em

6 Coisas a considerar antes de ter animal de estimação em casa

Muitas mudanças vão acontecer na sua vida com a chegada de um animal de estimação. Você está preparado?
seis considerações antes de ter animal de estimação em casa
Crédito: Freepik

Engana-se quem pensa que ter animal de estimação em casa não dá trabalho. De fato é um trabalho prazeroso para quem ama os bichinhos, mas é preciso muita dedicação. Antes de ter animal de estimação em casa, pense que isso é quase como ter uma criança. Eles têm necessidades diárias, personalidade própria, ficam doentes, precisam de lazer, educação e atenção.

Então antes de se comprometer por uma vida inteira, você deve pensar muito bem em todos esses fatores. Para lhe ajudar com essa tarefa, veja a seguir as recomendações do que precisa levar em consideração.

O que levar em conta antes de ter um animal de estimação em casa: 6 dicas

Antes de ter animal de estimação em casa, você tem seus próprios hábitos. Com a chegada do pet, muita coisa vai mudar na rotina. Você vai precisar se adaptar e talvez fazer alterações no ambiente.

Vai precisar ser consciência de que ele é um ser vivo e age por si mesmo, ainda que seja adestrado. Então vai fazer travessuras e lhe proporcionar surpresas. É claro que também vai ser um ótimo amigo, vai fazer você rir, estar sempre por perto como uma companhia perfeita. Tudo isso faz valer a pena, só resta saber se você está disposto a abrir sua casa para ele.

1. Novos custos mensais

ter animal em casa custos
Crédito: Freepic.diller

Antes de ter animal de estimação em casa, consulte seu orçamento. Você vai precisar incluir custos com ração, banho, brinquedos, cama, coberta, cuidados veterinários e vai aumentar o uso dos produtos de limpeza e da conta de água, mesmo que só um pouco.

2. Tempo para conviver

ter animal em casa tempo
Crédito: Freepic.diller

Antes de ter animal de estimação em casa, reflita sobre por que você quer isso. Se você quer dividir sua vida com uma nova companhia, faz sentido. Mas se for passar apenas poucas horas com o pet por dia, não vale a pena. Seria como convidar um amigo para ir lhe visitar e ficar fazendo faxina ao invés de dar atenção a ele.

3. Novos hábitos

ter animal em casa hábitos
Crédito: Freepic.diller

Se você não costuma sair de casa para caminhar ou correr todos os dias, vai precisar mudar esse hábito. Especialmente se o animal que pretende ter for um cão. Aliás, até mesmo os gatinhos gostam de passear na rua, é uma boa ideia para manter a saúde deles em dia.

4. Espaço o suficiente

ter animal em casa espaço
Crédito: Bearfotos

É possível ter animais em apartamento, mas nem todos os tipos. Então, antes de ter animal de estimação em casa, pesquise sobre as características da personalidade desse animal e as necessidades de espaço que ele tem. Assim, todos vão ficar felizes. Ele, você e os vizinhos.

5. Adaptação do espaço

ter animal em casa adaptação
Crédito: Freepic.diller

Além de garantir que vai ter espaço suficiente para que o seu pet e você vivam com conforto e bem-estar, também é possível que precise fazer adaptações nos ambientes. Mudar móveis de lugar, definir um local para banheirinho, determinar se vai deixar o animal subir nos móveis, remover objetos frágeis dos ambientes.

Você simplesmente não vai poder controlar todas as atitudes do seu pet, muito menos deixá-lo confinado em um pequeno cômodo só para que ele não bagunce a casa. Dependendo de qual animal quer ter, também precisa garantir que a casa seja cercada ou que as janelas tenham tela. O ambiente deve ser seguro e talvez precise investir nisso.

6. Avalie seu estilo de vida

ter animal em casa estilo de vida
Crédito: Freepik

Você viaja muito? Vive sozinho e não terá com quem deixar seu animal de estimação quando estiver ausente? Nem todos em casa estão de acordo com a ideia? Isso é um problema. Antes de ter animal de estimação em casa, lembre-se que ele necessita de companhia, de carinho, de tudo o que você também precisa.

Então não faz sentido deixá-lo sozinho o dia inteiro e quando viajar fazê-lo passar dias com estranhos. Nem faz sentido que algumas pessoas da casa sejam contra a vinda de um pet. Ele precisa ser amado e cuidado por todos, pois é uma responsabilidade vitalícia, um membro da família.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
ter cachorro em apartamento
Ter cachorro em apartamento: melhores raças e dicas úteis
castrar animal de estimação
Castrar animal de estimação: sim ou não?