Menu

10 Opções de chá de flores e seus benefícios para saúde

Entre os benefícios do chá de flores estão desde propriedades anti-inflamatória até ação afrodisíaca.

Crédito: Unsplash

Publicidade

Além de embelezar os jardins e os cantos da casa e transmitir um delicioso perfume, algumas flores oferecem benefícios para a saúde e são amplamente utilizadas na gastronomia, principalmente sob a forma de chá de flores.

Afinal, o uso de plantas medicinais não vem de hoje, e as flores estão entre esses ingredientes capazes de aliviar sintomas, prevenir doenças, ajudar na perda de peso e melhorar o funcionamento do organismo.

10 Melhores flores para fazer chá

Antes de sair pegando flores das árvores na rua ou do vasinho de casa saiba que nem todas podem ser consumidas. Algumas espécies são tóxicas e podem provocar até parada cardíaca, como as azaléias, antúrios, violeta-de-cheiro, rosa do deserto e plantas leitosas.

Mesmo as flores liberadas para o consumo merecem cuidado antes da ingestão. Vale perguntar ao médico se o consumo pode interagir com outros medicamentos ou não é recomendado para determinadas condições.

Publicidade

Veja quais são os melhores chás de flores para sua saúde.

Hibisco

Crédito: Unsplash

Velho conhecido por suas propriedades diuréticas e termogênicas, o hibisco também é rico em antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce. É também um excelente desintoxicante e reduz os riscos de doenças cardiovasculares, além de controlar a pressão sanguínea e as taxas de colesterol.

Lavanda

Crédito: Unsplash

A lavanda é muito usada como fragrância e o chá de flores pode incomodar pelo sabor que remete à perfumes. Mas os benefícios compensam: é uma das plantas com propriedades cicatrizantes, e a compressa do chá pode ser aplicada sobre ferimentos na pele.
Também é um poderoso sedativo, que relaxa, ajuda a dormir e combate a ansiedade, e analgésico, reduzindo dores como cólicas menstruais, dor de estômago e dor de cabeça.

Amor-perfeito

Crédito: Pixabay

Com efeito diurético e laxante, ajuda na perda de peso e combate a prisão de ventre. No entanto é mais utilizado para combater a acne, pois tem propriedades cicatrizantes e bactericidas, e pode ser aplicado em compressas ou chá de flores.

Publicidade

Também é anti-inflamatório, antitérmico, calmante e imunoestimulante ou seja, reforça o sistema imunológico.

Gerânio

Crédito: Pixabay

O chá de flores, nesse caso, pode ser usado como compressa para tratar acne, pois o gerânio tem propriedades adstringentes, antissépticas e cicatrizantes.

Calêndula

Crédito: Wikipedia

Também com propriedades cicatrizantes, o chá de calêndula é antifúngico, antibiótico e anti-inflamatório e combate infecções vaginais, hemorroidas e feridas na pele.

Publicidade

Além disso, melhora a saúde dos olhos e é um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e das células do corpo.

Verbena

Crédito: Pixabay

O chá de verbena ajuda a relaxar, alivia os sintomas pré-menstruais e é um aliado da saúde bucal. Também é conhecido pelas propriedades afrodisíacas e por combater problemas respiratórios e cardiovasculares.

Mas cuidado, pois a planta estimula o apetite e pode contribuir para o ganho de peso!

Publicidade

Dente-de-leão

Crédito: Pixabay

O  dente-de-leão ajuda a eliminar os resíduos tóxicos do organismo e limpar o sangue. Consequentemente, previne doenças como artrose, aterosclerose e problemas de fígado, além de aliviar os sintomas associados à menstruação.

Jasmim

Crédito: Wikipedia

Calmante e relaxante, o chá de flores de jasmim é muito usado para aliviar coceiras na pele, ansiedade, irritabilidade e insônia. Também tem ação emoliente, rejuvenescedora e revigorante.

Rosa branca

Crédito: Unsplash

As pétalas da rosa branca são calmantes naturais, recomendadas para aquele período de estresse ou para quem sofre de ansiedade. Além disso, têm propriedades laxativas, anti-inflamatórias e adstringentes.

Publicidade

Capuchinha

Crédito: Pixabay

Azedinha e rica em vitamina C, a capuchinha é uma PANC (planta alimentícia não convencional) muito usada na gastronomia e que também pode ser servida como chá. É antibiótica, expectorante, digestiva e diurética.

Leave a Reply

Sair da versão mobile