Cachorro marcando território
Crédito: Freepik
em

Cachorro marcando território em casa: por que acontece e como evitar?

Seu cão está querendo lhe dizer alguma coisa quando começa a marcar território. Observe o que mudou na rotina dele e da casa

Publicidade

Como é bom ter um cachorro como companheiro. Os cães são engraçados, amigos para todas as horas, incentivam a gente a sair para caminhar e são uma ótima companhia para quem é sozinho. Mas, podem ser desafiadores em alguns momentos, como quando resolvem marcar território dentro de casa, deixando móveis, tapetes e paredes com marcas e cheiro de xixi. Veja quais são os principais motivos do cão fazer isso e dicas para evitar que aconteça.

Por que cachorro marca território?

Os cães marcam território quando sentem algum tipo de ameaça e necessitam mostrar quem é que manda no pedaço. Esse é um instinto ancestral dos cães, que atualmente pode surgir por motivos como:

  • A chegada de um novo animal de estimação na casa;
  • A mudança para uma casa nova;
  • A chegada de um novo membro humano na família;
  • Cachorras no cio por perto da casa;
  • Estresse;
  • Algum problema de saúde.

Diferença entre fazer xixi fora do lugar e marcar território

Antes de concluir que o seu cão está mesmo marcando território, é bom saber a diferença entre o xixi de demarcação e o xixi de verdade, quando ele está com a bexiga cheia, mas está escolhendo o lugar errado para esvaziar.

Quando seu cão está com a bexiga cheia e precisa fazer xixi, a quantidade de urina é grande e o odor é mais fraco. Já quando ele está marcando território, faz apenas um pequeno jato de urina e com cheiro bem mais forte.

Publicidade

Como acabar com a marcação de território?

Sabendo dos motivos e da diferença entre os tipos de xixi, é hora de saber o que fazer para que seu cão pare de querer provar para todo mundo que é ele quem manda na casa. Bom, você precisará testar algumas atitudes com a intenção de deixar seu cão mais tranquilo e seguro, por exemplo:

Faça a introdução necessária ao novo membro da família

Entrar no grupo do Telegram

Quando chega uma pessoa nova para morar na casa, ou um novo animal de estimação, é importante que o seu cachorro perceba que ele não está ameaçado. Então, você precisa apresentá-lo para a nova pessoa ou pet, promover a interação entre eles e com toda a família. Seu cão precisa saber que ele não será substituído.

Publicidade

Trate a causa do estresse

Quando o seu cão está estressado, além de demarcar território, ele pode apresentar outras mudanças de comportamento, como:

  • Comportamento destrutivo
  • Enfraquecimento do sistema imunológico, gerando infecções recorrentes
  • Falta de apetite
  • Hiperventilação
  • Lambedura das patas
  • Latidos excessivos
  • Queda de pelos

Se for esse o caso, observe o que mudou no ambiente para causar o estresse. Pode ser uma mudança de casa, uma obra, uma grande movimentação de pessoas, doenças, falta de rotina e até solidão. Para cada um desses problemas, existe uma solução. Veja aqui neste artigo sobre como identificar, tratar e prevenir o estresse em cães.

Publicidade

Faça a castração do seu cão

Até pode acontecer de os cachorros continuarem marcando território depois de serem castrados, mas o risco diminui consideravelmente. A castração é bastante eficaz nesse sentido, e é um procedimento bem simples. O cão vai se tornar menos agitado e com menos risco de problemas de saúde, como o câncer.

Veja também:

Publicidade

Guarda compartilhada dos filhos: você sabe como funciona?

óculos arranhados

Recupere óculos arranhados com pasta de dente