Carne feita em laboratório já é uma realidade

Essa forma de produção acabaria com processo cruel imposto aos animais

Publicidade

O ativista que luta pelo direito dos animais, Paul Shapiro, reacendeu o debate sobre o consumo de carne ao visitar o escritório de uma grande empresa especializada em tecnologia alimentar, a Hampton Creek que fica nos Estados Unidos. Ao chegar lá, ele se sentou, e consumiu foie gras, que é fígado de pato, na frente de todos.

Esse feito causou complicações, já que é proibido na California o consumo dessa iguaria, pois é associada ao sofrimento dos patos, obrigados a comer de maneira forçada, causando agonia aos animais. Shapiro que é simplesmente o vice-presidente de proteção animal na Sociedade Humana dos Estados Unidos, não colocava carne na boca há mais de 10 anos., mas porque ele fez isso?

Carne desenvolvida em laboratório

O foie gras em questão foi cultivado com apenas células primárias da ave. O momento de colher esse material foi rápido e sem dor para o animal. É a chamada agricultura celular que evita a morte dos animais produzindo carne em laboratório. Essa carne, também chamada de carne limpa, tanto bovina quanto de aves não está disponível para o público, pois tem um custo alto.

Existe também a agricultura acelular que não necessita dessas biópsias musculares e é feita de micróbios ou fermento. Por  exemplo, a partir do leite da vaca se pede, pela internet, que identifique a sequência do DNA, depois é só colocar o fermento a partir de um estímulo elétrico ou químico. Nesse ponto a levedura faz sua mágica.

Publicidade

Shapiro conta que como já existe o “Burguer Impossível” feito de plantas e que já é comercializado, no futuro teremos disponíveis carnes provenientes das técnicas celulares e acelulares. Além da carne existem outros produtos limpos como clara de ovo e couro provenientes dessas experiências.

Shapiro cita o colega do Instituto da Boa Comida, Bruce Friedrich para afirmar que a população aceitará essa novidade com bons olhos. “A população se alimenta com carne cheia de antibióticos e tratadas de maneira cruel, a alternativa é a carne limpa”

Proteína não vem só da carne

Friedrich possui um livro onde reforça que a proteína não vem só do animal, ela é encontrada nos vegetais também.  A combinação de alimentos faz uma dieta saudável e com todos os nutrientes necessários.

O que você acha dessa invenção? Conte para gente!

Fonte: National Public Radio

PODE GOSTAR TAMBÉM