Menu

Castrar animal de estimação: sim ou não?

Tire suas dúvidas e veja qual é a melhor decisão.

Crédito: Pxhere

Publicidade

A dúvida é frequente e os motivos são muitos. Quais são as vantagens e desvantagens de castrar animal de estimação? Há quem pense que a castração vai evitar que o cão macho fique demarcando território, que a cadela não vai sujar a casa, que o gato vai ficar mais calmo. Também há quem esteja preocupado com as doenças que podem ser evitadas e em evitar o excesso de reproduções. De fato, tudo isso pode ser levado em consideração.

Castrar ou não castrar animal de estimação?

Crédito: Pxhere

Seja para cães ou gatos, a castração é uma medida preventiva para diversas coisas. Há muito mais benefícios do que desvantagens. Veja a seguir:

Benefícios da castração

Ao castrar um cachorro, de fato ele vai parar com o hábito de demarcar território, fazendo xixi por tudo. E esse não deve ser o único motivo para castrá-lo. Ele também vai ter uma expectativa de vida aumentada, com menor risco de câncer de testículo, e ainda vai continuar tendo interesse pelas fêmeas, mesmo não podendo engravidá-las.

Por outro lado, ele não vai mais se agarrar nas pernas dos seus convidados. Também não vão mais querer ficar fugindo e brigando, já que essas são atitudes de causa hormonal.

Publicidade

No caso da cadela, o grande benefício da castração é a redução drástica do risco de câncer nas glândulas mamárias. Essa é uma doença muito comum nas cadelas não castradas e quanto mais demorar para castrar, mais risco de adoecer ela vai ter.

A castração também evita a gravidez psicológica, que pode até gerar leite e inflamar as tetas. Evita infecções uterinas e aumenta a expectativa de vida.

Para os gatos e gatas, a castração vai fazer com que eles fiquem mais calmos e comportados. Vão sair menos de casa e, com isso, correr menos risco de se machucarem. Claro que assim também evitam-se as gestações indesejadas, o que é um bem para todos, pois evita-se gatinhos abandonados por aí.

Os comportamentos indesejáveis dos felinos em casa também reduzem. A demarcação de território, os móveis arranhados, a agressividade e afins.

Publicidade

Desvantagens

No caso dos felinos, uma das desvantagens da castração é a tendência à obesidade. Então você vai precisar manter o gatinho bem ativo e cuidar com a quantidade de ração que vai dar a ele. O risco não é o mesmo para os cães.

Não há outras desvantagens a listar, então, pode-se concluir que castrar animal de estimação é uma ótima decisão para você e para o seu pet.

Como é feita a castração?

Crédito: Pixnio

A castração é igual para gatos e cachorros. Só varia entre machos e fêmeas.

Publicidade

Nas cadelas e gatas, a castração consiste na retirada total do útero e dos ovários. O veterinário seda o animal com anestesia geral, abre a barriga para a retirada dos órgãos e fecha. A recuperação leva em média uma semana.

Nos machos é feita a retirada total dos testículos. É uma cirurgia menos invasiva do que a das fêmeas, embora também delicada, e de recuperação mais rápida.

Qual o melhor momento?

Crédito: Pixnio

Castrar animal de estimação é uma atitude que deve ser tomada o quanto antes. De preferência, antes do primeiro cio no caso das fêmeas, pois assim reduz para quase zero o risco de câncer. Para os machos também, pois quanto mais cedo, melhor eles acostumam com as mudanças hormonais. Esse “mais cedo” considera-se entre os 6 e 8 meses de vida.

Publicidade

Diferença entre castração e esterilização

Crédito: Pxhere

A diferença entre castração e esterilização é que na castração são removidos os órgãos reprodutores por completo. Já na esterilização eles são removidos parcialmente ou é feito apenas um bloqueio, chamados de vasectomia para os machos e laqueadura para as fêmeas, da mesma forma que é dito para humanos.

Na esterilização, como não há retirada total dos órgãos reprodutores, os animais continuam com o instinto reprodutor e o cio. Então é uma solução apenas para evitar a reprodução. Para obter todos os benefícios de comportamento e qualidade de vida mencionados anteriormente, a melhor opção é a castração.

Ainda está pensando em adotar um amigo? Veja o que considerar antes de ter um animal de estimação em casa.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile