em

10 Opções de chá de flores e seus benefícios para saúde

Entre os benefícios do chá de flores estão desde propriedades anti-inflamatória até ação afrodisíaca.
chá de flores
Crédito: Unsplash

Além de embelezar os jardins e os cantos da casa e transmitir um delicioso perfume, algumas flores oferecem benefícios para a saúde e são amplamente utilizadas na gastronomia, principalmente sob a forma de chá de flores.

Afinal, o uso de plantas medicinais não vem de hoje, e as flores estão entre esses ingredientes capazes de aliviar sintomas, prevenir doenças, ajudar na perda de peso e melhorar o funcionamento do organismo.

10 Melhores flores para fazer chá

Antes de sair pegando flores das árvores na rua ou do vasinho de casa saiba que nem todas podem ser consumidas. Algumas espécies são tóxicas e podem provocar até parada cardíaca, como as azaléias, antúrios, violeta-de-cheiro, rosa do deserto e plantas leitosas.

Mesmo as flores liberadas para o consumo merecem cuidado antes da ingestão. Vale perguntar ao médico se o consumo pode interagir com outros medicamentos ou não é recomendado para determinadas condições.

Veja quais são os melhores chás de flores para sua saúde.

Hibisco

chá de hibisco
Crédito: Unsplash

Velho conhecido por suas propriedades diuréticas e termogênicas, o hibisco também é rico em antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce. É também um excelente desintoxicante e reduz os riscos de doenças cardiovasculares, além de controlar a pressão sanguínea e as taxas de colesterol.

Lavanda

chá de lavanda
Crédito: Unsplash

A lavanda é muito usada como fragrância e o chá de flores pode incomodar pelo sabor que remete à perfumes. Mas os benefícios compensam: é uma das plantas com propriedades cicatrizantes, e a compressa do chá pode ser aplicada sobre ferimentos na pele.
Também é um poderoso sedativo, que relaxa, ajuda a dormir e combate a ansiedade, e analgésico, reduzindo dores como cólicas menstruais, dor de estômago e dor de cabeça.

Amor-perfeito

chá de amor-perfeito
Crédito: Pixabay

Com efeito diurético e laxante, ajuda na perda de peso e combate a prisão de ventre. No entanto é mais utilizado para combater a acne, pois tem propriedades cicatrizantes e bactericidas, e pode ser aplicado em compressas ou chá de flores.

Também é anti-inflamatório, antitérmico, calmante e imunoestimulante ou seja, reforça o sistema imunológico.

Gerânio

chá de gerânio
Crédito: Pixabay

O chá de flores, nesse caso, pode ser usado como compressa para tratar acne, pois o gerânio tem propriedades adstringentes, antissépticas e cicatrizantes.

Calêndula

chá de calendula
Crédito: Wikipedia

Também com propriedades cicatrizantes, o chá de calêndula é antifúngico, antibiótico e anti-inflamatório e combate infecções vaginais, hemorroidas e feridas na pele.

Além disso, melhora a saúde dos olhos e é um poderoso antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e das células do corpo.

Verbena

chá de verbena
Crédito: Pixabay

O chá de verbena ajuda a relaxar, alivia os sintomas pré-menstruais e é um aliado da saúde bucal. Também é conhecido pelas propriedades afrodisíacas e por combater problemas respiratórios e cardiovasculares.

Mas cuidado, pois a planta estimula o apetite e pode contribuir para o ganho de peso!

Dente-de-leão

chá de dente-de-leão
Crédito: Pixabay

O  dente-de-leão ajuda a eliminar os resíduos tóxicos do organismo e limpar o sangue. Consequentemente, previne doenças como artrose, aterosclerose e problemas de fígado, além de aliviar os sintomas associados à menstruação.

Jasmim

chá de jasmim
Crédito: Wikipedia

Calmante e relaxante, o chá de flores de jasmim é muito usado para aliviar coceiras na pele, ansiedade, irritabilidade e insônia. Também tem ação emoliente, rejuvenescedora e revigorante.

Rosa branca

chá de rosa branca
Crédito: Unsplash

As pétalas da rosa branca são calmantes naturais, recomendadas para aquele período de estresse ou para quem sofre de ansiedade. Além disso, têm propriedades laxativas, anti-inflamatórias e adstringentes.

Capuchinha

chá de capuchinha
Crédito: Pixabay

Azedinha e rica em vitamina C, a capuchinha é uma PANC (planta alimentícia não convencional) muito usada na gastronomia e que também pode ser servida como chá. É antibiótica, expectorante, digestiva e diurética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

família abandona cão surdo
Família abandona cão surdo em abrigo depois do animal ser picado por milhares de abelhas
substituir ovo na receita
Como substituir ovo na receita de sete maneiras