em

Centella asiática emagrece: sim ou não?

Essa planta é bem conhecida na medicina popular de várias partes do mundo devido aos vários benefícios que oferece à saúde

centella asiática emagrece como-usar
Crédito: Freepik

Nativa do sul da Ásia, das ilhas do Pacífico e da Austrália, a centella asiática é uma planta consumida em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Suas propriedades oferecem benefícios na redução da celulite, no alívio do estresse e da ansiedade, no rejuvenescimento das células e no equilíbrio da pressão. Mas um dos benefícios mais procurados é para quem deseja um estímulo extra para emagrecer. Então, será que a centella asiática emagrece? Veja agora.

Veja também: chás detox para emagrecer

Centella asiática emagrece mesmo?

consumir centella asiática emagrece ou não
Crédito: Wikimedia Commons

É verdade que a centella asiática emagrece, ou melhor, contribui com o processo de emagrecimento dentro de uma dieta prescrita por nutricionista e um estilo de vida que inclua a prática diária de atividade física.

Isso acontece porque a planta é diurética, ou seja, estimula a produção de urina para que o corpo elimine o excesso de líquidos retidos e de toxinas que causam inchaço e dificultam o emagrecimento.

Além do efeito diurético, a planta também ajuda a emagrecer por ter ativos anti-inflamatórios e amenizar o estresse e a ansiedade. Quando o corpo está em desequilíbrio é comum que pequenas inflamações internas aconteçam, mesmo que não sejam percebidas, fazendo com que seja muito mais difícil emagrecer.

Pessoas que vivem sobre alta carga de estresse ou ansiedade também têm dificuldade de manter uma alimentação saudável e equilibrada, sem falar na qualidade do sono que é afetada. Tudo isso interfere diretamente no emagrecimento.

Mas como já mencionado, a planta é útil para acelerar o emagrecimento, desde que seja inserida em um estilo de vida saudável, de preferência com um plano alimentar prescrito por um nutricionista. É necessário reunir um conjunto de novos hábitos para que o corpo volte a entrar em equilíbrio e eliminar o excesso de peso de forma saudável e definitiva.

Como usar centella asiática para emagrecer

Mesmo sendo uma planta segura para consumo, a centella asiática não deve ser usada por mais de seis semanas consecutivas. É importante fazer uma pausa e nunca exagerar na dose, já que ela age aos poucos e em conjunto com outros hábitos saudáveis. Sendo assim, use-a das seguintes formas:

Cápsulas

Em farmácias comuns, de manipulação ou em lojas de produtos naturais é possível encontrar a centella asiática em forma de cápsulas. Se você não tem certeza se pode ter alguma sensibilidade aos componentes da planta, o ideal é que só comece a usar com prescrição médica. Mas de modo geral, a recomendação é de 2 cápsulas 3 vezes ao dia, após as principais refeições.

Infusão

Outra forma, ainda mais comum, de usar essa planta é tomando o chá. Compre um pacotinho com folhas desidratadas e faça uma xícara de chá para tomar depois de cada uma das refeições principais. O chá pode ser feito misturando 1 colher de sopa das folhas em 1 litro de água acabada de ferver. Depois de  minutos em infusão, coe e beba em 3 doses em horários espaçados.

Xarope

Existe também em forma de xarope, geralmente em vidros de 500 ml. Deve-se misturar 15 mldo xarope em 1 litro de água para ir tomando ao longo do dia. Da mesma forma que nas recomendações anteriores, para obter os efeitos desejados o xarope deve ser consumido junto com uma dieta prescrita pelo nutricionista, mantendo a prática diária de atividade física. Leia a bula com atenção para conhecer as contraindicações e possíveis efeitos colaterais.

moer pimenta

Como moer pimenta para tempero

janaúba

Janaúba: o que é e benefícios