em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como espantar moscas dos ambientes da casa: 11 dicas

Não precisa usar veneno para afastar esses insetos indesejados. Confira 11 dicas caseiras e faça o teste em casa
espantar moscas
Crédito: Freepik

As moscas estão por toda parte, inclusive dentro de casa. Não é preciso que o ambiente esteja sujo para atrai-las, embora esse seja um fator que faz diferença. Mesmo com a casa brilhando, por exemplo, se mora em zona rural haverá moscas atraídas pelo esterco. Então, se não quiser usar veneno, o jeito é espantar moscas com métodos caseiros e naturais. Veja as dicas.

11 Dicas infalíveis para espantar moscas

dicas para espantar moscas de casa
Crédito: Pxhere

Além de incomodarem porque ficam voando perto do corpo, as moscas também pousam nos alimentos e podem infectá-los, transmitindo doenças. Então, espantar moscas de casa é um cuidado que tem a ver tanto com o bem-estar, quanto com a higiene. Veja quais atitudes vão ajudar nessa tarefa.

1. Cuidados domésticos

Manter a casa limpa é o primeiro passo para evitar o acúmulo de moscas. Isso porque elas são atraídas por comida aberta, farelos, louça suja na pia e lixo acumulado na cozinha e no banheiro. Então mantenha os alimentos guardados ou com tampa, a pia e o fogão limpos, os balcões sem farelo e os lixos trocados e tampados.

2. Usar vinagre

O cheiro do vinagre ajuda a espantar moscas, então uma dica é limpar as bancadas, mesa, cadeiras e até o chão da cozinha com esse ingrediente. Nos primeiros minutos, o cheiro será forte e desagradável, mas logo vai passar, além de deixar o ambiente todo desinfetado.

3. Usar cravo espetado no limão

Outro cheiro útil para espantar moscas é o do cravo-da-índia. Você só precisa pegar um limão inteiro ou cortado ao meio e espetar cravos nele, deixando por cima da bancada ou da mesa, de preferência perto da porta ou janela por onde as moscas entram.

4. Louro, manjericão e eucalipto

Essa combinação é mais uma fórmula caseira para espantar moscas e também mosquitos. Misture esses três ingredientes e coloque-os em saquinhos de tule ou outro tipo que seja poroso para que o odor possa sair e afastar os insetos.

5. Álcool com arruda

Misture 100 gramas de arruda fresca com 250 mililitros de álcool e 1 litro de água. Bata tudo no liquidificador, coe e coloque em um borrifador. Quando a noite começar a chegar ou quando for preparar comida, borrife a mistura pelos ambientes da casa.

6. Leite, pimenta e açúcar

Faça o teste com esses ingredientes para ver se as moscas serão repelidas, mas se tiver gatos é melhor não fazer, pois eles podem beber a mistura e acabar passando mal por causa da pimenta. Caso não tenha, misture um quarto de xícara de açúcar com 500 mililitros de leite e 4 colheres de sopa de pimenta-do-reino. Deixe ferver depois espalhe pela casa em pratinhos.

7. Saco com água

como espantar moscas saco com água
Crédito: Wide Open Country

Essa talvez você conheça, pois ela é muito famosa. Só precisa pegar saquinhos plásticos transparentes, encher com água e dar um nó. Depois pendure-os nas portas ou janelas. A ideia é que a água irá refletir a luz do sol e o efeito óptico vai fazer com que as moscas não se aproximem.

8. Limão no forno

Uma alternativa para o limão com cravos espetados é cortando alguns limões ao meio e colocando-os dentro do forno do fogão, com a porta aberta, durante a noite. No dia seguinte, você deve fechar a tampa e ligar o fogão em 100°C. Quando sentir o aroma da fruta, desligue o forno, abra a porta e deixe o cheiro tomar conta do ambiente. Ele irá espantar as moscas.

9. Inseticida natural com vinagre, hamamélis e óleo essencial

Nessa receita, misture ½ xícara (chá) de hamamélis, que é uma planta medicinal, com ½ xícara (chá) de vinagre de maçã e 50 gotas de algum óleo essencial que goste. De preferência, algum com efeito repelente também.

Depois é só colocar a mistura em um borrifador e espalhar pela casa. Especialmente antes de começar a fazer comida, que é um momento em que as moscas costumam aparecer.

10. Mata-moscas natural caseiro

Você já deve ter visto em alguma casa uma folhas amarelas que ficam penduradas no teto esperando que as moscas grudem nelas. A lógica de mata-moscas é a mesma. Então, não é bem um métodos para espantar moscas, mas sim uma forma de eliminá-las quando não estiverem se afastando.

Para fazer, deve pegar duas tiras de papel marrom e mergulhar em uma mistura de 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de açúcar refinado e ¼ de xícara (chá) de xarope de milho. Depois prenda o papel com um pedaço de barbante no teto, em locais por onde as moscas sobrevoam. Essa mistura tão doce vai atrair as moscas e também mantê-las grudadas no papel.

11. Plantas aromáticas na janela

Outra dica interessante é manter plantinhas aromáticas, dessas que você usa para temperar comida, plantadas em floreiras nas janelas por onde as moscas costumam entrar. Especialmente quando tiver sol e as plantas liberarem seu odor, irão espantar moscas que não gostam dos cheiros. Além dos temperos, pode ter alfazema, sálvia e crisântemos.

O que atrai moscas?

o que atrai moscas em casa
Crédito: Pxhere

Além dos fatores já mencionados, como a sujeira doméstica e morar em área rural, outras coisas que atraem as moscas são alimentos. Mais do que os farelos em cima da mesa, as moscas gostam de frutas maduras, que já estão bem doces, então evite deixá-las expostas na fruteira.

Bebidas como leite, refrigerante e suco, que são doces, também devem ficar bem guardadas e tampadas. Se derramar, limpe imediatamente com vinagre, álcool ou detergente para não atrair moscas.

Se você tem animais em casa, as fezes deles devem ser recolhidas sempre, pois as moscas colocam seus ovos nesses dejetos. Então, mantenha o quintal e o espaço dos animais sempre limpos, assim você também evita que as moscas e outros insetos pousem e deixem larvas no animal, prejudicando a saúde dele e da família.

Ainda sobre os animais de estimação, alimente-os na hora certa e, assim que eles terminarem de comer, recolha e lave os potes. O resto da comida, mesmo que seja ração, vai atrair as moscas.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
fazer leite condensado caseiro
Como fazer leite condensado caseiro: 4 receitas fáceis
chá de inhame
Chá de inhame: benefícios e como fazer