cereja preta benefícios para a saúde
Crédito: Freepik
em

Cereja preta: 7 benefícios e formas de consumo para ter mais saúde

Afinal, as cerejas pretas não servem só para embelezar sobremesas e deixar tudo mais gostoso, ela pode fazer muito bem para a sua saúde

A cereja preta é também conhecida por cereja selvagem ou cereja negra. Mais do que deixar sobremesas lindas e refinadas, ela tem também muitos benefícios para a saúde. Conheça quais são e as formas de consumo dessa poderosa fruta.

Benefícios das cerejas pretas

Ela é uma fruta doce, que se apresenta em forma de cacho e que chega a ter três centímetros de diâmetro. Suas árvores podem alcançar os nove metros de altura e as flores, que liberam um agradável perfume, geralmente são de cor branca. O cultivo das cerejeiras é feito essencialmente na parte leste dos Estados Unidos e em todo território europeu.

Essa pequena fruta ajuda a manter a boa forma do seu organismo, pois é rica em nutrientes essenciais para seu bom funcionamento. Veja quais são os principais benefícios do seu uso continuado.

Ação anti-inflamatória

Um estudo comprovou que a cereja preta tem forte ação anti-inflamatória, sendo excelente para combater diversas doenças. Entre as mais importantes estão os problemas cardíacos, derrames e doenças autoimunes. Além disso, pode ajudar a tratar artrite, artrose e lúpus.

Ajuda a combater a gota

Ela reduz a quantidade de ácido úrico no organismo, ajudando a combater a gota e seus efeitos secundários. O nível de urato foi significativamente reduzido em diversas mulheres que participaram desse estudo, confirmando o benefício.

Recuperação muscular

Fica exausto no final do dia ou depois de fazer atividade física? Basta comer 50 cerejas (ou o suplemento equivalente a elas). Esse estudo mostrou que elas podem ajudar a reduzir a dor e a fraqueza que se sente, quando os músculos são muito exigidos.

Colabora no controle da diabetes

O mesmo estudo sugeriu também que o consumo de cerejas pretas pode ajudar a regular a metabolização do açúcar em pessoas diabéticas. Dessa forma, há uma menor necessidade de aplicar insulina e melhora a qualidade de vida.

Auxilia na redução do colesterol

Suco de cereja preta ajuda a reduzir os níveis de gorduras no sangue, incluindo o colesterol, em pessoas obesas. O estudo concluiu que não se observava os mesmos resultados em pessoas magras, sendo mais indicado para quem está com sobrepeso.

Apoia o tratamento da hipertensão

Uma pesquisa afirmou que basta uma xícara de suco concentrado de cereja preta para ajudar a reduzir a pressão arterial. Isso acontece porque ela é rica em antocianina, ajudando na circulação sanguínea e consequentemente, na redução da pressão arterial.

É ótima para a mente

Consumir 25 cerejas por dia ajuda a melhorar sua capacidade cognitiva, memória, qualidade do sono e, obviamente, seu humor. É o que afirma uma investigação, confirmando a redução da quantidade de cortisol no organismo e o aumento de antocianina.

Contraindicações e cuidados

Apesar de ter diversos benefícios para corpo e mente, elas devem ser utilizadas com cautela. Sua suplementação em forma de comprimido só pode ser utilizada com recomendação médica ou de um nutricionista. Isso porque, em excesso, pode vir a causar diversos problemas para quem consome.

Entre eles estão os problemas gastrointestinais, seja por causa de fortes cólicas estomacais ou pela diarreia causada. Além disso, em grande quantidade, o açúcar ingerido também é elevado, podendo ser um problema para muitas pessoas. Quem tem síndrome do intestino irritável ou bactérias no intestino delgado não deve consumir.

Como consumir

A cereja preta é muito usada na culinária brasileira em tortas, sorvetes, refrigerantes, geleias, licores e sobremesas variadas. Além de ser um ingrediente principal, é muito comum que este fruto sirva de adorno em alguns pratos.

Em muitas ocasiões é também um substituto da convencional cereja vermelha, pois tem mais acentuação de sabor. A cereja selvagem liga bem com o chocolate amargo e por isso, faz sucesso na receita do bolo floresta negra. Mas ela pode ser consumida também de outras formas.

Existem suplementos alimentares, sucos desintoxicantes e até mesmo sucos concentrados, para serem utilizados com indicação médica ou do nutricionista. Você pode encontrar esses compostos em farmácias ou lojas de produtos naturais. Mas lembre que sempre com autorização médica, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Cientistas descobrem vírus que ataca o câncer

Cientistas descobrem vírus que ataca o câncer

Pecados que você comete todos os dias sem saber!

10 Pecados que você comete todos os dias sem saber!