Menu

Chá de endro: veja para que serve e como preparar

Conheça mais sobre as propriedades dessa planta que costuma ser usada como tempero

Crédito: Pixabay

Publicidade

O chá de endro é feito da planta cientificamente chamada de Anethum graveolens, nativa da Ásia. No Brasil também é chamado de anega, aneto, dill e funcho-bastardo. Se não quiser fazer o chá para tratar de alguns problemas de saúde e prevenir outros, pode usar folhas, sementes e frutos do endro para condimentar a comida. A seguir, saiba o que o chá de endro oferece de bom para a saúde.

Veja também: benefícios e como fazer chá de alfavaca

Benefícios para a saúde

As folhas e as sementes do endro são as partes utilizadas para fazer o chá. Você pode comprá-las em farmácias e lojas de produtos naturais. Os benefícios são os seguintes:

1. Atua como diurético

Ele estimula a produção de urina, o que é bom para quem sofre com retenção de líquidos ou está com infecção urinária. Muitos remédios para esse problema atuam na bexiga enquanto a urina é eliminada, por isso é importante fazer bastante xixi durante o tratamento, sempre lembrando de repor o líquido eliminado com mais água e chá.

2. Age no sistema respiratório

Por causa das suas propriedades como expectorante e antiespasmódico, ele pode ser um bom aliado no tratamento de problemas respiratórios. O ideal é que seu uso seja permitido pelo médico, garantindo que não irá interferir no tratamento recomendado.

Publicidade

3. Melhora a digestão

Com a permissão do pediatra, esse chá pode ajudar no alívio das cólicas dos bebês por ser antiespasmódico. Nos adultos o chá ajuda a tratar a indigestão, náuseas e desordens gastrointestinais leves.

4. Analgésico e anti-inflamatório

Essas duas propriedades do endro são úteis para diversas situações. É um chá que ajuda a aliviar dores reumáticas, de pancadas, de cólicas menstruais, dor de barriga, de ouvido e de garganta. É aquele chazinho que ajuda a se sentir melhor quando algo não está bem.

Como fazer

Crédito: Wikimedia Commons

Tendo algumas folhas e sementes de endro em casa, o preparo do chá é muito simples.

  1. Ferva uma xícara de água e coloque dentro 1 colher de sobremesa da planta picada;
  2. Deixe tampado e em infusão por 5 minutos;
  3. Quando estiver morno pode coar e beber. Se quiser, pode adicionar uma colher de café de mel.

Contraindicações e cuidados

Consumindo até duas xícaras ao dia, em períodos diferentes, o endro é uma planta segura. Ainda assim, há o risco de causar efeitos colaterais em pessoas com predisposição a alergias.

Publicidade

O ideal é que faça uso da planta como coadjuvante do tratamento médico, pois cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado.

Sair da versão mobile