queimar folha de louro
Crédito: Freepik
em

Benefícios em queimar folha de louro

Você sabia que existem diversos benefícios em queimar folha de louro em sua casa? Conheça quais são agora

A folha de louro é muito aromática e apreciada na culinária e na medicina natural, mas você sabia que queimar folha de louro pode ser uma das formas de usufruir dos benefícos da planta? Um dos principais fatores para que isso seja possível é a presença de 16 compostos fitoquímicos, como afirma esse estudo, realizado pela Embrapa.

De acordo com a Embrapa: “o óleo essencial contém geraniol, linalol, cineol, terpineno, eugenol e pineno, além de ácidos orgânicos, ácidos graxos e tanino”. Esses fitoquímicos são excelentes para tratar diversas doenças.

Boa parte desses compostos é colocada em suspensão através da fumaça emitida quando se queima a folha, de onde provém os seus benefícios.

Veja também: as propriedades do chá de folha de louro

Queimar folha de louro é bom para quê?

Essa erva aromática é muito mais do que um simples tempero. Há várias outras formas de utilização dessa planta como infusões, óleo essencial e a defumação. Conheça as vantagens que queimar folha de louro traz para o organismo:

1. Reduz a ansiedade

Queimar folhas de louro ajuda a diminuir a ansiedade. O linalol, presente nessa erva, é uma substância de origem natural, sendo um fitonutriente. A Associação Americana de Enfermeiros de Anestésicos recomenda queimar duas a três folhas de louro por aproximadamente 10 minutos, pois isso irá reduzir a ansiedade e melhorar o ânimo.

2. Alivia dores de cabeça

O cineol, elemicin e pineno ajudam a aliviar dores de cabeça e enxaqueca. Além disso, as folhas de louro são úteis para os casos de fadiga, dando aquela energia extra depois de uma crise de cefaleia. O eugenol é excelente para melhorar a dor, tendo também ação contra vírus e bactérias.

3. Limpa o aparelho respiratório

O louro é excelente para os pulmões devido à presença de mirceno e eugenol. É um medicamento natural e fantástico, que auxilia na limpeza das vias aéreas, através da fumaça da queima das folhas de louro.

Ele tem uma forte ação anti-inflamatória, que ajuda a tratar as vias respiratórias superiores mais rapidamente, pois entra diretamente por elas. Além disso, possui pineno, que tem ação broncodilatadora e expectorante, ajudando a melhorar gripes, alergias respiratórias, bronquites e resfriados.

4. Combate bactérias

O geraniol, presente também na fumaça da folha de louro, é um excelente antibiótico, combate (quando em forma de chá) bactérias como E. Coli, 3 tipos de staphylococcus e a cândida albicanis.

No trato respiratório, age contra o streptococcus pneumoniae, streptococcus pyogenes e streptococcus aureus, inclusive via defumação, sendo um auxiliar interessante para tratar problemas respiratórios.

5. Melhora as capacidades cerebrais

O pineno, expelido pelas folhas durante o processo de queima, ajuda a aliviar diversos problemas como a ansiedade, como já foi dito, paranoia e a perda de memória de curto prazo, melhorando a cognição.

Isso acontece por causa da ação do pineno no organismo, que atua como um protetor dos neurônios, melhorando a concentração, memória e lucidez.

Como queimar folha de louro

Ao queimar a folha de louro, você deve ter alguns cuidados para garantir a eficácia e segurança.

1. Coloque as folhas em uma travessa de barro ou outra que possa receber calor
2. Coloque longe de cortinas, roupas, toalhas ou quaisquer materiais que possam pegar fogo
3. Use duas a três folhas por vez, para ter a eficácia esperada
4. Deixe que a fumaça se espalhe pela casa
5. Não inale a fumaça diretamente, deixe que o aroma invada o ambiente e desfrute
6. Lembre-se de que esse artigo é composto por dicas, com caráter informativo, e não substitui uma consulta com o seu médico de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas faceis de abobrinha recheada

10 Receitas de abobrinha recheada

Bactérias poderão matar mais que câncer em 2050

Bactérias poderão matar mais que câncer em 2050