em

Benefícios do caqui para a saúde

Essa fruta asiática é muito conhecida no Brasil e tem benefícios surpreendentes!

benefícios do caqui
Crédito: Freepik

O caqui é uma fruta de origem asiática, mais especificamente da China, e é famosa pelo seu sabor adocicado. Apesar de essa fruta não ser muito consumida no Brasil, não pense que é por falta de benefícios, mas sim pelo seu preço que é mais elevado. Mesmo com esse inconveniente, você não deve deixar de inclui-la em seu dia a dia, pois os benefícios são surpreendentes

Benefícios e para que serve

Caqui beneficios
Créditos: Mundo Boa Forma

A época da fruta no Brasil costuma ser de fevereiro à julho, mas as melhores colheitas são nos meses de abril e maio. Saiba como você pode se beneficiar com ela:

1. Saúde ocular

O caqui é conhecido por ser muito benéfico para a saúde dos olhos, pois ele possui substâncias já estudadas que são capazes de melhorar prevenir a visão. Graças a essas substâncias, seu consumo ajuda a combater a degeneração, prevenindo os olhos de doenças, como a catarata, e também protege a vista dos raios ultravioletas.

Além dessas substâncias, o alimento contém antioxidantes e vitaminas que ajudam a combater o envelhecimento precoce assim como o dos olhos.

2. Saúde digestiva

A fruta é rica em fibras, que são altamente benéficas para o processo digestivo. Assim, o consumo do alimento ajuda a prevenir a prisão de ventre, evita infecções e regula o funcionamento do intestino.

3. Evita o envelhecimento precoce

Os antioxidantes são fundamentais para o combate ao envelhecimento precoce. Isso ocorre devido à capacidade dos antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis por esse fenômeno. Graças aos antioxidantes, a possibilidade de desenvolvimento de câncer também pode ser reduzida, evitando que os radicais livres ajam nas células cancerosas.

Além dos antioxidantes, essa fruta também contém vitaminas A, C, E e K. Essas vitaminas têm uma poderosa capacidade de melhorar a aparência da pele, evitando o aparecimento de rugas e manchas.

4. Sistema imunológico

Por ser rico em vitaminas, consumir esse alimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo. Uma das vitaminas mais importantes, diante desse benefício, é a vitamina C, pois ela é capaz de otimizar a absorção de ferro dos alimentos para o organismo.

5. Saúde do coração

O potássio presente no caqui ajuda a expandir os vasos sanguíneos, ajudando a equilibrar a pressão arterial. Esse fator é importante para amenizar o estresse do corpo, pois também ajuda a relaxar os seus músculos. Além disso, contém pouca gordura, colaborando para um bom nível de colesterol.

6. Efeito diurético

A fruta também promove um efeito diurético, eliminando os líquidos retidos e as toxinas presentes no organismo sem provocar a perda de potássio simultaneamente, o que o torna ainda mais benéfico para a saúde.

Propriedades nutricionais

Essa fruta contém nutrientes importantes para a saúde do organismo como vitaminas A, C, E, K e algumas vitaminas do complexo B. Também é rica em minerais como zinco, potássio, manganês, fósforo, ferro e cálcio, que são essenciais para o corpo.

Além disso, o caqui contém apenas 127 calorias para cada porção de 100 gramas, sendo que é rica em fibras, líquidos, fitonutrientes e antioxidantes.

Caqui engorda?

caqui engorda
Créditos: foodfitness

Mais um de seus benefícios é o emagrecimento. Como foi dito, essa fruta é rica em fibras, que promovem saciedade e estimulam o bom funcionamento digestivo e intestinal. Além disso, contém muita água. Essa água juntamente com o efeito diurético ajuda a hidratar e eliminar líquidos retidos, colaborando para a perda de alguns quilinhos a mais devido ao inchaço.

Essa fruta ainda contém poucas calorias por porção e o açúcar nela presente é convertido em energia para uma boa prática de exercícios físicos.

Como comer caqui?

O caqui doce pode ser comido como uma maçã, por exemplo. Basta selecionar um de cor alaranjada ou avermelhada, pois são as cores que indicam que a fruta está madura. Caso estejam verdes, espere para consumi-los, pois possuem um gosto azedo.

Depois, retire as folhas e lave bem a fruta. Em seguida você pode optar por fatiar ou mordiscar a fruta como se fosse uma maçã. Caso você não queira consumir a casca, uma boa opção é cortar a parte superior e comer o miolo da fruta com uma colher.

Contraindicações e cuidados a ter

A fruta pode trazer alguns malefícios à saúde caso o consumidor tenha diabetes, pois já contém grande quantidade de açúcar natural. Mulheres grávidas também devem evitar o consumo dessa fruta, já que é vista como um abortivo natural.

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais após o consumo dessa fruta como diarreia e vômitos. Em hipótese alguma deve dar a fruta de comer para os animais, pois pode causar neles um bloqueio digestivo perigoso.

Em qualquer um dos casos, o indicado é que o indivíduo busque informação com um profissional da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

amadurecer bananas

Como amadurecer bananas de forma mais rápida

chantilly de leite ninho

Como fazer chantilly de leite ninho