chá de romã
Crédito: Pixabay
em

Como fazer e para que serve o chá de romã

Como fazer e para que serve o chá de romã

Publicidade

A romã é uma fruta com formato interno diferente, mas é bem popular em todo o país. Por fora ela se parece com uma goiaba vermelha, e ao abrir você vê diversos grãos vermelhos muito bonitos. A fruta é doce, tem um sabor único e é muito saudável. É por isso que pode-se fazer o chá de romã para tratar diferentes problemas de saúde. Veja como fazer a bebida, quais são os benefícios e contraindicações.

Como fazer chá de romã

Uma boa forma de fazer o chá de romã é utilizando a casca da fruta, que contém todos os seus nutrientes benéficos para a saúde. A receita é muito simples.

Ingredientes

  • Casca de romã: 10 gramas;
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparo

Publicidade

1. Comece lavando muito bem a casca da romã.

2. Coloque a água para ferver. Desligue e coloque a casca dentro. Abafe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.

3. Depois é só coar e beber. Se a intenção for tratar algum problema, pode ingerir de 2 a 3 xícaras do chá fresco por dia.

Publicidade

Benefícios para a saúde

para que serve chá de romã na saúde
Crédito: Pixabay

O componente da romã que promove boa parte de seus efeitos medicinais é o ácido elágico, um antioxidante que previne doenças porque mantém as células mais saudáveis. Mas esse não é o único benefício.

1. Prevenção do câncer

Justamente por causa do efeito antioxidante das células é que o chá feito com romã ajuda a prevenir o câncer. Isso porque um câncer é um acúmulo de células doentes, e evitando que elas atinjam esse estágio, a doença não acontece. Claro que essa prevenção não depende apenas do chá, mas sim de hábitos saudáveis em todos os aspectos da vida.

2. Prevenção da anemia

O principal fator responsável pela anemia é a deficiência de ferro no organismo, embora não seja o único. Mas quando isso ocorre, além do tratamento médico para saber a causa, também é importante aumentar o consumo desse mineral, conforme a orientação médica. O chá de romã é uma rica fonte de ferro, então pode ajudar.

Publicidade

3. Combate da diarreia

A diarreia é um sintoma de diferentes problemas de saúde, então deve-se ir ao médico para saber a causa e obter o tratamento mais adequado. Porém, enquanto a consulta não acontece, o chá da romã pode ajudar a reduzir o sintoma porque contém taninos, compostos que ajudam o intestino a absorver água.

4. Deixar a pele mais saudável

A ação antioxidante de proteção das células, além de ajudar a prevenir o câncer, também atua na proteção e no rejuvenescimento da pele, que é o maior órgão do corpo. Com células limpas, saudáveis e renovadas, a pele fica mais bonita, viçosa e lisa. Esse efeito também estende-se para os cabelos e as unhas.

5. Prevenção de problemas bucais

O chá da romã age dentro da boca com seu efeito bactericida. Sendo assim, junto de uma higiene bucal adequada, ajuda a prevenir cáries, aftas e outras inflamações e infecções.

Publicidade

6. Fortalecimento do sistema imunológico

É necessário manter o sistema imunológico bem fortalecido para que ele esteja sempre pronto para combater invasores causadores de doenças. Nesse sentido, o chá da romã é importante porque contém diferentes vitaminas e minerais essenciais para o sistema imune.

7. Equilíbrio da pressão arterial

O chá de romã também tem uma ação benéfica no relaxamento dos vasos sanguíneos. Assim previne-se o aumento da pressão arterial e, como consequência, melhora as funções cardiovasculares.

Grávida pode tomar?

De modo geral o consumo da romã em qualquer formato deve ser cuidadoso. Em grande quantidade ou por períodos prolongados ela pode causar grave intoxicação no sistema nervoso. As crianças com menos de 12 anos não devem consumir a fruta, e as gestantes só devem consumir com acompanhamento médico e esporadicamente.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

sabonete de barbatimão

Para que serve o sabonete de barbatimão? Aprenda a receita

alimentos que queimam gordura

7 Alimentos que queimam gordura corporal mais rápido