em

AmeiAmei

Caruru: conheça os benefícios da planta

Já ouviu falar nessa planta, seja para uso medicinal ou culinário? Saiba mais sobre ela e aprenda a fazer um chá
caruru
Crédito: Wikimedia Commons

O caruru é uma planta silvestre comestível, originária das Américas e que existe em muitas regiões brasileiras. Esse é o nome dado a certas plantas do gênero Amaranthus, mas popularmente pode ser que você a conheça pelo nome de bredo, especialmente se for baiano.

Pode ser também que conheça o prato caruru, à base de quiabo e camarão, mas não é sobre ele que vai ver agora.

A planta, por crescer sozinha em qualquer cantinho sem dono, passa despercebida pelos olhos desconhecidos que deixam de usufruir dos seus benefícios e sabor. Veja quais são e como preparar o chá.

Benefícios para a saúde

beneficios do caruru
Crédito: Come-se

Como planta medicinal, o caruru é recomendado no tratamento e prevenção de diversas doenças por causa das suas substâncias ativas, como anti-inflamatório, antitérmico e analgésico.

1. Bom funcionamento do sistema gastrointestinal

Essa é uma planta muito rica em fibras, que são essenciais para uma boa digestão. Elas mantêm a saciedade por mais tempo e ajudam o intestino a trabalhar melhor também. Assim, evita-se a prisão de ventre e o organismo consegue absorver melhor os nutrientes.

2. Tratamento de problemas de pele

Por ser uma planta anti-inflamatória, na medicina popular usa-se muito o cataplasma da planta ou apenas as folhas bem maceradas em pilão. Atua contra eczema e hanseníase.

3. Bactericida e fungicida

Esse efeito que atua no ataque contra fungos e bactérias está principalmente nas sementes e nas folhas da planta. Pode-se fazer um chá para gargarejar, lavar feridas, micose e outros tipos de infecções.

4. Protege o fígado

Pessoas que fazem muito uso de remédios correm mais risco de terem o fígado intoxicado pelas substâncias químicas em excesso. Então, muitas plantas, como o caruru, atuam protegendo o órgão contra esses químicos.

5. Flavonoides analgésicos

A planta contém uma grande quantidade de flavonoides que atuam como anti-inflamatórios, antitérmicos e analgésicos. Ou seja, seu chá é bom para tratar e aliviar sintomas de gripe, resfriado e outras inflamações ou infecções com esses sintomas.

6. Protege o sistema cardiovascular

O extrato das suas folhas protegem o sistema cardiovascular formado pelo coração e toda a corrente sanguínea. Assim, o consumo regular da planta, dentro de um estilo de vida saudável, ajuda a prevenir doenças cardíacas e vasculares.

7. Limpa a corrente sanguínea

Outro benefício que também faz parte da proteção ao coração é a capacidade da planta em contribuir com a redução de açúcar no sangue e gordura nas paredes das artérias. Ou seja, ajuda a prevenir diabetes e colesterol alto, ou ajudar a regular.

Propriedades nutricionais

Para que todos esses benefícios, a planta tem uma ótima proporção de nutrientes. Veja o que consome em 100 gramas da planta crua, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco):

  • Energia: 34 kcal;
  • Proteínas: 3,2 g;
  • Carboidratos: 6 g;
  • Fibra alimentar: 4,5 g;
  • Cálcio: 455 mg;
  • Fósforo: 77 mg;
  • Potássio: 279 mg.

Como fazer chá de caruru

Além do seu poder medicinal no tratamento de enfermidades, essa planta também tem uso culinário. Todas as partes da planta podem ser consumidas, sendo muito utilizada para fazer salada, molho, refogado, panqueca, bolo e pastel, além do chá. Esse chá fornece os 32% de proteínas que há nas folhas, além das fibras.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Caruru: 100 gramas.

Modo de preparo

  1. Leve a água para ferver e, assim que começar a borbulhar, desligue;
  2. Coloque as folhas de molho, abafe e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Está pronto e pode ser bebido duas vezes ao dia, preferencialmente meia hora antes das refeições.

Contraindicações e cuidados a ter

Não há informação sobre efeitos colaterais pelo consumo dessa planta. Como ela pode ser utilizada livremente na culinária, não há contraindicação ou cuidados especiais a ter antes de consumir.

Se por acaso comer e sentir qualquer sensação estranha, vá ao hospital. Cada organismo é único e pode manifestar reações diferentes no consumo de todos os alimentos e medicamentos.

Veja como fazer uma omelete e aproveite para ver melhor o aspecto da planta e saber reconhecê-la no seu quintal:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados também é preciso aliar a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cortes de cabelo curto para senhoras
10 Ideias de cortes de cabelo curto para senhoras
cortar picanha
Como cortar picanha para churrasco