em

Carne de soja: receitas e benefícios

Buscando por alternativas à carne animal? Saiba mais sobre a proteína de soja
carne de soja
Crédito: Pixabay

Entre as diversas opções de alimentos consumidas pelos vegetarianos e veganos está a carne de soja, utilizada em substituição à carne animal como fonte de proteínas e outros nutrientes. Se você está pensando em experimentar esse tipo de “carne” para ver se o seu organismo se adapta e se aprecia o sabor, veja a seguir algumas opções de receitas e conheça os benefícios desse alimento.

Como fazer carne de soja: 3 receitas

A proteína de soja, como os vegetarianos e veganos chamam, pode ser preparada de diferentes formas. Veja essas ideias a seguir e comece a testar em casa para descobrir qual é a sua preferida.

1. Proteína de soja com legumes

receita de carne de soja moída
Crédito: Cozinha Alternativa

Essa versão fica bem parecida, ao menos de aparência, com a carne moída que faz com legumes picadinhos para acompanhar o arroz, o feijão e salada no almoço da semana. Para que o sabor fique delicioso, o segredo está nos temperos, como páprica, molho de soja, limão e pimenta.

2. Bife de soja

receita de carne de soja bife
Crédito: Cantinho Vegetariano

Já se você quiser preparar um bife ao invés da proteína moída, também é possível. Esse formato da proteína de soja já vem pronto e você encontra em lojas de produtos naturais. O “bife” vem desidratado, bem duro, então precisa primeiro ser hidratado em água para depois ser preparado da forma que preferir.

3. Estilo carne de panela

receita de carne de soja panela
Crédito: Canal Viewganas

Da mesma forma que você encontra a proteína de soja em forma de bifinhos, também pode comprar em formato de bolinhas para fazer estilo carne de panela ou almôndegas. Para essa receita na panela de pressão, o procedimento também começa com a hidratação das bolinhas, depois segue basicamente o procedimento que se faz com a carne animal.

Benefícios da carne de soja

Alimentação vegetariana e vegana não consiste apenas em eliminar da dieta os ingredientes com origem animal, mas também em fortalecer a alimentação com opções altamente nutritivas e, de preferência, naturais e orgânicas.

Por isso que a maior parte dos adeptos desse estilo de vida são pessoas saudáveis e com o peso em equilíbrio com sua estrutura corporal. Veja a seguir que benefícios o seu corpo recebe ao fazer essa substituição.

Menos calorias

As calorias não são o único ponto a se considerar quando escolhe alimentos para manter a boa forma física. Apesar delas também contribuírem para a perda de peso quando ingeridas na quantidade adequada e dentro de um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física. Nesse sentido, uma porção de 100 gramas de carne de soja contém 106 calorias, enquanto 100 gramas de bife bovino contém 252 calorias e de peito de frango contém 195 calorias.

Absorção lenta

A carne de soja é um alimento de absorção lenta, o que significa que ela vai sendo digerida aos poucos, sem causar picos de açúcar no sangue por conta do seu índice de carboidratos. Esse efeito é importante tanto para evitar sentir fome logo depois da refeição, quanto para auxiliar no melhor rendimento durante o treino. Então é uma boa opção para refeição pré-treino.

Promove o aumento da massa muscular

Para quem treina com o objetivo de tonificar os músculos, essa é uma grande aliada. Ela é considerada uma fonte de proteínas mais completa do que a maioria de origem vegetal. Nos músculos, a função das proteínas é de auxiliar na reparação pós-treino e promover a elevação de óxido nítrico que aumenta o fluxo sanguíneo e a liberação dos hormônios responsáveis pelo aumento da musculatura.

Controle do colesterol e da saúde cardiovascular

Embora a carne de frango e de peixe sejam consideradas opções magras, ou seja, com baixo índice de gordura, a carne de soja é ainda melhor nesse sentido. Ela vai contribuir com a prevenção do acúmulo de gordura nas paredes das artérias, que é o chamado colesterol alto. Além disso, o pouco de gordura que há nessa opção vegetal é do tipo saudável, que é necessário para a manutenção da saúde cardiovascular.

Cuidados a ter

Mesmo com vários benefícios à saúde, a soja também tem seu lado negativo, como, por exemplo, a deficiência de ferro que é essencial para a qualidade do sangue.

Também contém substâncias ácidas que podem desencadear inflamações nas articulações, alergias e redução da absorção de cálcio em que tem essa predisposição.

Portanto, antes de incluir alimentos com soja na sua dieta, consulte um nutricionista para saber qual é a quantidade ideal para o seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpeza de pele profunda
Limpeza de pele profunda: como e quando fazer
tirar cheiro de xixi de cachorro
Como tirar cheiro de xixi de cachorro