, existem os reguladores e os construtores. Em conjunto, eles equilibram o organismo dando energia, prevenindo o surgimento de doenças, contribuindo para o crescimento e renovação dos tecidos e regulando todos os órgãos.

1. Ovos

alimentos energéticos ovo
Crédito: Unsplash

Os ovos têm uma significativa quantidade de proteínas de alta qualidade que, entre outras coisas, ajudam a ganhar massa muscular e força física.

Além disso, destaca-se também pelos carboidratos e gorduras essenciais, as quais participam nos processos que transformam os alimentos em energia.

2. Café

alimentos energéticos café
Crédito: Unsplash

Um dos mais famosos alimentos energéticos que tiram o sono, o café possui cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos, ácidos clorogênicos que juntos atuam no organismo melhorando a capacidade de concentração e dando energia.

3. Frutos secos

alimentos energéticos frutos secos
Crédito: Wikimedia Commons

Os frutos secos não só contribuem para melhorar o rendimento físico e mental, mas também freiam a sensação de ansiedade e influenciam de forma positiva a atividade metabólica.

São ricos em proteínas de alta qualidade, além de antioxidantes e ácidos graxos essenciais, são alimentos muito completos, de significativo poder calórico e energético.

4. Açaí

alimentos energéticos açaí
Crédito: Wikimedia Commons

A fruta que é cultivada no Brasil é um excelente fonte energética. É um dos melhores antioxidantes por ser rico em ômega 3 e 6, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1. Além disso, o açaí possui um elevado teor de antocianinas (pigmento responsável pela sua cor violeta), capaz de favorecer a circulação sanguínea e combater o colesterol alto.

Quanto à ingestão, deve-se ter atenção ao seu elevado valor calórico, sendo mais interessante consumi-lo, por exemplo, após realizar algum tipo de exercício.

5. Mel de abelha

alimentos energéticos mel
Crédito: Unsplash

O mel é uma boa fonte de energia. É menos calórico do que o açúcar e a sua composição, rica em vitaminas e importantes minerais, ajuda a tratar doenças respiratórias, reforça o sistema imunológico e possui, ainda, função cicatrizante e proteção para a pele.

6. Goji berry

alimentos enegéticos goji
Crédito: Freepik

Considerada uma das frutas que mais beneficiam a saúde, a goji berry tem sido usada para aumentar energia e liberar hormônios há milhares de anos na medicina chinesa.

Elas aumentam a habilidade do corpo de suportar o estresse e auxilia no bom humor, mente e memória mais saudáveis, enquanto dão a energia que você precisa.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

versiculos sobre familia
5 Versículos sobre família
puxar assunto
Como puxar assunto: 5 ideias que sempre funcionam