em

Para que serve e como fazer chá de amora branca

Confira todos os benefícios desse chá para a saúde e veja como é fácil fazer em casa.

chá de amora branca
Crédito: Wikimedia

O chá de amora branca é uma daquelas dicas infalíveis de vó para vários probleminhas de saúde que todo mundo tem uma vez na vida. Veja agora quais são os benefícios da amora branca, como fazer o chá e os cuidados que deve ter ao ingerir.

Benefícios do chá de amora branca

O que faz o chá de amora branca atuar em diferentes aspectos da saúde são as suas propriedades digestiva, antioxidante, calmante, antidiabética, diurética e emagrecedora. Veja em detalhes como essas propriedades atuam.

1. Ação antioxidante

A ação antioxidante quer dizer que o chá de amora branca ajuda a eliminar o excesso de radicais livres que se grudam nas células do corpo e fazem elas oxidarem, abrindo espaço para doenças.

2. Melhora a qualidade do sono

Por ser uma bebida calmante, esse chá ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila e a pegar no sono com mais facilidade. Mas ele deve ser bebido pelo menos meia hora antes de ir dormir, e sem comer nada junto.

3. Alivia os sintomas da TPM

Por acalmar as contrações uterinas e ser calmante da mente, o chá ajuda a reduzir as dores da cólica. Por ser diurético, contribui para eliminar o inchaço que tanto incomoda as mulheres nesse período da menstruação.

4. Alivia diarreia

Quando você está com diarreia que não seja por uma causa conhecida específica, o chá de amora ajuda a normalizar o sistema gastrointestinal. Mas caso não sinta os efeitos desejados, pode ser que o problema esteja sendo causado por algo mais sério que necessite de cuidados médicos.

5. Fortalece os ossos e dentes

As folhas da amora branca são ricas em cálcio e magnésio, minerais essenciais para a formação e manutenção dos ossos e dentes. O chá é especialmente bom para quem sofre alguma fratura e está em recuperação, além de ser recomendado para idosos na intenção de previr a osteoporose.

6. Trata inflamações nas mucosas da boca

Por ter efeito anti-inflamatório e cicatrizante, o chá da folha de amora branca é um bom aliado para tratar problemas como infecção de garganta, afta, sapinho e outras inflamações. Nesse caso o bochecho e gargarejo são os modos de uso mais recomendados.

Chá de amora emagrece?

Por ser diurético, o chá de amora branca estimula a eliminação do líquido retido no corpo. Esse líquido provoca inchaço e até o aumento de peso. Além disso, depois de eliminar o excesso de líquido o corpo consegue trabalhar melhor em favor do emagrecimento.

Como fazer o chá?

A receita do chá de amora branca é muito simples. Pode comprar as folhas desidratadas em uma loja de produtos naturais ou no supermercado. Mas se tiver acesso a uma árvore, é ainda melhor colher as folhas frescas.

Ingredientes

  • Folhas de amora: 4 folhas frescas ou 1 colher de sopa de folhas desidratadas;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Se as folhas forem frescas, lave-as.

2. Depois coloque a água para ferver e desligue o fogo assim que levantar fervura.

3. Coloque as folhas na água e tampe o recipiente, deixando a infusão acontecer até que o chá esteja morno.

4. Depois é só beber, até 4 xícaras ao longo do dia. Não faça uma quantidade maior do que 1 litro, pois o chá deve ser bebido em até 24 horas para não haver perda de nutrientes.

Dica de como tomar

Como você viu, pode-se tomar até 4 xícaras de chá de amora branca ao longo de um dia. Mas também terá bons efeitos se beber menos do que isso, como, por exemplo, apenas uma xícara de forma isolada em um dia que não estiver conseguindo dormir.

Se o objetivo for tratar problemas na mucosa da boca, o ideal é usar o chá para fazer gargarejo e bochecho, pois assim ele age mais efetivamente no local afetado.

Evite misturar gengibre ou canela se pretende absorver o efeito calmante, porque essas especiarias provocam justamente o efeito contrário. No máximo coloque uma colher de sopa de mel em cada xícara, mas apenas se achar necessário. Quanto mais puro for o chá, melhor. Pode beber morno ou frio.

Contraindicações e cuidados a ter

Assim como todo remédio, caseiro ou não, o excesso faz mal. Então, se beber mais do que 4 xícaras ao dia por um período prolongado, como por mais de uma semana, poderá ter efeitos colaterais. Esses efeitos variam de pessoa para pessoa, mas são náuseas, dor de estômago e efeitos tóxicos no fígado, que não vai conseguir metabolizar tantas propriedades do chá acumuladas.

Se estiver tomando algum medicamento é melhor falar com o médico antes de fazer uso do chá para saber se há risco de ele interagir com o medicamento e cortar seu efeito.

O chá não é recomendado para gestantes e pessoas com problemas de fígado.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, siga uma dieta saudável e uma rotina com atividades físicas regulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

comer alho cru

Comer alho cru faz mal?

óleo de babaçu

O que é e para que serve o óleo de babaçu?