chá de bálsamo
Crédito: Wikimedia Commons
em

Chá de bálsamo: como fazer e para que serve essa planta

Inflamações, dores causadas por processos inflamatórios e até diabetes podem ser tratados com o uso desse chá

O chá de bálsamo é um remédio popular muito conhecido. O nome científico da planta é Sedum dendroideum, então procure sempre por esse nome quando quiser se tratar com o verdadeiro bálsamo, pois há várias outras espécies de plantas que levam esse nome. Veja para que serve o bálsamo e como fazer o chá.

Veja também: remédios caseiros para gastrite

Para que serve

chá de bálsamo para que serve e como usar
Crédito: Freepik

Se você tiver um pezinho de bálsamo na sua casa, poderá fazer uso dessa planta com facilidade. O chá de bálsamo, na verdade, não é a mais eficaz forma de uso da planta, pois ao ser colocada na água quente ela pode reduzir algumas de suas propriedades. O ideal mesmo é consumir as folhas cruas, bem lavadas. Mas não quer dizer que o chá seja ineficaz. Ele funciona bem para os seguintes benefícios:

1. Úlceras estomacais e gastrite

Existem muitas causas para as úlceras estomacais e a gastrite, desde estresse até excesso de alimentos ácidos, medicamentos e inflamação por bactérias. O fato é que esse chá é um ótimo remédio, pois atua no organismo como anti-inflamatório e analgésico, aliviando a dor e tratando o problema ao mesmo tempo. Ainda assim, consulte seu médico antes de se tratar com esse chá para ter certeza de que é realmente esse o seu problema.

2. Analgésico e anti-inflamatório

Assim como mencionado acima, ele tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias eficientes que atuam também para outros tipos de inflamação, não apenas as de estômago.

As dores de garganta, infecções urinárias e a bronquite crônica, por exemplo, podem ser aliviadas e tratadas com o chá morno das folhas de bálsamo. Pode também fazer o chá e aplicar como uma compressa sobre alguma inflamação na parte externa do corpo, como de queimadura, frieira ou contusões.

3. Redução da glicemia

Pessoas que sofrem com diabetes vivem em busca de soluções para manter a doença sob controle, já que ela não tem cura. A alimentação é o primeiro ponto a ser adaptado, pois é crucial para manter as taxas de glicose equilibradas na corrente sanguínea.

Mas o chá também pode ajudar de forma muito eficiente. Ele pode reduzir o índice glicêmico alto em até 50%, dependendo do caso. Fale com seu médico sobre essa solução, pois é uma oportunidade de reduzir a quantidade de medicamentos sintéticos no seu organismo.

Como fazer chá de bálsamo

A receita é semelhante a do suco de bálsamo, pois você só vai precisar de 3 ou 4 folhinhas da planta, bem lavadas e frescas, e 1 xícara de água quente.

Assim que a água começar a ferver, coloque as folhas dentro e deixe fervendo por 5 minutos em fogo baixo. Depois desligue, tampe o recipiente e deixe mais 10 minutos descansando em infusão. Por fim é só coar e usar.

Como e quando tomar

Com o chá pronto, você pode beber quando estiver morno ou aplicar sobre as inflamações da pele, embebendo o líquido em um pano de algodão bem limpo. O chá pode ser usado 2, 3 ou 4 vezes ao dia, em horários espaçados, conforme a gravidade da inflamação. Lembre-se, também, que não basta só fazer uso da planta para obter seus resultados.

É preciso manter o médico informado, caso seja um problema mais sério como diabetes, além de adaptar o seu estilo de vida para hábitos saudáveis. A alimentação, boas noites de sono e a prática diária de alguma atividade física são essenciais para que o seu corpo consiga se curar com ajuda do remédio natural que é o bálsamo.

salada de berinjela

Receitas de salada de berinjela: sugestões para refeições coloridas

lifting caseiro como fazer

Lifting caseiro: saiba o que é esse tratamento e como fazer