cabelo quebrado
Crédito: Freepik
em

Cabelo quebrado: o que fazer e por que acontece?

Os cuidados com o cabelo devem ser diários, em especial se você gosta de fazer vários procedimentos químicos

O que o seu cabelo diz sobre a sua saúde e os seus hábitos de vida? Ele pode dizer muito! Quando uma pessoa tem cabelo quebrado, geralmente esse cabelo também tem outros problemas e significa que precisa de cuidados especiais e urgentes. Saiba quais são as possíveis causas do cabelo quebrado e o que fazer para recuperar.

Veja também: mitos e verdades sobre cuidados com o cabelo

Por que o cabelo quebra?

O cabelo quebrado é quando os fios arrebentam com facilidade nas pontas, deixando um aspecto de cabelo seco, com pontas ralas e que não recebe os devidos cuidados, mesmo que o seu dono procure cuidar direitinho. Basicamente, existem duas causas principais.

Excesso de química e procedimentos estéticos

Aplicar tintura com frequência, fazer descoloração, colocar apliques, fazer escovas progressivas, definitivas, abusar dos tonalizantes. Todos esses e outros procedimentos que envolvem química ou que deixam os fios amarrados por muito tempo, podem levar ao cabelo quebrado.

Quando os fios recebem muitos produtos, em especial para alterar a sua estrutura, como é o caso das descolorações e alisamentos, a massa capilar fica danificada. Com as cutículas sempre muito abertas, os fios de cabelo perdem seus nutrientes e ficam fracos, opacos, ralos e quebradiços, isso quando não ficam elásticos e encurtam.

Problemas de saúde

A outra principal causa de cabelo quebrado é quando a pessoa está com algum problema de saúde. Nesse sentido, os problemas que podem levar à quebra dos fios com frequência são a deficiência de algum nutriente importante em seu organismo, problemas na glândula tireoide e também uma doença chamada tricorrexe nodos. Essa doença altera a estrutura dos fios de cabelo formando nós “inexplicáveis” que fazem o fio se romper.

O que fazer para recuperar o cabelo quebrado?

ter cabelo quebrado
Crédito: Freepik

Se você já sabe que o seu cabelo está com as pontas bem quebradas, opaco e mais fino, porque está fazendo muita química, precisa fazer um cronograma capilar.

O cronograma capilar consiste em um calendário mensal separado por semanas nas quais você vai fazer tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. O ideal é que o seu cabeleireiro ajude a elaborar esse cronograma de acordo com a necessidade do seu cabelo em particular.

O cronograma capilar deve ser mantido sempre, e não se preocupe porque não precisa fazer tratamentos todos os dias. Mas é importante oferecer esses 3 procedimentos de recuperação aos fios: hidratação, nutrição e reconstrução.

Já se você não costuma aplicar químicos ou fazer muitos procedimentos de salão no seu cabelo, e cuida dele direitinho, mas não tem ideia do motivo para os fios estarem tão danificados, a melhor opção é agendar uma consulta com um dermatologista ou um tricologista.

Esses profissionais são especialistas na saúde do cabelo e vão poder ajudar. Talvez, se estiver com algum problema específico de outra área, como de tireoide, seja encaminhado para fazer um tratamento com o endocrinologista.

Dicas de cuidados básicos com o cabelo no dia a dia

De modo geral, existem dicas importantes para você ter com o seu cabelo no dia a dia e prevenir que tenha cabelo quebrado, fraco e opaco por falta de cuidados adequados.

  • Use xampu e condicionador para o seu tipo de cabelo;
  • Nunca lave o cabelo com água muito quente, pois resseca e estimula à quebra;
  • Nunca vá dormir com o cabelo molhado. O efeito é o mesmo de uma planta que recebe água em excesso e acaba morrendo afogada;
  • Não amarre o cabelo com borrachas que grudam nos fios. Prefira amarradores de tecido ou presilhas;
  • Quando for secar o cabelo ou usar chapinha, aplique primeiro uma camada de proteror térmico nos fios;
  • Sempre que fizer um procedimento químico no cabelo, programe para fazer uma hidratação antes e uma nutrição ou reconstrução logo depois;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, pois isso reflete em toda a sua saúde, inclusive do seu cabelo;
  • Mesmo se não usa química, mantenha seu cabelo nutrido e hidratado com uma máscara de hidratação semanal;
  • Beba muita água. O seu cabelo também precisa dela para ser saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fondue de queijo

Fondue de queijo: 10 receitas especiais para experimentar

tinta sem amônia

Tinta sem amônia para cabelo: quais as vantagens de usar?