chá de folha de pitanga
Crédito: Pixabay
em

6 Benefícios do chá de folha de pitanga para a saúde

As folhas da pitangueira podem ser usadas de diferentes formas, não apenas como chá. Saiba mais como aproveitá-las.

A pitanga é uma frutinha pequena, muito popular no Brasil pelo seu sabor e também por ser rica em vitaminas e minerais. Mas não é só a fruta que promove benefícios à saúde. O chá de folha de pitanga também é muito bom para tratar diversas enfermidades.

6 Benefícios do chá de folha de pitanga

As plantas sempre surpreendem por serem compostas de substâncias que agem muito bem na saúde humana em diversos aspectos. Esse é o caso do chá de folha de pitanga, que interfere tanto em pequenas inflamações como em tratamentos contra o câncer.

1. Possui ação anti-inflamatória

Por seu potencial efeito anti-inflamatório, as folhas de pitanga podem ajudar a combater as inflamações no corpo. Ela combate tanto aquelas causadas por imunidade baixa quanto as crônicas, como os tipos de artrite. Mas para esses casos é recomendado que o médico informe a quantidade a utilizar, como parte do tratamento com medicamentos.

2. Melhora o funcionamento do intestino

As propriedades depurativas  e digestivas das folhas de pitanga ajudam a regular o funcionamento do intestino.

3. Atua como bactericida

Com efeito positivo no combate a vários tipos de bactérias, o chá de folha de pitanga é útil para tratar bactérias que afetam o intestino, além de limpar feridas, de secar aftas e de prevenir gengivite e infecções na garganta, por exemplo.

4. Possui propriedade analgésica e antitérmica

O chá da folha de pitanga ajuda a reduzir a temperatura do corpo no caso de febre e também atua como um leve analgésico nos casos de dores de cabeça, de dores nos músculos e de mal estar.

5. Combate os radicais livres

Por conter antioxidantes, a folha de pitanga ajuda a combater os radicais livres que impedem a renovação das células quando estão em grande quantidade no organismo. Com esse efeito, as células ficam mais saudáveis. Isso evita desde o envelhecimento precoce até tumores, pois ambos ocorrem devido a células doentes ou que já não conseguiam mais funcionar.

6. Regulação da pressão arterial e taxas de açúcar no sangue

Pesquisas recentes cada vez mais comprovam a utilidade do chá de folha de pitanga para regular a pressão e também para a redução das taxas de açúcar no sangue, melhorando a qualidade de vida de hipertensos e de diabéticos.

Como fazer o chá caseiro?

O chá de folhas de pitanga deve ser feito preferivelmente com as folhas frescas, mas você também pode comprá-las desidratadas nas lojas de produtos naturais ou no supermercado. Veja como é simples de fazer:

Ingredientes

  • Folhas de pitanga: 3 colheres de sopa;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Leve a água para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo.

2. Adicione as folhas na água, abafe por 10 minutos, coe e está pronto para beber, até 3 xícaras ao dia.

Outros usos da folha de pitanga

Além do chá de folha de pitanga, outros usos também podem ser atribuídos às folhas, não somente ao fruto. Por exemplo, pode colher folhas bem novas da pitangueira, lavá-las bem e adicionar em saladas frescas. Também é possível colocar as folhas em um pilão e macerar junto com outras especiarias para usar como tempero em pratos quentes, como caldos, sopas e molhos.

As folhas mais maduras são bem aromáticas, então podem ser colocadas em sucos de fruta natural. Assim como o chá de folha de pitanga, a fruta também é muito benéfica para a saúde, então use a criatividade para inclui-la no cardápio.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Veja no vídeo abaixo como fazer uma deliciosa geleia de pitanga caseira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

óleo de rícino para barba

Para que serve usar óleo de rícino para barba e como aplicá-lo?

óleo de coco emagrece

Óleo de coco emagrece, sim ou não? Veja como utilizá-lo no dia a dia