casca de cebola
Crédito: Pixabay
em

Casca de cebola: para o que serve e quais os benefícios de utilizá-la

Saiba como esse ingrediente único pode ser versátil e extremamente vantajoso para a saúde

Se você joga fora a casca de cebola, após conhecer seus benefícios e usos, vai passar a reaproveitá-la. Ela pode ser usada para a beleza, saúde e até mesmo limpeza e combate a pragas no lar. Aprenda!

Benefícios da casca de cebola

Aprenda como você pode utilizar a casca de cebola para usufruir dos seus benefícios:

1. Espantar moscas e insetos

Se a sua casa está cheia de moscas e insetos, a casca de cebola é a solução. Basta colocar a casca em um copo com água e espalhar pela casa. O cheiro exalado irá atuar como repelente natural para o ambiente.

2. Clarear e hidratar o cabelo

casca de cebola
Crédito: Saúde e Vitalidade

Você sabia que o chá da casca de cebola pode ser utilizado para nutrir e hidratar os cabelos, dando muito brilho? Além disso, também ajuda a clarear os fios, naturalmente. O resultado é notado principalmente por aqueles que possuem os fios castanhos claros e loiros. Basta deixar por 30 minutos.

3. Regular o colesterol

Bata um pouco de casca de cebola com água e beba. Essa é a receita que ajuda a equilibrar as taxas de colesterol no organismo, assim como limpar as artérias. Isso devido aos seus compostos fenólicos, que previnem doenças coronariana (consequência de artérias com placas de gorduras).

4. Prevenir infecções do trato urinário

A casca de cebola é capaz de agir como um antibiótico natural ao organuismo, prevenindo e combatendo bactérias que possam causar infeções nos rins e bexica, por exemplo. O chá é a melhor maneira de aproveitar desse benefício.

Conheça os melhores remédios caseiros de cebola e seus benefícios

5. Reduzir problemas de pele

casca da cebola
Crédito: Le Vif Weekend

Triture a casca de cebola e misture com o seu creme hidratante. Utilize a proporção de 2 partes de casca de cebola para 3 partes de creme. Essa mistura é capaz de eliminar fungos, verrugas e problemas dermatológicos como a acne.

6. Aliviar sintomas da bronquite

A compressa (ou cataplasma) de casca de cebola é excelente para aliviar os sintomas da bronquite. Ferva a casca de cebola por 15 minutos e depois faça uma compressa, com esse chá (morno), e aplique no peito, massageando.

7. Descongestionar vias respiratórias

Ferva água e coloque 4 colheres (sopa) de casca de cebola triturada. Respire o vapor dessa água por aproximadamente 5 minutos. Isso ajudará a descongestionar as vias nasais, aliviando esse sintoma provocado por gripe e resfriados.

8. Fortalecer o sistema imunológico

Os compostos fenólicos presentes na casca desse ingrediente fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças como gripes e resfriados. Para usufruir desse benefício, faça o chá e beba.

Veja como fazer xarope de cebola

9. Reduzir a oxidação do organismo

casca de cebola
Crédito: Tops Images

Os flavanoides (quercetina) presente na casca de cebola torna esse ingrediente um poderoso antioxidante natural, capaz de combater radicais livres. Com isso, previne-se o envelhecimento precoce do organismo e a morte das células do corpo.

10. Eliminar toxinas

Por ser rica em antioxidantes e por possuir fibras, a casca é excelente para a eliminação de toxinas do organismo. Para isso, recomenda-se a ingestão do chá desse ingrediente.

O que fazer com a casca de cebola

A casca pode ser utilizada tanto para a culinária quanto para outras atividades, sendo bem versátil. Confira abaixo como usufruir dos seus benefícios:.

1. Chá

casca de cebola
Crédito: Enoteca Saint VinSaint

O chá com a casca é a opção mais simples e fácil para preparar e usufruir dos benefícios. Aprenda:

Ingredientes

Casca de cebola: 1 unidade;
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Ferva a casca com a água durante 10 minutos, coe e beba morno.

2. Pesticida

Para esse produto, basta ferver as cascas. Adicione casca de alho para potencializar esse efeito. Coe e coloque o líquido em um borrifador. Esse pesticida é poderoso e natural.

Aprenda como espantar as moscas da casa

3. Sopa

casca de cebola
Crédito: Tudo Ela

A casca de cebola pode virar um componente para a composição de sopas mais elaboradas, servindo até como tempero. Você pode lavar as cascas, deixar secar e levar ao forno. Atenção para não queimar. Depois basta amassar ou triturar para usar moída para temperar.

4. Cicatrizante

Coloque a casca, lbem lavada e limpa, em contato direto com o ferimento e cubra com uma gaze. Antes disso, a ferida deve estar lavada com água e sabão. O efeito vai ser muito positivo em pequenos arranhões.

5. Temperos batidos

Existem temperos caseiros feitos com alho, salsa e outras folhinhas verdesaromáticas. Você pode aproveitar e acrescentar a casca (bater junto) e usufruir dos benefícios, quando for temperar os alimentos com essa pasta.

Conhecia as propriedades da casca de cebola? Então, compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

psoríase

Psoríase: o que é, tipos, sintomas, causas e tratamento

como cuidar de orquídeas em casa

Como cuidar de orquídeas para que fiquem sempre bonitas