Crédito: Wikipedia
em

Chá de erva-príncipe: benefícios e como tomar

Talvez você conheça essa planta por outros nomes, e até tenha plantada no seu quintal

Publicidade

Se você achou que não conhecia essa planta pelo nome, saiba que o chá de erva-príncipe é a mesma coisa que chá de capim-cidreira, também conhecido por capim-santo ou capim-limão. Agora ficou familiar, certo? Apesar de tantos nomes populares, o nome científico dessa planta é Cymbopogon citratus, e você vai conhecer agora quais são os benefícios que ela oferece à saúde, como preparar e consumir o chá.

Benefícios do chá de erva-príncipe

Crédito: Wikipedia

A erva-príncipe é uma planta nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. Quando as folhas são cortadas, exalam um gostoso aroma semelhante a limão, por isso que um dos seus nomes populares é capim-limão. Além de muito aromática e de resultar em um chá reconfortante, essa planta faz bem para a saúde de diferentes formas, veja só:

Melhora a digestão e trata alterações estomacais

A ação bacteriana e antiespasmódica dessa planta ajuda a tratar a dor de estômago. Se a dor persistir, é melhor ir ao médico, pois a planta trata a dor, não necessariamente a causa da dor.

Analgésico e anti-inflamatório

Além da dor de estômago, a erva-príncipe pode aliviar dores leves de cabeça, musculares, de tensão e de reumatismo, o que inclui dores de artrite, artrose, bursite, febre reumática, fibromialgia, lúpus, gota e dor nas costas.

Publicidade

Veja também: Receita de garrafada para dores reumáticas

Protege o coração

Se você mantiver um estilo de vida saudável, o chá de erva-príncipe vai dar uma força extra na proteção da saúde cardíaca, pois a planta é boa para manter o colesterol regulado.

Reduz do inchaço

Quando você tem inchaço por causa de retenção de líquidos, esse chá é um bom tratamento devido seu poder diurético, atuando junto com os outros cuidados recomendados pelo médico.

Publicidade

Alivia os sintomas da gripe

Quando estiver com gripe ou resfriado, o chá de erva-príncipe vai ajudar a aliviar a tosse, o mal-estar geral, o excesso de muco e a asma. Pode ser inalado para um melhor efeito no sistema respiratório.

Como fazer chá de erva-príncipe e como tomar?

A receita é muito simples. Coloque 1 colher de chá das folhas picadas numa xícara e cubra com água fervente. Tampe, espere esfriar, coe muito bem e beba a seguir.

Pode tomar de 3 a 4 xícaras por dia, dependendo da necessidade, mas não é recomendado tomar mais do que isso.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Veja também: 11 chás para pressão alta e seus benefícios para o coração

7 Benefícios da yoga para a saúde e qualidade de vida

Bebê e cachorro: preparando a casa para uma convivência saudável