Menu

Cabelo branco antes dos 30 anos: por que acontece e como lidar

Precisa prestar atenção no estilo de vida que leva para tentar prevenir mais fios brancos antes do tempo

Crédito: Freepik

Publicidade

Os cabelos brancos aparecem em idade diferente para cada pessoa. Mas, de modo geral, os primeiros fios surgem a partir dos 30 anos de idade. Por causa dos padrões de beleza impostos pela sociedade, as mulheres sofrem mais com cabelo branco, pois esse é considerado um sinal de envelhecimento e descuido. Mas, o que fazer quando os fios brancos começam a surgir ainda na juventude, antes dos 30 anos?

Fios brancos antes dos 30 anos: por que acontece?

Crédito: Freepik

Um dos motivos para muitas pessoas terem cabelo branco antes dos 30 anos é a genética. Se esse traço for comum na família, pode acontecer, e não representa qualquer problema de saúde. O que acontece é a morte precoce do melanócito, uma célula que dá cor à pele e ao cabelo.

Entretanto, se notar que essa não é uma característica hereditária, o surgimento de fios brancos antes dos 30 anos pode representar outras causas, como altos níveis de estresse no dia a dia, a poluição do ar e uma alimentação deficiente.

Isso acontece porque os melanócitos começam a morrer mais cedo ao serem constantemente atacados por agentes nocivos oriundos do estresse, da poluição (excesso de químicos) e alimentação sem qualidade, pobre em nutrientes que são essenciais para a saúde e renovação das células de todo o corpo, inclusive dos cabelos.

Publicidade

Tem como reverter?

Ainda não existe forma de reverter o surgimento de cabelos brancos, embora haja estudos a respeito, que usam células-tronco como base. Só o que se pode fazer, no caso de os fios brancos estarem surgindo por causas ambientais, como as mencionadas acima, é melhorar o estilo de vida.

Ou seja, no caso do estresse, fazer o possível para reduzir o estresse diário, seja na busca de um trabalho mais satisfatório, de um hobby ou do abandono de atividades excessivas em nome da saúde.

No caso dos poluentes, nem sempre é possível mudar de cidade, caso more em um centro muito poluído, mas é possível tomar cuidado com os produtos químicos de limpeza e cosméticos que utiliza, preferindo opções mais naturais. Abandonar o vício no cigarro também é importante, assim como manter o ar da casa mais limpo com o cultivo de plantas.

No caso da alimentação, procurar manter um cardápio de comida feita em casa, natural, orgânica sempre que possível. Assim, vai conseguir ingerir todos os dias o máximo de variedade em macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais) para que todas as células do corpo sejam “alimentadas” e se renovem constantemente.

Publicidade

Esses cuidados não podem reverter os cabelos brancos que já surgiram, mas podem retardar o surgimento dos próximos, além de beneficiar a saúde e a qualidade de vida como um todo.

O que fazer para lidar com o cabelo branco?

Crédito: Reprodução/Beleza Retrô

Essa é uma questão que depende unicamente do gosto de cada pessoa. Hoje em dia, com tantas quebras de padrões de beleza, não há mais o que temer quando o assunto é cabelo branco.

Mesmo antes dos 30 anos, ter fios brancos pode ser visto apenas uma marca nas características de cada pessoa. Então, quem estiver bem resolvido e com a autoestima elevada, vai encarar essa característica numa boa.

Publicidade

Inclusive, se quiser deixar os fios brancos ainda mais evidentes e cheios de estilo, é só aderir à tendência do cabelo cinza, que está em alta. Existem várias formas de deixar o cabelo nessa cor, seja todo cinza, misturado com branco, com preto ou com tons coloridos.

Já se quiser apenas esconder os fios, mantendo a cor natural mais discreta do cabelo, outras alternativas são as tinturas e os tonalizantes, que pode aplicar no cabelo todo ou fazer efeitos com mechas ou balayage.

Sair da versão mobile