Dicas para a carne de porco nunca ficar seca
Crédito: Freepik
em

6 Dicas para a carne de porco nunca ficar seca

Escolha dos cortes, marinada, selagem, proteção com papel e tempo de espera são essenciais para uma carne macia e suculenta

Publicidade

No forno, na frigideira ou na panela, uma receita com carne de porco é sempre bem-vinda. Essa carne é saborosa e, quando você prepara do jeito certo, fica muito suculenta. Se você já foi tentar preparar uma carne de porco e nem teve prazer em comer porque ficou muito seca, veja agora as dicas para que isso não volte a acontecer.

1. Faça uma marinada

Não importa de qual maneira você pretende preparar a carne de porco. A marinada pode ser feita sempre antes do preparo para garantir que a carne ganhe mais sabor e fique mais suculenta.

A marinada é uma mistura de temperos com um pouco de água, na qual você vai mergulhar a carne crua e deixá-la de molho por algumas horas na geladeira.

Se for um pedaço grande, como pernil, pegue um saco plástico com zíper, maior do que o pernil, e coloque a marinada e o pernil lá dentro para que o molho envolva toda a carne. Se for fazer um prato pro almoço, faça a marinada na noite anterior.

Publicidade

Aproveite e veja: 6 Temperos para carne de porco fáceis de fazer

2. Use a marinada no preparo

Uma carne com molho fica suculenta sempre. Então, mesmo que você não vá fazer um molho, pode usar a marinada reservada para ir regando a carne, seja na panela ou no forno. O ideal, no forno, é já colocar a marinada no fundo da forma e ir regando a carne com a marinada já quente conforme ela assa.

3. Sele a carne

Outra dica legal, com ou sem marinada antes, é selar a carne numa panela para criar uma crostinha protetora que vai impedir o líquido da carne de sair e deixá-la ressecada. Se for fazer a carne no forno, sele antes na panela só para criar essa crosta externa, sem cozinhar. Depois leve ao forno.

Publicidade

4. Proteja a carne com papel laminado

Você já deve ter visto uma carne ser preparada no forno ou na grelha com papel laminado em volta. Na grelha, o papel recobre toda a peça de carne. No forno, o papel é colocado por cima da carne e ajeitado em volta da forma.

Revestir a carne com o papel laminado tem um efeito parecido com selar a carne antes de cozinhar. O papel impede que o líquido da carne evapore todo enquanto ela cozinha. Em vez disso, o líquido rebate no papel e volta para a carne, deixando-a macia e suculenta.

5. Aguarde uns minutos antes de servir

Essa dica é principalmente para o preparo no forno. Depois que sua carne ficar pronta, desligue o forno e deixe a carne lá dentro por mais uns 10 minutos. Esse tempo vai ajudar a carne a estabilizar e não soltar tanto líquido quando for cortada.

Publicidade

6. Escolha o corte certo

Quando for preparar carne de porco na panela, em pedaços, escolha cortes como copa, lombo e pernil que são de preparo mais rápido, têm bastante sabor e maciez. Assim, mesmo que tiver pouco tempo de preparo, não vai ter uma carne seca porque tentou acelerar o preparo de um corte mais demorado.

Dicas japonesas para não criar filhos preguiçosos

5 Dicas japonesas para não criar filhos preguiçosos

É possível engravidar na menopausa

É possível engravidar na menopausa?