em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Centella asiática: para que serve e como tomar?

Conheça os benefícios dessa planta popular
centella asiática
Crédito: Pxhere

A centella asiática (centelha asiática) é uma planta com excelentes propriedades medicinais utilizadas há muitos anos na medicina Ayurveda. A planta, também chamada de gotu kola, é nativa do sul da Ásia, da Austrália e das Ilhas do Pacífico. No Brasil ela é muito usada como chá e tem vários benefícios.

Benefícios da centella asiática

centella asiática benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons

Essa planta tem efeito vasodilatador, estimula a produção de colágeno e ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Conheça esses e outros benefícios.

Elimina celulite

A celulite é causada por gordura acumulada. Então para que ela desapareça, além de começar a praticar uma alimentação saudável e atividade física todos os dias, pode usar a centella asiática como aliada. A planta vai estimular a circulação, melhorando a absorção de nutrientes para tratar a celulite.

Rejuvenesce a pele

Esse efeito serve tanto para rejuvenescer a pele quanto também ajuda no tratamento da celulite. A planta contribui com a síntese e a reabsorção do colágeno, proteína essencial para a regeneração da pele, bem como para a sua elasticidade e firmeza.

Ajuda a perder peso

Em dietas de emagrecimento também pode adicionar no cardápio uma xícara de chá para ajudar de diversas formas. A planta reduz a quantidade de gordura nas células, ajuda a controlar o apetite, é diurética, trata e previne inflamações e desintoxica o corpo. Tudo isso é muito importante para conseguir perder peso eliminando gordura.

Alivia a ansiedade e o estresse

Seu chá também pode ser eficaz para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade em um momento de tensão, pois a planta diminui os níveis dos hormônios que desencadeiam esses sintomas.

Mantém a pressão equilibrada

Para esse efeito também é importante levar um estilo de vida saudável, já que não resolveria tomar chá de centella asiática todos os dias e abusar no sal. Se estiver com bons hábitos, o chá pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e a fortalecer as paredes dos vasos, melhorando a pressão.

Como tomar

A dose geral recomendada para consumo da planta para fazer chá é de 180 a 500 microgramas de centella asiática ao dia. Essa quantidade varia de pessoa para pessoa, por isso deve tomar aos poucos para observar qualquer reação adversa.

Se for tomar cápsulas, a dose geral são 2 cápsulas ao dia, com 250 microgramas cada e em horários diferentes. Tem também cremes para celulite à base dessa planta que podem ser aplicados de manhã e à noite.

Como fazer o chá

centella asiática como fazer o chá
Crédito: Wikimedia Commons

Você pode tomar o chá de centella asiática até 4 vezes por dia, em horário espaçados, se estiver sentindo que não tem nenhum efeito colateral. Para fazer o chá deve ferver uma xícara de água, depois misturar uma colher de chá de folhas desidratadas e picadas da planta e deixar em infusão por 5 minutos. Coe e beba quando estiver morno, sem adoçar.

Efeitos colaterais e cuidados a ter

Não ultrapasse a dose recomendada por dia, pois ela pode causar efeitos como pressão baixa, sonolência, irritação de pele e dor de cabeça.

Em alta dose na corrente sanguínea essa planta prejudica a saúde de pessoas com problemas de fígado, então é melhor evitar.

Não é recomendado o uso também para diabéticos, gestantes, pessoas com colesterol alto e gastrite. Se quiser testar, consulte o médico e tome cuidado com a quantidade. Qualquer efeito colateral, procure um especialista.

Preço e onde comprar

A centella é uma planta bem comum no Brasil, em especial para fazer o chá. Você encontra por menos de R$ 5 no supermercado, na farmácia e nas lojas e produtos naturais. Se quiser a versão em cápsulas vai pagar em média R$ 25 por 60 unidades, dependendo da marca e dos miligramas.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados, mantenha um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
pão de queijo light
Pão de queijo light: 10 receitas maravilhosas
bolsas nos olhos
Bolsas nos olhos: causas e como eliminar