Cachorro que lambe muito as patas
Crédito: Freepik

Cachorro que lambe muito as patas: o que pode ser?

Desde uma irritação na pele até causas emocionais podem levar um cachorro a esse comportamento

Publicidade

Até um certo ponto é normal que os cachorros lambam as patas e outras partes do corpo para se limparem ou na tentativa de ajudar a tratar algum ferimento. No entanto, quando as lambidas nas patas se tornam incessantes, vale a pena verificar se a causa pode ser outra.

Alergia

Quem tem ou já teve crises de alergia sabe que a coceira costuma ser um dos sintomas principais. Se o seu cachorro estiver com alguma alergia na pata, ele vai lamber muito para aliviar a coceira. As mordidinhas também são comuns.

Observe se a pata dele está avermelhada, com a pele descamada ou esfolada e sem uma quantidade de pelos. Ele pode ter pisado em uma planta ou algum produto químico que deu alergia.

Observe também se há sinais em outras partes do corpo, pois até a ração ou o petisco que você dá pode estar gerando alergia no corpo todo.

Publicidade

Dor

Quando o cão está sentindo dor ele pode lamber o local da dor para tentar aliviar. Pode ser que ele tenha pisado em um espinho, uma pedra, ter sido picado por um inseto ou andado no solo muito quente e queimado a pata. Dê uma verificada se tem algum sinal de queimadura ou inchaço.

Causa emocional

Se o seu cão estiver entediado, estressado ou ansioso por falta de exercícios, brincadeiras e atenção, ele pode começar a se lamber em excesso para suprir essa necessidade. Inclusive, ele pode desenvolver um transtorno obsessivo compulsivo por se lamber ou se morder.

Infecções e doenças

Por pulgas, carrapatos, bactérias, doenças de pele, distúrbios hormonais, intolerância a certos alimentos, problemas de tireoide, tudo isso pode fazer o seu cão lamber e também começar a morder a pata.

Shampoo mal enxaguado ou umidade

Quando for dar banho no seu cão, certifique-se de remover o shampoo por completo, inclusive entre os dedinhos dele, e de secá-lo bem depois. Mesmo que ele não deixe usar o secador, procure enxugar bem as patinhas com a toalha. Se ele se sentir desconfortável com resquícios de shampoo ou água, vai ficar se lambendo até remover o máximo que puder.

Publicidade

Como evitar que o cachorro lamba muito as patas?

Bem, com base nas causas, é possível tomar mais cuidado com a rotina do seu cão. A alimentação deve ser adequada, evitando rações e petiscos cheios de corantes e comidas temperadas.

Leve-o para passear e gastar energia na sua companhia, mas cuidado com o solo, que deve estar em boa temperatura e livre de espinhos ou ninhos de formigas e outros insetos.

Verifique o corpo todo do seu cachorro semanalmente para ver se a pele e o pelo parecem saudáveis ou se ele está com algum machucado ou sinal de dor ao tocar alguma região.

Publicidade

Leve-o ao veterinário assim que notar uma mudança para pior no comportamento dele, como lamber as patas freneticamente.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM