em

Chá de noz-moscada: para que serve e como fazer

Se você usa a noz-moscada somente para temperar a comida, está deixando de aproveitar mais benefícios desse condimento

chá de noz-moscada
Crédito: Pexels

A noz-moscada é muito utilizada como tempero em receitas doces e salgadas, considerada especiaria indispensável na culinária de várias partes do mundo. Só que essa noz vai além de oferecer mais sabor aos alimentos. Ela também oferece valiosas propriedades à saúde quando utilizada corretamente. Veja a seguir quais são os benefícios do chá de noz-moscada.

Benefícios para a saúde

chá de noz-moscada principais beneficios
Crédito: Pixabay

A árvore da noz-moscada é a moscadeira, nativa da Indonésia. A noz tem propriedades que estimulam o emagrecimento, melhoram a saúde do sistema digestivo e ajudam a desintoxicar o organismo.

Ajuda a emagrecer

O chá de noz-moscada pode ser incluído em uma rotina alimentar saudável para estimular o emagrecimento por meio da sua propriedade desintoxicante. Quando o organismo consegue eliminar de forma natural o excesso de toxinas, os órgãos voltam a trabalhar melhor, as células desinflamam e o emagrecimento se torna uma consequência.

Melhora a digestão

O efeito antioxidante e anti-inflamatório também atua no processo digestivo, aliviando cólicas, prevenindo gases e fortalecendo o estômago.

Alivia sintomas de ansiedade e insônia

A noz-moscada ajuda a relaxar os músculos e tem propriedades sedativas que contribuem para o alívio dos sintomas de ansiedade, estresse e insônia. Deve ser usada junto com o tratamento médico, pois cada caso necessita de cuidados especiais e somente o chá pode não ser o bastante.

Tem efeito antioxidante

O efeito antioxidante é muito importante para as células do corpo todo. Quando elas estão oxidadas, não funcionam corretamente, inflamam e dão origem a diversas doenças, inclusive o câncer. Então esse chá contribui com a saúde das células, mas terá efeito positivo quando aliado a uma rotina de vida saudável.

Alivia dores

As dores musculares podem ser tratadas aplicando o chá de noz-moscada como compressa sobre o local afetado, seja depois de uma prática esportiva ou uma lesão muscular. Como a noz tem propriedades sedativas e relaxantes, contribui com o alívio da dor. Faça a compressa quente.

Desintoxica rins e fígado

O chá de noz-moscada ajuda a livrar o fígado e os rins do excesso de toxinas absorvidas ao longo do dia e que dificultam o funcionamento desses órgãos. Ajuda também a dissolver as pedras nos rins, dependendo do tamanho, prevenindo ácido úrico e doenças inflamatórias, como artrite.

Como fazer o chá

Se você já tem algumas nozes em casa que rala na hora de temperar a comida, pode fazer o chá com metade de uma. Ferva 1 litro de água e rale meia noz-moscada na hora. Misture os dois ingredientes e deixe em infusão de 3 a 5 minutos. Depois coe e quando estiver morno pode beber. Se preferir, adicione um pouco de mel e gengibre, conforme seu gosto.

Como e quando tomar

Tome cuidado para não exagerar no chá, pois ele pode causar confusão mental e dificuldade motora, além de palpitação, alucinações, náuseas e sudorese. Respeite a quantidade diária recomendada que é de 2 colheres de chá de noz-moscada ralada para adultos.

Esse chá não deve ser tomado por crianças com menos de 2 anos, gestantes ou lactantes. Faça-o conforme recomendado e beba em momentos diferentes do dia no caso de precisar tratar alguns dos problemas listados nos benefícios do chá para a saúde.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados, alie o uso do chá a uma rotina de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fazer chá de arnica

Chá de arnica: benefícios e como preparar

receitas de feijoada

7 Receitas de feijoada para fazer no fim de semana