tratar cancer no olho
Crédito: Freepik
em

Câncer no olho: conheça os tipos, sintomas e tratamentos

Esse tipo de câncer não está entre os mais populares, o que torna ainda mais importante saber como ele age no organismo

O câncer de olho não está na lista do Instituto Nacional de Câncer (INCA) como um dos tipos mais incidentes na população. Por isso é que não se fala tanto no assunto quanto se fala de câncer de mama ou câncer de próstata, mas isso não torna a doença menos nociva. Então, saiba um pouco mais sobre o que é o câncer no olho, porque ele acontece, seus tipos, sintomas e tratamentos possíveis na medicina tradicional.

Veja também: o que é e como tratar o terçol no olho

Quais os principais tipos?

Quando um tumor se desenvolve nos olhos ele é chamado de câncer intraocular. Nas crianças, os tipos mais comuns são o retinoblastoma, que começa nas células da retina, e o meduloepitelioma, que embora seja o segundo mais comum, é muito raro.

Nos adultos os tipos mais comuns são o linfoma não Hodkin, que ocorre no sistema linfático em qualquer parte do corpo, inclusive no olho, e o tipo melanoma, que é o mais comum, por isso é sobre o qual você vai saber mais detalhes agora.

Tipos de melanoma intraocular

principais tipos de cancer no olho
Crédito: Freepik

De acordo com o Instituto Oncoguia, os tipos de melanoma intraocular se dividem em:

  • Melanoma uveal: que ocorre na camada intermediária do globo ocular, a úvea. Ela é formada por três partes, que são a íris, a coroide e o corpo ciliar. Mais de 90% dos casos ocorrem na coroide ou no corpo ciliar.
  • Melanoma da conjuntiva: a conjuntiva é uma camada fina e clara que recobre a parte branca do olho, a esclera. Embora seja muito raro, quando acontece, esse tipo de câncer é mais agressivo e se espalha rápido, podendo afetar outras partes do corpo, como cérebro, pulmões e fígado.
  • Cânceres orbitais e anexos: esses tipos de câncer não ocorrem dentro da estrutura do olho, mas sim, a partir de tecidos como músculos, nervos e pele ao redor do globo ocular.

Sintomas

Nem sempre o câncer ocular vai apresentar sintomas. É mais comum que apresente quando está em uma parte do olho que forme alguma anomalia visível ou em casos mais avançados em que a doença está mais desenvolvida. Quando os sintomas surgem, podem ser alguns dos seguintes:

  • Abaulamento dos olhos;
  • Alteração na forma como o olho se move dentro da órbita;
  • Alteração na posição do globo ocular dentro de sua órbita;
  • Alteração no tamanho ou forma da pupila;
  • Crescimento de um ponto escuro na íris;
  • Manchas (pontos ou flashes de luz) no campo de visão;
  • Perda de parte do campo visual;
  • Problemas de visão.

Não é comum que o paciente sinta dor por causa da doença. Ocorre quando o câncer cresce do lado de fora do olho.

Diagnóstico

exame diagnostico cancer no olho
Crédito: Freepik

Como alguns dos sintomas de câncer de olho são também sintomas de outras doenças diversas, é preciso fazer alguns exames de diagnóstico para ter a certeza de que se trata de um câncer, direcionando o tratamento de forma eficiente. Para o diagnóstico são feitos exames como:

Biópsia

A biópsia está entre os exames mais eficazes para o diagnóstico de câncer, mas no caso do melanoma intraocular ela não se faz tão necessária. Quase sempre é possível obter um diagnóstico preciso por meio dos exames de imagem.

A biópsia consiste em retirar uma pequena amostra de tecido da região afetada para análise em laboratório. Ela é mais utilizada após o diagnóstico para ajudar a detalhar o câncer e direcionar o tratamento de forma mais eficiente.

Exames de imagem

Os exames de imagem são os mais usados para diagnosticar câncer ocular e serão solicitados de acordo com o que o médico precisa saber, podendo ser necessário realizar mais de um. Esses exames são ultrassom, radiografia do tórax, angiografia fluorescente, tomografia computadorizada, tomografia de coerência óptica e ressonância magnética.

Exames de sangue

Depois da avaliação clínica feita pelo médico no consultório, ele vai solicitar que sejam feitos alguns exames para identificar o tumor. Se resultar que o paciente está com melanoma intraocular, serão feitos os exames da função hepática para analisar se as células cancerosas afetaram outras partes do corpo, como fígado, rim ou pulmão.

Tratamentos

Depois de um diagnóstico positivo para câncer ocular, o médico discutirá com o paciente sobre as possibilidades de tratamentos. A decisão deverá considerar fatores como a localização do tumor dentro do globo ocular, o estado geral de saúde do paciente chances de cura e possíveis impactos na visão.

Entre as opções de tratamento estão a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, laserterapia, terapia alvo e imunoterapia, sozinhos ou combinados entre si. A partir dessa escolha é formada uma equipe de médicos especialistas para acompanhar todo o processo.

12 Comments

Leave a Reply
  1. O homem dessa matéria tinha conjuntivite, que foi causada em 2013. As imagens não são verdadeiras e a notícia provavelmente não se confirma. Notando que ela sequer cita o nome do paciente.

  2. ovicio de celular é prejudicional tanto faz de dia como anoite ,é demais ,os jovens já naõ conversavam com as pessoas da familia ,agora ficaram mudo de vez !”,0os pais saõ cupados com certeza!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
É melhor dormir com fome ou comer antes de deitar

É melhor dormir com fome ou comer antes de deitar?

conhecer doenças com sintomas nos olhos

7 Doenças com sintomas nos olhos: saiba o que a sua visão diz sobre a sua saúde