em

Benefícios e como fazer chá de casca de romã

Ótimo para pele e saúde bucal, o chá de casca de romã também ajuda a prevenir o câncer e o Alzheimer.
chá de casca de romã
Crédito: Pxhere

A romã, ao lado da uva e da lentilha, não pode faltar na ceia de fim de ano, pois dizem que suas sementes trazem prosperidade e dinheiro no bolso. O chá de casca de romã traz tantos benefícios quanto suas sementes, principalmente para quem sofre de dor de garganta e outras inflamações.

Se tiver um pé de romã por perto não deixe de preparar a bebida e usufruir dos nutrientes e vitaminas presentes na casca da fruta. Pesquisas indicam, inclusive, que ela é capaz de prevenir o câncer e o Alzheimer.

Aqui você encontra:

7 Benefícios do chá de casca de romã

Rica em vitaminas A e do complexo B, além de ferro, cálcio e antioxidantes, a casca da romã é melhor aproveitada se estiver lisinha e redonda, pois não sofreu oxidação e contaminação como nas frutas com casca aberta. Veja os benefícios do chá de casca de romã para a saúde.

1. Previne o câncer e o envelhecimento precoce

A casca da romã é rica em antioxidantes, que atuam no combate dos radicais livres. Isso traz dois benefícios principais, que são a prevenção ao envelhecimento precoce e, consequentemente, uma pele mais rejuvenescida. Evita também a formação de células cancerígenas.

O ácido elágico presente na fruta também impede a proliferação descontrolada de células tumorosas, principalmente nos casos de câncer de próstata e mama.

2. Ajuda na prevenção do Alzheimer

Os antioxidantes encontrados na casca da romã são responsáveis por uma série de benefícios, inclusive a prevenção do Alzheimer. Em estudo conduzido pela USP, animais tratados com extrato da casca de romã tiveram a atividade da enzima acetilcolinesterase inibida em até 77%. Essa enzima atua de forma prejudicial nas terminações nervosas.

Outros fatores determinantes foram a redução das placas amiloides, que é característica da doença, e aumento dos níveis de substâncias que favorecem a sobrevivência dos neurônios.

3. Tem propriedades anti-inflamatórias

O chá de casca de romã é muito usado para tratar dor de garganta, pois é conhecido como excelente anti-inflamatório. Mas suas propriedades vão muito além disso e aliviam dores crônicas e agudas em diferentes tecidos. Um exemplo é o uso do chá para aliviar as dores consequentes da fibromialgia, principalmente nas articulações e musculares.

4. Trata problemas de estômago

A ingestão do chá forma uma camada protetora da mucosa gástrica, o que ajuda a tratar doenças do estômago e do trato intestinal. Isso porque os taninos, característicos pelo sabor amargo, aumentam a reabsorção de água e reduzem a secreção de cloreto de sódio, tornando o funcionamento dos órgãos melhor.

5. Previne cáries e gengivite

A casca de romã tem função antibacteriana, portanto previne a formação de placas bacterianas na boca e problemas consequentes, como a periodontite, gengivite, cáries e inflamações em geral.

6. Faz bem pra pele

Além dos antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, o chá de casca de romã ainda é rico em vitamina C, vitamina A e ácido elágico, deixando as unhas e cabelo maravilhosos.

7. É ótimo para a saúde cardiovascular

Rico em magnésio, o chá reduz a pressão arterial em curto e médio prazo e inibe a formação de placas nas artérias, fator importante que diminui o risco de acidente vascular cerebral e infartos.

Chá de casca de romã emagrece?

Não é uma de suas principais funções, mas pode ajudar na perda de peso. Isso porque tem ação desintoxicante, que atua limpando os órgãos e melhorando a circulação e oxigenação sanguínea.  Portanto pode eliminar resíduos tóxicos do organismo e pode ser incluso na dieta.

Como fazer o chá de casca de romã

Veja como preparar o chá e comece a consumi-lo ainda hoje.

Ingredientes

  • Casca da romã: 1 xícara de chá;
  • Água: 1 litro;
  • Melaço ou mel para adoçar.

Modo de preparo

1. Ferva a água e as casca de romã em uma panela por cinco minutos.

2. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais cinco minutos.

3. Coe a bebida e adoce a vontade.

4. Consuma morna.

Quando e como tomar

Você pode consumir até dois copos por dia, sempre antes das refeições e ainda morno. É importante não requentar a bebida ou guarda-la para consumir outros dias, pois isso pode acarretar em perda nutricional.

Contraindicações e cuidados

Algumas pessoas podem sofrer de alergia da fruta e apresentar sintomas como coriza, coceira, inchaço e até dificuldade para respirar. Esteja ciente de que você pode consumir a bebida tranquilamente antes de prepará-la.

Por diminuir a pressão arterial, o chá de casca de romã também não é recomendado para quem sofre de pressão baixa ou fará uma cirurgia em até duas semanas. Não se sabe ainda se a bebida é segura para gestantes e lactantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
orações de são josé
3 Orações de São José para os corações aflitos
chá de casca de abacaxi
Como fazer chá de casca de abacaxi e benefícios