em

Castrar animal de estimação: sim ou não?

Tire suas dúvidas e veja qual é a melhor decisão.
castrar animal de estimação
Crédito: Pxhere

A dúvida é frequente e os motivos são muitos. Quais são as vantagens e desvantagens de castrar animal de estimação? Há quem pense que a castração vai evitar que o cão macho fique demarcando território, que a cadela não vai sujar a casa, que o gato vai ficar mais calmo. Também há quem esteja preocupado com as doenças que podem ser evitadas e em evitar o excesso de reproduções. De fato, tudo isso pode ser levado em consideração.

Castrar ou não castrar animal de estimação?

beneficios de castrar animal de estimação
Crédito: Pxhere

Seja para cães ou gatos, a castração é uma medida preventiva para diversas coisas. Há muito mais benefícios do que desvantagens. Veja a seguir:

Benefícios da castração

Ao castrar um cachorro, de fato ele vai parar com o hábito de demarcar território, fazendo xixi por tudo. E esse não deve ser o único motivo para castrá-lo. Ele também vai ter uma expectativa de vida aumentada, com menor risco de câncer de testículo, e ainda vai continuar tendo interesse pelas fêmeas, mesmo não podendo engravidá-las.

Por outro lado, ele não vai mais se agarrar nas pernas dos seus convidados. Também não vão mais querer ficar fugindo e brigando, já que essas são atitudes de causa hormonal.

No caso da cadela, o grande benefício da castração é a redução drástica do risco de câncer nas glândulas mamárias. Essa é uma doença muito comum nas cadelas não castradas e quanto mais demorar para castrar, mais risco de adoecer ela vai ter.

A castração também evita a gravidez psicológica, que pode até gerar leite e inflamar as tetas. Evita infecções uterinas e aumenta a expectativa de vida.

Para os gatos e gatas, a castração vai fazer com que eles fiquem mais calmos e comportados. Vão sair menos de casa e, com isso, correr menos risco de se machucarem. Claro que assim também evitam-se as gestações indesejadas, o que é um bem para todos, pois evita-se gatinhos abandonados por aí.

Os comportamentos indesejáveis dos felinos em casa também reduzem. A demarcação de território, os móveis arranhados, a agressividade e afins.

Desvantagens

No caso dos felinos, uma das desvantagens da castração é a tendência à obesidade. Então você vai precisar manter o gatinho bem ativo e cuidar com a quantidade de ração que vai dar a ele. O risco não é o mesmo para os cães.

Não há outras desvantagens a listar, então, pode-se concluir que castrar animal de estimação é uma ótima decisão para você e para o seu pet.

Como é feita a castração?

como é feita a castração
Crédito: Pixnio

A castração é igual para gatos e cachorros. Só varia entre machos e fêmeas.

Nas cadelas e gatas, a castração consiste na retirada total do útero e dos ovários. O veterinário seda o animal com anestesia geral, abre a barriga para a retirada dos órgãos e fecha. A recuperação leva em média uma semana.

Nos machos é feita a retirada total dos testículos. É uma cirurgia menos invasiva do que a das fêmeas, embora também delicada, e de recuperação mais rápida.

Qual o melhor momento?

quando deve castrar animal de estimação
Crédito: Pixnio

Castrar animal de estimação é uma atitude que deve ser tomada o quanto antes. De preferência, antes do primeiro cio no caso das fêmeas, pois assim reduz para quase zero o risco de câncer. Para os machos também, pois quanto mais cedo, melhor eles acostumam com as mudanças hormonais. Esse “mais cedo” considera-se entre os 6 e 8 meses de vida.

Diferença entre castração e esterilização

castrar ou esterilizar qual o melhor
Crédito: Pxhere

A diferença entre castração e esterilização é que na castração são removidos os órgãos reprodutores por completo. Já na esterilização eles são removidos parcialmente ou é feito apenas um bloqueio, chamados de vasectomia para os machos e laqueadura para as fêmeas, da mesma forma que é dito para humanos.

Na esterilização, como não há retirada total dos órgãos reprodutores, os animais continuam com o instinto reprodutor e o cio. Então é uma solução apenas para evitar a reprodução. Para obter todos os benefícios de comportamento e qualidade de vida mencionados anteriormente, a melhor opção é a castração.

Ainda está pensando em adotar um amigo? Veja o que considerar antes de ter um animal de estimação em casa.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
seis considerações antes de ter animal de estimação em casa
6 Coisas a considerar antes de ter animal de estimação em casa
como organizar festa do pijama
7 Dicas de como organizar festa do pijama