em

Benefícios e como preparar o chá de cereja

Essa deliciosa frutinha pode ser consumida de diversas formas, inclusive como um chá que faz bem à saúde.
chá de cereja
Crédito: Pixabay

A cereja é mais conhecida no Brasil na sua versão em calda, e não é tão comum encontrar a fruta fresca. Mas é somente a fruta fresca que deve-se usar para fazer o chá de cereja. A versão em calda tem excesso de açúcar e perda de nutrientes, então deixe-a apenas para decorar os pratos que preparar.

A razão de não ser fácil encontrar a cereja fresca nas feiras e supermercados é porque ela não é cultivada no Brasil. A árvore da cereja é a cerejeira, conhecida pela sua linda floração branca e rosa. Mas para que ela germine e se desenvolva, necessita de mais de mil horas de frio abaixo dos 7 °C, o que não acontece nas terras brasileiras.

Mas mesmo sendo difícil é possível encontrar cereja in natura no Brasil, talvez não tão fresca porque vem de longe, e talvez não tão barata porque é importada. Mas se tiver acesso à ela, aproveite para usufruir dos seus excelentes benefícios à saúde. Veja quais são e aprenda a fazer o chá.

Benefícios do chá de cereja para a saúde

benefícios chá de cereja para saúde
Crédito: Pxhere

Os benefícios são encontrados na fruta toda, até no cabinho e nas folhinhas. Então pode usar todas as partes para fazer o chá que você vai aprender no próximo tópico. Mas antes, veja como a fruta atua no seu organismo.

1. Ajuda a dormir melhor

A cereja contém uma substância chamada melatonina, que no organismo é um hormônio produzido para estimular o sono. Mas nem todo mundo tem esse hormônio regulado e acaba sofrendo com insônia. Tomar um chá de cereja pode ajudar.

2. Faz o intestino trabalhar melhor

Intestino preso é um problema muito comum e incômodo, gerando diversos efeitos colaterais desagradáveis. Uma das formas mais eficientes de fazer o intestino voltar a ser regulado é através de uma alimentação saudável, rica em água e fibras. No chá de cereja você encontra tudo isso, além do seu efeito laxativo.

3. Melhora a saúde das células

Os antioxidantes presentes na cereja ajudam as células de todo o corpo a se livrarem dos excessos de radicais livres que fazem elas oxidarem. Então, quando eles são eliminados, elas podem voltar a se renovar, melhorando o funcionamento do organismo todo e prevenindo doenças.

4. Age como anti-inflamatório

As inflamações acontecem na parte interna e externa do corpo, quando algo não está bem. Desde inflamações de pele até nas articulações, a chamada atrite, todos esses processos geram dor, inchaço e precisam ser investigados pelo médico. Mas no tratamento o chá de cereja é um bom aliado, pois a fruta é conhecida por ser um poderoso anti-inflamatório.

5. Aliada dos diabéticos

As pessoas pré-diabéticas ou diabéticas precisam ser bem criteriosas na hora de escolher as frutas que vão consumir. Mas a cereja está entre as frutas permitidas, quando in natura, não em calda. Isso porque ela tem um índice glicêmico bem baixo, não provocando picos de açúcar no sangue.

Como preparar o chá?

fazer receita de chá de cereja
Crédito: Pxhere

O chá de cereja pode ser feito com a própria fruta. Se tiver os cabinhos, separe-os e deixe secar ao sol por alguns dias. Depois coloque junto no chá. Também pode comprar os cabinhos desidratados prontos em lojas de produtos naturais. Veja como fazer.

Ingredientes

  • Água: 200 mililitros;
  • Cerejas frescas: 5 unidades;
  • Suco de limão: meia unidade.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver e desligue assim que levantar fervura.

2. Em seguida, adicione as cerejas lavadas e misturadas com o suco de limão. Deixe tampado em infusão até amornar. Depois coe e beba.

Dica: Se não quiser fazer com a fruta, use ½ colher de sopa dos cabinhos secos ao sol para 200 mililitros de água e faça o mesmo procedimento.

Como e quando tomar?

De acordo com os benefícios da cereja que você viu acima, o chá pode ser útil quando estiver com sintomas iniciais de infecção urinária, pressão alta, gripe, intestino preso, dores musculares ou nas articulações e quando não estiver conseguindo dormir.

A quantidade a tomar deve ser de, no máximo 3 xícaras ao dia. Pelo fato de ser uma fruta com poder laxante, se tomar demais pode acabar tendo cólicas e diarreia. Sendo assim, deve evitar o chá no caso de já ter algum problema intestinal diagnosticado, pois ele pode atrapalhar o tratamento.

Caso os sintomas do problema que você está tentando tratar com o chá da fruta não reduzam em alguns dias, procure um médico.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

sinais de amizade verdadeira
8 Sinais de amizade verdadeira para prestar atenção
cão milagroso
Cão “milagroso” que ficou meses sem ser alimentado faz incrível retorno